"Arena dos Mosaicos": torcidas do RN chamam atenção na Copa do Brasil
Rivalidade entre ABC e América-RN gera disputa "sadia" nas arquibancadas da Arena das Dunas. Alvinegro fará novo mosaico em jogo decisivo contra o Cruzeiro
O jogo em questão levou mais de 30 mil torcedores às arquibancadas e bateu o recorde de público da Arena das Dunas após a Copa do Mundo. Cerca de 70 alvirrubros participaram da montagem do mosaico, chegando ao estádio às 13h no dia da partida e concluindo o trabalho às 17h, cinco horas antes do início do duelo.
Através da contribuição voluntária de torcedores e também de patrocinadores, o grupo conseguiu arrecadar R$ 6.125, sendo cerca de R$ 4.000 por meio de patrocínio. O dinheiro foi usado para a impressão dos papéis que compunham o desenho, além da compra de material como fita adesiva e tecido para faixas. Romerito lembra que não contou com apoio da diretoria para a realização dessa homenagem e ressaltou o esforço e a união da torcida americana.
Antes desse jogo contra o Flamengo, a torcida alvirrubra já montou três mosaicos em outras oportunidades, todos menores, usando apenas o setor Sul do estádio. A ideia foi posta em prática inicialmente contra o ABC, no primeiro Clássico Rei da Arena das Dunas, no dia 3 de maio, pela Série B do Brasileirão. O seguinte foi visto no jogo contra o Fluminense, na Copa do Brasil, no dia 6 de agosto. Pela mesma competição, diante do Atlético-PR, um novo mosaico foi montado no dia 27 de agosto.
O responsável pela arte do mosaico é um designer, amigo de Romerito. Ele explica que fotografou as arquibancadas vazias e encaminhou para o amigo, que utilizou um programa de computador para elaborar a arte e apontar a distribuição dos papéis pelas cadeiras do estádio, de modo que o resultado final fosse o visto no início da partida.
- Tem um designer amigo meu que elabora as artes. A gente tira foto da arquibancada, em blocos, e passa para ele. Eu não entendo muito dessas coisas, mas sei que ele usa algum programa para converter cada cadeira em um quadradinho. Ele conta quantas tem na vertical e na horizontal e vai montando a arte dele em cima disso. Depois nos passa, e a gente distribui os papéis pelas cadeiras - detalhou.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
Michell Muller, um dos torcedores à frente da organização desse mosaico, conta que a diretoria do ABC costuma ter uma boa relação com as torcidas organizadas do clube e que deu sua contribuição para a realização do mosaico. Além disso, o grupo organizador contou com patrocínio, colaboração de outros alvinegros através de campanha na internet e ainda o dinheiro de rifa feita por eles, que premiava o vencedor com fim de semana em pousada do litoral potiguar.
- No total, arrecadamos uns R$ 6.200. Com esse dinheiro, compramos os papéis, fitas, além dos gastos operacionais, como gasolina, telefone e tudo mais para resolver as coisas - destacou.
A rivalidade, que já era grande e antiga dentro das quatro linhas, agora começa a se mostrar ainda mais promissora e saudável também nas arquibancadas. Afinal, ninguém quer ficar para trás quando o assunto é mosaico e amor pelo seu clube. Na próxima quarta-feira, o ABC recebe o Cruzeiro na segunda e decisiva partida pelas quartas de final da Copa do Brasil. A derrota por apenas 1 a 0 no Mineirão manteve acesa a esperança do torcedor por classificação inédita para as semifinais da competição nacional. E para um momento tão especial para o clube, todas as torcidas organizadas resolveram se unir para promover festa ainda maior.
- Já existe um projeto para o jogo do Cruzeiro, que está sendo preparado por um designer. A gente viu o do América-RN (contra o Flamengo) e já está fazendo outro para gerar uma repercussão maior ainda. Não posso dar detalhes, mas será algo grande, se possível maior do que o que já fizemos. Isso é ótimo porque fica uma briga sadia e acaba trazendo alguns torcedores para mais perto do time e para dentro do estádio. E até acho que podemos, sim, chamá-lo de "Arena dos Mosaicos" - brinca o torcedor.
Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.