http://robertobessert.blogspot.com/2010/09/recanto-das-aguas-brejetuba-es.html
Recanto das Águas- O local é onde acontecem mais festas no interior de Brejetuba. Fica a 7 km da sede, no distrito de Brejaubinha, e pertence à Família Zambon. É uma área rústica, com churrasqueira e lanchonete e pequenos lagos,restaurante,trilhas,soçaite,chalés e piscinas naturais.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Por Londres, Bruno Souza interrompe momento família e adia aposentadoria
Após quase três anos afastado da seleção brasileira, melhor jogador de handebol do país decide voltar às quadras sonhando com os Jogos Olímpicos
Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
brasileira (Foto: Divulgação/CBHb)
- Eu nunca tinha férias, nunca tinha tempo. O atleta nunca tem tempo de descanso. Passei nove anos sem férias. Quando eu não estava no clube, estava na seleção. Depois de dois ciclos olímpicos assim, a pessoa cansa. Todo mundo acha que é muito legal, mas os clubes da Europa são muito exigentes. Os jogadores nunca têm tempo para a família – contou o jogador, que atuou na Alemanha, na Espanha e na França.
Foi justamente por querer passar mais tempo com a família que Bruno resolveu retornar ao Brasil após mais de dez anos morando na Europa. Casado e pai de um menino de dois anos, o Luc, o armador voltou para Niterói, cidade em que nasceu, no fim do ano passado. De lá para cá, o jogador eleito o terceiro melhor do mundo em 2003 tem aproveitado para tirar merecidas férias.
- O atleta de alto nível nunca consegue descansar 100%, deitar na rede com o pé para o alto. Eu sempre fiz atividades e sempre pensei em continuar me divertindo praticando esporte. Mas é claro que é diferente de fazer um exercício normal.
Mesmo longe das quadras há seis meses e sem estar vinculado a nenhum clube brasileiro, Bruno não resistiu à chance de voltar a vestir a camisa da seleção brasileira depois de um longo intervalo de quase três anos. A chance de disputar as Olimpíadas de Londres-2012 falou mais alto.
- Com certeza, isso me ajudou a seguir minha carreira. É um incentivo, um ânimo a mais. Esse é um projeto novo visando Guadalajara, que vai ser o meu quarto Pan. E, como o Pan é classificatório para o Mundial, eu começo hoje um projeto para chegar até Londres - afirmou Bruno, que desde o último domingo iniciou a primeira etapa do treinamento com a seleção em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais.
(Foto: João Neto/Photo&Grafia)
- Na minha cabeça, eu não pensava mais em disputar o Pan de Guadalajara. Eu já nem estava sendo convocado para a seleção. O técnico estava optando por uma renovação. Mas, infelizmente, esses atletas não estavam dando a resposta que se esperava. E, como a minha geração ainda dá resposta fisicamente, ele optou em nos chamar de volta.
Shakira consola namorado após derrota em final de campeonato
Cantora colombiana assistiu à partida do Barcelona X Real Madrid
QUEM Online
Com a derrota do Barcelona, time em que seu namorado, Gerard Piqué, joga, a cantora colombiana foi consolá-lo e o encheu de carinhos, dando um abraço bem carinhoso.
Shakira e Gerard assumiram namoro no início de fevereiro deste ano. No início de janeiro, ela e o argentino Antonio de la Rúa romperam o relacionamento após 11 anos de namoro.
Fabuloso treina com o grupo no CT, faz gol e avisa: 'Foi tudo tranquilo'
Médico do Tricolor, José Sanchez aprovou o trabalho feito pelo camisa 9, que trabalhará normalmente com todo o grupo na tarde desta sexta-feira
Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
(Foto: Site Oficial do São Paulo)
Antes de a bola rolar, o atacante participou do trabalho físico comandado pelo preparador Sérgio Rocha. Depois, Paulo César Carpegiani realizou um trabalho de dois toques em campo reduzido. Luis Fabiano integrou o time sem colete, junto com Denis, Xandão, Junior Cesar, Lucas, Rodrigo Souto, Willian José e Henrique. Mostrando intimidade com a bola, Fabuloso marcou um gol e deu duas assistências para Willian José, que não perdoou e fez dois tentos. Depois, conversou com a comissão técnica e seguiu para o Reffis para fazer um trabalho de fortalecimento muscular.
Ao conversar rapidamente com a assessoria de imprensa, o atacante disse que tudo ocorreu dentro do planejado.
- Foi tudo tranquilo – afirmou.
O médico José Sanchez disse que o primeiro teste foi positivo.
Ele treinou com o grupo e foi bem. Foi só o primeiro trabalho e não sentiu nenhum tipo de desconforto. Em alguns momentos, obviamente, fez movimentos sem exageros. Foi orientado para isso. Ele treinou bem e agora será observado dia após dia – afirmou.
Na tarde desta sexta-feira, Paulo César Carpegiani comandará um treino com todo o grupo, já de olho na partida de domingo contra a Portuguesa. E Luis Fabiano estará em campo.
- Ele vai trabalhar na sexta, no sábado e no domingo em campo com bola. Não podemos arriscar sem vê-lo treinando. Ele vai participar normalmente e aí nós tomaremos uma posição que vai depender da palavra dele e não tem relação com o resultado que conquistamos em Goiânia. Volto a dizer, é claro que há a possibilidade de estreia na quarta, mas dependemos do aval do departamento médico e do próprio Luis. Se ele estiver bem, vai jogar – ressaltou o treinador.
Nadal elimina algoz de Bellucci e encara Gael Monfils nas quartas
Espanhol dá mais um passo rumo ao sexto título do ATP 500 de Barcelona
Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Em Barcelona, Nadal busca o sexto título - foi campeão de 2005 a 2009. No ano passado, ele não pôde disputar o torneio por conta de lesões nos joelhos. Está invicto no saibro desde aquele ano, quando perdeu na quarta rodada de Roland Garros para o sueco Robin Soderling. De lá para cá, 31 vitórias na terra batida.
Na partida desta quinta-feira, Nadal trocou de raquete no terceiro game. Mas foi apenas no quinto que chegou perto da quebra – subiu à rede e conseguiu um duplo break point. Giraldo salvou um deles, porém, com uma bola para fora, viu o espanhol abrir vantagem: 3 a 2.
No game seguinte, o colombiano deu o troco. Nadal salvou o primeiro break point após uma longa troca de bolas e segundo com uma bola de direita, depois de uma devolução ruim. Mas, com uma bola fora, cedeu outro break point. O espanhol reclamou de uma bola que teria ido para fora, foi para o saque e, desta vez com uma bola na rede, foi quebrado.
Nadal se recuperou no sétimo game e teve novamente um duplo break point. Giraldo salvou um, mas sucumbiu no lance seguinte. Foi a terceira quebra seguida no jogo. O espanhol enfim conseguiu confirmar seu serviço e abriu 5/3. Giraldo teve o saque pressionado, salvou um duplo break point e, com uma dupla falta e uma bola para fora, permitiu a Nadal fechar, após 48 minutos.
No segundo set, Nadal teve bem menos trabalho. Quebrou o serviço de Giraldo logo no segundo set, na primeira chance que teve. No sexto, o colombiano se desconcentrou e teve o saque quebrado mais uma vez. O espanhol, com 5 a 1, confirmou os serviços e fechou o jogo.
Juliana e Larissa vencem americanas e estão na final do Circuito Mundial
Dupla agora enfrenta as rivais Walsh e May na briga pelo título em Brasília
Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF
Juliana e Larissa estão imbatíveis nas areias. Seja entre tapas ou com beijos, a dupla brasileira segue em busca de mais um título no Circuito Mundial. Nesta quinta-feira, a parceria bateu as americanas Kessy e Ross por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 23/21, e garantiu vaga na final da etapa de Brasília.
Na decisão, as pentacampeãs da competição vão enfrentar as americanas Walsh e May, que venceram as compatriotas Fendrick e Hanson por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/18. O jogo será nesta sexta-feira, às 10h45m, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Juliana e Larissa garantem vaga na final do Circuito Mundial, em Brasília (Foto: FIVB)- O jogo foi difícil porque não estivemos 100%. Cometemos muitas falhas. Abríamos três pontos de vantagem e deixávamos elas encostarem. Isso não pode acontecer na final - ponderou Juliana.
Antes da semifinal, Juliana e Larissa contaram que o relacionamento, iniciado em 2002 sofre um “desgaste natural”. Mas nada que afaste da dupla o desejo pela vitória. Foi assim contra a parceria americana Kessy e Ross. Com Juliana brilhante no bloqueio, Larissa conseguiu manter a eficiência na defesa e abrir vantagem no placar. As adversárias, por outro lado, cometiam erros infantis. Uma mão na rede de Ross deu o sétimo ponto para o Brasil: 7 a 3.
O time americano forçava o jogo em cima de Juliana, que se mostrava inabalável no início do set. No entanto, após alguns vacilos nas combinações das jogadas com Larissa, passou a errar. Em uma largada para fora da brasileira, os Estados Unidos empataram em 10 a 10. Larissa chamava a atenção da parceira, que tentava se encontrar em quadra. A partida passou a ficar equilibrada, com as duplas se alternando no placar. Uma linda defesa de Larissa, porém, foi fundamental para as brasileiras abrirem dois pontos no marcador e fechar o primeiro set em 21 a 19.
Juliana e Larissa estão de olho no sexto título do
Circuito (Foto: Alfredo Bokel/ Globoesporte.com)No segundo set, embaladas pela vitória no período anterior, as brasileiras começaram em vantagem. Recuando no bloqueio, Juliana ajudava Larissa na defesa e, assim, a dupla armava boas jogadas. A parcial passou a ficar mais equilibrada quando o placar apontava 8 a 8. As americanas perceberam o esquema e se aproveitaram dele.
O 13º ponto da dupla do Brasil veio após um rali, que deixou Ross com areia na boca. Após um ataque potente da brasileira, a americana tentou a defesa e ficou no chão. Tentou manter a boca fechada, mas no esforço não conseguiu. O equilíbrio ainda era grande, mas a vontade de vencer de Juliana e Larissa era maior. Assim, de olho no sexto título do Circuito Mundial, elas alcançaram a vitória: 23/21.
- Tem um gostinho especial ganhar dos Estados Unidos. É mais uma final em casa, éramos a única dupla brasileira na semifinal, contra três americanas. Queremos o lugar mais alto e deixá-las lá embaixo - disse Larissa.
Na decisão, as pentacampeãs da competição vão enfrentar as americanas Walsh e May, que venceram as compatriotas Fendrick e Hanson por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/18. O jogo será nesta sexta-feira, às 10h45m, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Antes da semifinal, Juliana e Larissa contaram que o relacionamento, iniciado em 2002 sofre um “desgaste natural”. Mas nada que afaste da dupla o desejo pela vitória. Foi assim contra a parceria americana Kessy e Ross. Com Juliana brilhante no bloqueio, Larissa conseguiu manter a eficiência na defesa e abrir vantagem no placar. As adversárias, por outro lado, cometiam erros infantis. Uma mão na rede de Ross deu o sétimo ponto para o Brasil: 7 a 3.
O time americano forçava o jogo em cima de Juliana, que se mostrava inabalável no início do set. No entanto, após alguns vacilos nas combinações das jogadas com Larissa, passou a errar. Em uma largada para fora da brasileira, os Estados Unidos empataram em 10 a 10. Larissa chamava a atenção da parceira, que tentava se encontrar em quadra. A partida passou a ficar equilibrada, com as duplas se alternando no placar. Uma linda defesa de Larissa, porém, foi fundamental para as brasileiras abrirem dois pontos no marcador e fechar o primeiro set em 21 a 19.
Circuito (Foto: Alfredo Bokel/ Globoesporte.com)
O 13º ponto da dupla do Brasil veio após um rali, que deixou Ross com areia na boca. Após um ataque potente da brasileira, a americana tentou a defesa e ficou no chão. Tentou manter a boca fechada, mas no esforço não conseguiu. O equilíbrio ainda era grande, mas a vontade de vencer de Juliana e Larissa era maior. Assim, de olho no sexto título do Circuito Mundial, elas alcançaram a vitória: 23/21.
- Tem um gostinho especial ganhar dos Estados Unidos. É mais uma final em casa, éramos a única dupla brasileira na semifinal, contra três americanas. Queremos o lugar mais alto e deixá-las lá embaixo - disse Larissa.
Libertadores: quinteto brasileiro terá muita emoção se passar nas oitavas
Se clubes superarem adversários, duelos como Cruzeiro x Santos, reedição de Flu x LDU e Gre-Nal do século 21 vão esquentar as quartas de final
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Primeiro do Grupo 7 e com melhor campanha do campeonato - terminou com 16 pontos ganhos -, o Cruzeiro terá pela frente o Once Caldas, da Colômbia, segundo do Grupo 1. Caso o time de Montillo & Cia. avance, tem boas chances de enfrentar nada mais nada menos do que o Santos. Para que aconteça esse clássico brasileiro dos times de futebol mais vistoso da atualidade - o confronto era dos melhores nos anos 60, nos tempos de Pelé e Coutinho contra Tostão e Dirceu Lopes -, basta que Neymar, Ganso e os outros Meninos da Vila, que ficaram em 2º no Grupo 5, com 11 pontos, superem o sempre perigoso América do México, primeiro do Grupo 3, com 10.
Emoção o torcedor brasileiro deverá ter também ao Sul. Isso porque a Libertadores-2011 poderá ser a primeira com o grande duelo de dois dos maiores rivais do planeta. Sim, são boas as chances de o Gre-Nal do século 21 acontecer nas quartas. É só o Colorado, primeiro do Grupo 6, com 13 pontos, derrotar o uruguaio Peñarol, 2º do Grupo 8, com 9 pontos, e o Grêmio, 2º do Grupo 2, com 10, vencer o Universidad Católica, do Chile, 1º do Grupo 4, com 11.
E se o Tricolor gaúcho sonha vencer a primeira em torneio com sotaque, o carioca terá a oportunidade de uma revanche das boas. Esse é o duelo possível com a maior de todas as cicatrizes. Uma vitória do Fluminense, segundo colocado do Grupo 3, com 8 pontos ganhos, sobre o Libertad, primeiro do Grupo 1, com 14, pode levá-lo à reedição da final da Libertadores em 2008. Claro que a LDU, algoz na final daquela competição e na Sul-Americana de 2009, precisa fazer a sua parte. Primeiro colocado do Grupo 8, com 10 pontos, o time equatoriano terá pela frente o argentino Vélez Sarsfield, segundo do Grupo 4, com 10. Triunfos de Flu e LDU darão contornos ainda mais dramáticos às quartas de final.
Veja abaixo as campanhas dos adversários que os clubes brasileirão enfrentarão nas oitavas para passar às quartas de final.
termina campanha só com 7 pontos (Foto: EFE)
O time colombiano, do atacante Rentería, que será o adversário do Cruzeiro, se classificou em segundo lugar no Grupo 1, com a pior campanha em pontuação: marcou apenas 7 pontos ganhos.
O futebol empolgou pouco. A equipe obteve apenas uma vitória, e na última rodada, fora, sobre o fraco Universidade San Martín, do Peru, por 2 a 0 - justamente o adversário para quem sofreu derrota desastrosa na estreia, por 3 a 0, em casa.
Dos times classificados, é o segundo com ataque mais fraco - marcou sete gols, contra seis do Peñarol e do Jaguares. Ou seja: a Raposa tem tudo para chegar sem dificuldade às quartas de final.
melhor: bom rendimento em casa (Foto: EFE)
Terminou em primeiro, com 10 pontos, e mostrou o bom e velho aproveitamento no estádio Azteca, com a vantagem da altitude: ganhou as três partidas que disputou lá, com apoio de sua imensa torcida - 2 a 0 sobre o Nacional-URU, 1 a 0 sobre o Flu e 2 a 1 sobre o Argentinos Juniors.
Em compensação, quando tem que sair, a participação é modesta: perdeu duas (uma para os tricolores) e empatou apenas uma. O Peixe vai precisar explorar bem isso para levar a melhor.
positivo das equipes classificadas (Foto: Reuters)
É bom, no entanto, os colorados respeitarem os carboneros. Apesar do ataque menos positivo - marcou apenas seis gols - das equipes classificadas, o time, que passou como segundo colocado do Grupo 8, venceu três partidas e enfrentou adversários também tradicionais, como LDU e Independiente, além do argentino mediano Godoy Cruz.
Mas, dos classificados, é o que tem, ao lado do Estudiantes, a defesa mais vazada - sofreu 11 gols, cinco deles na derrota acachapante para a LDU. Bom para o Inter.
chileno Universidad Católica (Foto: EFE)
Primeiro colocado do Grupo 4, com 11 pontos ganhos, promete ser obstáculo complicado para o Grêmio. Sua maior proeza? Bateu o Vélez Sarsfield na Argentina por 4 a 3.
Mas a classificação em primeiro para disputar as oitavas - fato que não acontecia desde 2002 - foi suada, numa vitória de virada por 2 a 1 sobre um rival nacional, o Unión Española. Mesmo assim, o técnico Renato Gaúcho precisa prestar atenção em alguns jogadores, como o meia Marcelo Cañete.
o melhor aproveitamento na Libertadores (Foto: AFP)
Além do Cruzeiro, o Libertad é o único clube invicto e tem o terceiro ataque mais positivo, com 13 gols. Os números são favoraveis e preocupantes para os tricolores, que no entanto guardam boa lembrança recente. Na melhor campanha na Libertadores, no vice de 2008, o Flu bateu o Libertad duas vezes, por 2 a 1, em Assunção, e 2 a 0, no Maracanã. Agora, é esperar para ver.
Ídolo do Grêmio, Jardel vira boneco em miniatura
Atacante, artilheiro da Libertadores de 1995 pelo Tricolor, é o segundo a ganhar um modelo da linha retrô do clube e já está à vendo por R$ 39,90
Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
Heroi do Grêmio na conquista da Taça Libertadores da América de 1995, quando foi o artilheiro da competição com 12 gols, o atacante Jardel acaba de ganhar uma versão em miniatura para colecionadores. O boneco, com 18 cm de altura, já está à venda nas Lojas Grêmio Mania e custa R$ 39,90.
Boneco do ídolo Jardel tem 18 cm de altura e pode ser adquirido por R$ 39,90 (Foto: Divulgação)Jardel é o segundo jogador tricolor a virar miniatura da linha retrô do clube. A série, produzida pela empresa Gaúcha Ninibin, já tem o volante Dinho e os próximos modelos serão o goleiro Danrlei, o meio-campo Fábio Rochemback e o atacante André Lima.
Alex Silva em paz com Juvenal: 'Ele é como um pai para mim'
Jogador diz que conversou com presidente tricolor por telefone e garante que tudo está resolvido entre os dois
Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Acusado pelo presidente Juvenal Juvêncio de “inventar algumas coisas” - em referência a uma possível proposta do Sporting-POR -, o zagueiro Alex Silva desabafou nesta quarta-feira pelo Twitter e atacou o dirigente. Um dia depois, no entanto, o zagueiro garante que já resolveu todos os problemas com o mandatário tricolor, a quem até chamou de pai.- Fiquei chateado com a declaração, mas depois foi tudo resolvido. Foi em um momento de decisão que, se desse errado, a torcida poderia vir contra mim. Foi tudo resolvido, gostei da atitude do presidente, nos falamos por telefone. Ele é como um pai para mim, e eu sou como um filho para ele. O importante é que tudo foi resolvido - disse Alex Silva, durante desembarque da delegação em São Paulo após vitória de 1 a 0 sobre o Goiás, em Goiânia.
O jogador garante que as palavras que postou na rede social foram em um momento de cabeça quente.
- Ontem foi um desabafo. Não quis ofender, mas, sim, mostrar o meu lado. Nunca inventaria uma proposta. Sempre dei entrevistas dizendo que gostaria de ficar no São Paulo - afirmou.
Ainda com o futuro indefinido, Alex Silva vai fazer de tudo para ficar no Tricolor. Mas tudo depende, também, de uma decisão do Hamburgo, com quem o zagueiro tem contrato.
- Vai ter uma reunião com dirigentes do Hamburgo. A proposta já foi apresentada. Agora, é para resolver de uma vez por todas. Já falei que minha vontade é de permanecer no São Paulo.
Torcedores confrontam time do Bota, e polícia impede agressões
Um dia após eliminação da Copa do Brasil, grupo vai ao aeroporto cobrar e elege Alessandro, Somália, Fahel, Caio e diretoria como principais alvos
Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Encarados frente a frente, eles ouviram xingamentos. Cinco policiais e dois seguranças do Botafogo tentaram conter a revolta dos vândalos, que também buscavam integrantes da diretoria para fazer cobranças.
- Rala do Botafogo, Alessandro. A gente não aguenta mais você! - gritou um deles, encarando o lateral-direito, que não respondeu.
- Vai embora daqui, seu mentiroso! - disse outro, quase nariz com nariz com Somália, que recentemente relatou em uma delegacia um falso sequestro-relâmpago.
Enquanto isso, os policiais observavam e intervinham apenas quando havia um grande risco de violência.
- Cadê o Fahel? Cadê o Anderson Barros? - esbravejou um torcedor, referindo-se ao volante e ao gerente de futebol.
Loco Abreu e Jefferson foram poupados pelos manifestantes. O uruguaio ainda chegou a tentar conversar com alguns, mas não conseguiu, tamanha era a revolta de todos. Enquanto os demais jogadores entraram no ônibus da delegação, o atacante se dirigiu a um carro particular e ouviu:
- Ajuda a gente a cobrar deles!
À espera de um taxi do lado de fora do aeroporto, o vice-presidente geral do Botafogo, Antônio Carlos Mantuano, também foi encarado e xingado pelos torcedores. No entanto, não respondeu. Ao seu lado estava o meia Bruno Tiago, que ouviu cobranças. Com um olhar atônito, o jogador, que pela primeira vez defende um clube de grande expressão, não escondeu que o incidente o amedrontou.
- Assusta um pouco, porque vi meus companheiros quase sendo agredidos. Mas não temos outra saída a não se trabalhar para mudar essa situação - afirmou ele, que foi o único a falar com a imprensa.
Diante de pouca torcida em BH, Vôlei Futuro bate o Minas e fica em terceiro
Time de Ricardinho, Vissotto e Michael se despede da Superliga masculina com vitória por 3 sets a 0. Cruzeiro e Sesi disputarão o título no domingo
Por Valeska Silva Belo Horizonte
O Vôlei Futuro fecha a temporada com o melhor resultado em todas as suas participações na Superliga. No início do ano, repatriou o levantador Ricardinho para se juntar a Leandro Vissotto, Lucão e Mário Júnior, todos com passagens pela seleção brasileira. Na semifinais, porém, a trajetória ganhou destaque por um episódio fora das quadras. O clube levou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma denúncia de insultos homofóbicos a Michael. O Cruzeiro foi multado em R$ 50 mil.
O jogo
Marcado pelo Vôlei Futuro após um rali, o primeiro ponto da partida deu a impressão de que a disputa em quadra seria acirrada. E realmente foi assim na primeira metade do set inicial. A primeira vez que uma das equipes abriu dois pontos de vantagem foi quando o Vôlei Futuro fez 13 a 11. Daí em diante, porém, o time de Araçatuba passou a forçar o saque e ter um melhor aproveitamento no ataque. Claramente superior, os visitantes fecharam a parcial em 25 a 16.
Vôlei Futuro ( Valeska Silva / Globoesporte.com)
O jogo não mudou muito no terceiro set. Logo no príncipio, a equipe de Araçatuba abriu quatro pontos de vantagem (8 a 4). Com uma boa diferença no placar, que chegou a oito pontos em determinado momento, restou ao Vôlei Futuro administrar a partida, contando com erros de ataque do Minas e boas atuações de Camejo e Leandro Vissotto. Os dois jogadores tiveram grande atuação e se destacaram, por exemplo, no 14º ponto, quando subiram juntos para bloquear um ataque de Lucarelli. No fim do set, 25 a 19 no placar e comemoração paulista em Belo Horizonte.
Kubica diz que tem acompanhado a F-1 ‘como se estivesse nas pistas’
Piloto polonês conta aos fãs que, após as corridas, recebe relatórios dos engenheiros da Renault e que planeja sair do hospital em cerca de dez dias
Por GLOBOESPORTE.COM Pietra Ligure, Itália
dez dias (Foto: Getty Images)
- Os engenheiros me mandam os relatórios das corridas para que eu possa me manter atualizado e plenamente informado, como se estivesse nas pistas.
Desde fevereiro, o piloto se submeteu a quatro operações: na mão direita, no pé, no ombro e no cotovelo. No dia do acidente, chegou a correr risco de ter a sua mão direita amputada . Os médicos responsáveis pelo tratamento ainda não sabem se ele poderá retornar a um carro de Fórmula 1.
As coisas estão definitivamente melhorando dia a dia."
Kubica
- Estou me sentindo muito melhor. Minha recuperação está indo na direção certa: minha força e meu peso estão aumentando dia a dia e com isso eu vou poder deixar o hospital em breve. Não tenho uma data certa, mas espero poder sair daqui em cerca de dez dias. A mobilidade da minha mão está limitada, mas é normal em uma situação como essa porque os músculos que conectam o braço ainda estão muito fracos por conta do longo período de imobilidade. As coisas estão definitivamente melhorando dia a dia.
Rafael Coelho e Marquinhos levam vermelho após briga contra o Bota
Por conta da pancadaria generalizada na Ressacada, jogadores vão desfalcar o Avaí no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Por clicRBS Florianópolis
Mesmo após o apito final de um jogo, o árbitro pode expulsar jogadores que ajam de forma indisciplinada. Foi o que aconteceu com Marquinhos e Rafael Coelho na partida da última quarta-feira, na Ressacada: ambos receberam cartão vermelho do árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Tudo por conta da pancadaria generalizada entre Avaí e Botafogo.Com isso, o meia e o atacante estão automaticamente suspensos da primeira partida do Leão pelas quartas de final da Copa do Brasil, contra o vencedor de Goiás x São Paulo. Os atacantes botafoguenses Loco Abreu e Herrera também receberam cartão vermelho do árbitro. O Avaí recusou-se a assinar a súmula após a partida.
O São Paulo, que venceu o confronto de ida contra o Goiás por 1 a 0, jogará pelo empate na partida de volta, no Morumbi, e tem chance maior de ser o adversário do clube catarinense na próxima fase da competição nacional.
Jornalistas são presos ao gravar documentário sobre a Copa no Qatar
Profissionais da Radio Television Suisse, da Suíça, foram detidos enquanto filmavam imagens de paisagens do país-sede da Copa do Mundo de 2022
Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar
calor durante a Copa do Qatar (Foto: Divulgação)
A dupla, que trabalha para a Radio Television Suisse (RTS), foi julgada em Doha, recebeu uma multa e teve a câmera confiscada. As autoridades do Qatar só liberaram os suíços quando seu embaixador no Kuwait compareceu ao país para solucionar a questão.
Os jornalistas explicaram que estavam há dois quilômetros de distância de uma placa que sinalizava que a filmagem não era autorizada, apenas gravando imagens de paisagens. A empresa responsável pela produção, por sua vez, afirmou que havia recebido uma liberação para gravar no país antes mesmo do embarque dos profissionais.
Massimo Lorenzi, diretor de esportes da RTS, reclamou do autoritarismo do governo local.
- A maneira arbitrária como a polícia do Qatar agiu é uma violação séria à liberdade de imprensa – esbravejou.
O episódio gerou mais críticas à escolha da Fifa de realizar o mundial no país asiático. A entidade já vinha recebendo muitas reclamações por conta do clima do Qatar na época em que a Copa é disputada. O país é conhecido por suas temperaturas elevadas, chegando a 49º C e dificilmente ficando abaixo de 29º C. Um dos projetos, aliás, foi alvo de piadas: o governo chegou a pensar em criar nuvens artificiais nos estádios.
Pepe pede desculpas por fazer gesto de banana para torcida do Barcelona
Jogador do Real Madrid por ser punido pela federação por conta da atitude na final da Copa do Rei
Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
- Peço perdão pelo que fiz depois do gol. Foi por conta da euforia, mas não foi uma atitude legal. Peço desculpas, de verdade - disse Pepe, em declarações ao jornal “Marca”. O defensor chegou a ser recriminado por companheiros de time como Arbeloa.
BRASIL MUNDIAL: assista ao gol e a comemoração do Real sobre o Barça
Apesar das declarações, Pepe pode ser punido pela federação espanhola pela atitude. A entidade já puniu atletas que cometeram atos semelhantes no passado. Um exemplo é o meia brasileiro Giovanni (ex-Santos) que, no dia 11 de novembro de1997, quando defendia o Barcelona, fez o mesmo gesto para torcida do Real após vitória de 3 a 2. Ele pegou dois jogos de gancho.
Alex Silva em paz com Juvenal: 'Ele é como um pai para mim'
Jogador diz que conversou com presidente tricolor por telefone e garante que tudo está resolvido entre os dois
Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Acusado pelo presidente Juvenal Juvêncio de “inventar algumas coisas” - em referência a uma possível proposta do Sporting-POR -, o zagueiro Alex Silva desabafou nesta quarta-feira pelo Twitter e atacou o dirigente. Um dia depois, no entanto, o zagueiro garante que já resolveu todos os problemas com o mandatário tricolor, a quem até chamou de pai.- Fiquei chateado com a declaração, mas depois foi tudo resolvido. Foi em um momento de decisão que, se desse errado, a torcida poderia vir contra mim. Foi tudo resolvido, gostei da atitude do presidente, nos falamos por telefone. Ele é como um pai para mim, e eu sou como um filho para ele. O importante é que tudo foi resolvido - disse Alex Silva, durante desembarque da delegação em São Paulo após vitória de 1 a 0 sobre o Goiás, em Goiânia.
O jogador garante que as palavras que postou na rede social foram em um momento de cabeça quente.
- Ontem foi um desabafo. Não quis ofender, mas, sim, mostrar o meu lado. Nunca inventaria uma proposta. Sempre dei entrevistas dizendo que gostaria de ficar no São Paulo - afirmou.
Ainda com o futuro indefinido, Alex Silva vai fazer de tudo para ficar no Tricolor. Mas tudo depende, também, de uma decisão do Hamburgo, com quem o zagueiro tem contrato.
- Vai ter uma reunião com dirigentes do Hamburgo. A proposta já foi apresentada. Agora, é para resolver de uma vez por todas. Já falei que minha vontade é de permanecer no São Paulo.
Fisiologista não recomenda volta de Maicosuel no próximo sábado
Altamiro Bottino afirma que o Mago não deve enfrentar o Boavista, pela Taça Carlos Alberto Torres, e que o ideal seria o retorno somente em junho
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
(Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)
- Acho que essa é uma decisão de toda a comissão técnica. Primeiro, a decisão é do Caio Junior. Não sei se esse sábado é o caso. Por ser uma competição, eu não vejo como o mais adequado por conta do espírito competitivo envolvido - disse o médico, em entrevista à Rádio Brasil.
Altamiro Bottino também afirmou que, apesar de Maicosuel querer retornar logo, o ideal seria que o jogador só entrasse em campo em junho:
- A previsão de retorno é em junho. Sempre foi em junho. Se perguntar para o jogador, que gosta de jogar bola, ele quer encurtar isso ao máximo. É normal.
O fisiologista declarou ainda que o tempo de recuperação foi usado ainda para aprimorar a forma física de Maicosuel:
- Ele sempre precisou disso. Infelizmente, nós conseguimos fazer isso com ele parado. Tínhamos como planejamento fazer isso a muito tempo. O calendário não nos deixa suprir uma deficiência que o atleta tenha. Por conta de uma lesão, nós conseguimos fazer isso.
Páscoa já começou com chocolate para jogadores e funcionários
Diretoria distribuiu ovos de páscoa personalizados com o símbolo do clube. Torcida comparece no clube e faz a festa com os ídolos antes da decisão
Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
A Páscoa começou mais cedo em São Januário. Nesta quinta-feira, os jogadores e funcionários do clube receberam de presente um ovo de chocolate com o símbolo do Vasco. O produto oficial é encontrado em todas as lojas e o torcedor pode adquirir um igual. A torcida, por sinal, aproveitou o feriado no Rio de Janeiro e compareceu no estádio para conseguir tirar uma foto com seus ídolos. Alecsandro foi um dos mais assediados.
Alecsandro garantiu o seu ovo de Páscoa vascaíno (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Tradicionalmente, o clube não funciona na Sexta-feira Santa. Nos últimos dois anos, a atual diretoria já havia rompido a tradição de não treinar no feriado, mas as atividades ocorreram em outros locais sem ser a sede do clube. Neste ano, o Vasco não só vai treinar como ainda irá utilizar as dependências de São Januário. A atividade, última antes do confronto contra o Olaria no próximo sábado, às 18h30m, no Engenhão, está marcada para 9h30m da próxima sexta-feira.
Alecsandro fez a festa da torcida que compareceu ao clube (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Boa notícia para a torcida: Montillo treina e pode enfrentar o América TO
Meia participou normalmente das atividades na Toca nesta quinta-feira
Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
O meia levou uma pancada na perna direita no treinamento da última terça-feira e foi poupado das atividades de quarta-feira. No treino tático orientado por Cuca, Montillo atuou normalmente e não sentiu dores.
- Achei melhor ficar de fora do treino de ontem (terça) por conta da pancada que recebi. Mas hoje treinei normalmente e não senti – explicou o camisa 10.
O técnico Cuca deu bastante ênfase às jogadas de bola parada. Na defesa, o zagueiro Léo treinou como titular e será o substituto de Victorino, que mais uma vez ficou de fora do treinamento por conta da contratura na coxa esquerda.
O time deverá ser o mesmo que encarou o Uberaba, no Triângulo Mineiro, com o retorno de Thiago Ribeiro, que cumpriu suspensão. O time jogará com Fábio; Pablo, Gil e Léo e Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo; Thiago Ribeiro e Wallyson.
Cópia da Copa do Rei já está exposta no Santiago Bernabéu para a torcida
Troféu ficou destruído após cair diante do veículo que conduzia os jogadores e a comissão técnica merengue pelas ruas da capital espanhola
Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Bernabéu (Foto: Site Oficial do Real Madri)
O troféu que está exposto no estádio merengue não é o mesmo que foi levantado pelo capitão Iker Casillas no Mestalla, em Valência, após a vitória por 1 a 0 sobre o Barcelona, com um gol do português Cristiano Ronaldo. Durante a carreata com os jogadores, a taça caiu diante do ônibus que conduzia a delegação e foi "atropelada" pelo veículo. Ao tomar conhecimento do problema, a joalheria que confeccionou a Copa do Rei enviou imediatamente a cópia ao clube.
Brasil Mundial F.C: veja o fim que levou a taça original da Copa do Rei
O lateral-direito Sérgio Ramos, responsável por deixar a taça cair do veículo, brincou via Twitter com a história, que ganhou as manchetes dos sites e jornais da Europa.
Torcedores visitam o Bernabéu para ver a nova conquista do Real Madrid: a Copa do Rei | Detalhes do troféu conquistado pelo Real Madrid. Taça exposta é a "segunda via" da original |
Real Madrid e Barcelona voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, dia 27, pelas semifinais da Liga dos Campeões. A primeira partida será no Santiago Bernabéu. O segundo confronto vai ser no Camp Nou, no dia 3 de maio.
Kleber volta a perder pênalti, mas Palmeiras vence Ramalhão e avança
Atacante desperdiça o terceiro pênalti consecutivo, mas Danilo faz 1 a 0 e coloca Alviverde com folga nas quartas de final da Copa do Brasil
por Julyana Travaglia
Enganou-se quem imaginou que a partida do Palmeiras contra o Santo André, último colocado do Campeonato Paulista, seria fácil. Na tarde desta quinta-feira, no Pacaembu lotado, o Alviverde venceu o Ramalhão por 1 a 0 - 3 a 1 nos resultados agregados - e avançou às quartas de final da Copa do Brasil. Mas para conseguir a vitória magrinha, o time de Luiz Felipe Scolari sofreu.O gol de Danilo, após cobrança de escanteio, só saiu aos 32 minutos (veja no vídeo ao lado). E a chance de ampliar o placar, depois de várias oportunidades perdidas, apareceu novamente em cobrança de pênalti. Como na partida anterior, quando perdeu duas cobranças, Kleber voltou a errar. Desta vez, o Gladiador parou no travessão de Neneca. Susto dos palmeirenses, mas nada que abalasse a festa criada no Pacaembu, com mais de 33 mil torcedores.
Agora, o Palmeiras volta seus olhares para outra decisão. No domingo, às 18h30, em jogo único, o time decide uma vaga nas semifinais do Campeonato Paulista contra o Mirassol, também no Pacaembu. E à distância acompanha a definição do seu rival na Copa do Brasil - o Coritiba fez 4 a 0 sobre o Caxias no primeiro jogo e joga a segunda partida no próximo dia 28, fora de casa.
Veja aqui os confrontos da Copa do Brasil
Com a vantagem de poder perder por 1 a 0 e ainda avançar na competição, o Palmeiras evitou ficar atrás logo nos primeiros momentos de disputa. Apoiado por mais de 33 mil torcedores, que pintaram as arquibancadas do Pacaembu de verde e branco, o time de Luiz Felipe Scolari foi logo para cima para não correr o risco de levar sufoco da equipe do ABC paulista. Mas os arremates dos palmeirenses não eram dos melhores.
Apesar de ter tido maior posse de bola durante o primeiro tempo, foram poucas as chances claras de gol para o lado palmeirense. Aos 14 minutos, por exemplo, Kleber conseguiu recuperar uma bola perdida e cruzou para a área. Ninguém estava lá para completar para a rede. Aos 21, o Gladiador chutou cruzado novamente e Luan falhou no complemento para o gol.
Enquanto o Palmeiras tinha dificuldades para ampliar a sua vantagem, o Santo André sofria para furar a defesa do time mandante. Thiago Heleno e Danilo, que ainda não foram derrotados jogando juntos. Até antes desta partida eram 12 jogos – oito vitórias e quatro empates. Rychely, sempre com velocidade, era o que mais aparecia perto dos defensores. Mas, ainda assim, muito distante de Deola.
Aos 42, Luan tentou novamente vencer Neneca. Depois da arrancada pelo lado direito, o atacante ficou frente a frente com o goleiro do Ramalhão, mas o arqueiro levou a melhor. E o 0 a 0 persistiu no placar.
- É normal do jogo que os dois queiram ganhar e por isso a partida fica truncada. Eles estão rebaixados do Paulista, mas estão dando tudo porque esta é a única competição que têm para jogar – avaliou Marcos Assunção.
Danilo marca, mas Kleber volta a perder pênalti
A resposta palmeirense veio logo no minuto seguinte, mas, como no primeiro tempo, com um erro. Luan fez tudo direitinho no começo da jogada: tirou do zagueiro e limpou para ficar na cara de Neneca. Mas o chute foi para fora, longe da meta do Ramalhão, o que levou Felipão e mais de 30 mil torcedores à loucura.
Com o excesso de erros na frente, um só grito começou a ecoar no Pacaembu. Aos berros, os torcedores pediam Wellington Paulista. Enquanto ele não entrava, Célio Codó dava trabalho ao sistema defensivo palmeirense. A cada bola alçada na área para o grandalhão, os palmeirenses levavam as mãos à cabeça nas arquibancadas. O sossego só veio quando o atacante do Ramalhão foi substituído, visivelmente exaurido.
Com a saída de Cicinho, também machucado, Felipão precisou contrariar a torcida e colocar um volante. João Vitor passou a atuar pelo lado direito, enquanto Wellington Paulista aquecia atrás do gol de Neneca. De lá, o atacante viu Marcos Assunção cobrar falta, aos 29 minutos, e parar na barreira, facilitando o trabalho para o goleiro do Santo André.
Somente aos 31 minutos Felipão atendeu aos pedidos dos palmeirenses e chamou Wellingoton Paulista. Mas antes que ele pudesse entrar, o Alviverde resolveu o jogo, ao seu estilo. Depois de cobrança de escanteio no primeiro posto, aos 32, Danilo desviou e conseguiu, finalmente, vencer Neneca. O 1 a 0, somanda aos 2 a 1 conquistado no ABC paulista há uma semana, complicava ainda mais a situação do Ramalhão. E trazia um certo alívio aos que vestiam verde e branco.
Aos 38, Kleber foi derrubado na área por Rychely. O pênalti era também um reencontro entre o atacante e Neneca, que na primeira partida viu o Gladiador desperdiçar duas batidas. E o mesmo aconteceu na tarde desta quinta-feira, no Pacaembu. A bola do camisa 30 foi parar no travessão. Mas não acabou com os gritos de olé da torcida - adversário superado com duas vitórias e vaga carimbada para as quartas de final da Copa do Brasil.
Deola, Cicinho (João Vitor), Danilo, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga (Wellington Paulista) e Valdivia; Luan e Kleber. | Neneca, Alex Silva, Anderson, João Paulo e Sandoval, Gilberto (Borebi), Magno, Mário Jara (Chiquinho), Celio Codó (Luciano Fonseca); Aloísio e Rychely. |
Técnico: Luiz Felipe Scolari. | Técnico: Sandro Goiano. |
Gols: Danilo, aos 32 minutos do segundo tempo. | |
Cartões amarelos: Alex Silva, Nenesa, João Paulo e Mário Jara (Santo André). Valdivia, Thiago Heleno e Luan (Palmeiras). Cartão vermelho: Anderson (Santo André). | |
Local: Pacaembu, em São Paulo. Data: 21/04/2011. Árbitro:Raphael Claus. Auxiliares: Carlos Nogueira Júnior e Anderson Moraes Coelho. Público: 33.614 pagantes. Renda: R$ 985.018,00. |
Maldonado sofre nova lesão no joelho esquerdo e para por seis meses
Volante chileno do Flamengo passará por cirurgia na próxima terça-feira e desfalcará o Rubro-Negro até a parte final do Campeonato Brasileiro
Por Richard Souza Rio de Janeiro
(Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)
A contusão é semelhante à que Maldonado sofreu em novembro de 2009, quando defendia a seleção chilena em amistoso contra a Eslováquia. Na ocasião, o volante acabou desfalcando o Flamengo nos quatro últimos jogos da campanha do hexacampeonato brasileiro.
De acordo com as palavras do médico José Luís Runco, a nova contusão não aconteceu na partida desta quarta-feira, diante do Horizonte. O próprio Maldonado acredita que a situação do seu joelho se agravou na decisão da Taça Guanabara, contra o Boavista. No entanto, ele seguiu treinando e jogando normalmente, apesar das dores existentes.
- Não aconteceu na partida deste meio de semana. O Maldonado acredita que foi contra o Boavista (num lance em que ele caiu de costas, quando teria o fácil domínio da bola). Ele sentia um incômodo nos treinos, mas achou que dava para continuar. A nova cirurgia será na próxima terça-feira. A tendência é de que a recuperação leve uns seis meses - disse Runco.
A contusão frustra os planos de Maldonado em relação à seleção chilena. Ele já havia recebido ligações da federação de futebol de seu país e estava bem cotado para representar o Chile na próxima Copa América, que será realizada no meio deste ano, na Argentina. Maldonado deve começar a fazer fisioterapia daqui a 15 dias.
O técnico Vanderlei Luxemburgo não tem muitas opções à altura para substituir Maldonado. Volantes de origem, o treinador tem apenas Fernando e Muralha no elenco, além do titular Willians. Galhardo e Fierro também podem ser utilizados na posição.
Torcedores confrontam time do Bota, e polícia impede agressões
Um dia após eliminação da Copa do Brasil, grupo vai ao aeroporto cobrar e elege Alessandro, Somália, Fahel, Caio e diretoria como principais alvos
Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Encarados frente a frente, eles ouviram xingamentos. Cinco policiais e dois seguranças do Botafogo tentaram conter a revolta dos vândalos, que também buscavam integrantes da diretoria para fazer cobranças.
- Rala do Botafogo, Alessandro. A gente não aguenta mais você! - gritou um deles, encarando o lateral-direito, que não respondeu.
- Vai embora daqui, seu mentiroso! - disse outro, quase nariz com nariz com Somália, que recentemente relatou em uma delegacia um falso sequestro-relâmpago.
Enquanto isso, os policiais observavam e intervinham apenas quando havia um grande risco de violência.
- Cadê o Fahel? Cadê o Anderson Barros? - esbravejou um torcedor, referindo-se ao volante e ao gerente de futebol.
Loco Abreu e Jefferson foram poupados pelos manifestantes. O uruguaio ainda chegou a tentar conversar com alguns, mas não conseguiu, tamanha era a revolta de todos. Enquanto os demais jogadores entraram no ônibus da delegação, o atacante se dirigiu a um carro particular e ouviu:
- Ajuda a gente a cobrar deles!
À espera de um taxi do lado de fora do aeroporto, o vice-presidente geral do Botafogo, Antônio Carlos Mantuano, também foi encarado e xingado pelos torcedores. No entanto, não respondeu. Ao seu lado estava o meia Bruno Tiago, que ouviu cobranças. Com um olhar atônito, o jogador, que pela primeira vez defende um clube de grande expressão, não escondeu que o incidente o amedrontou.
- Assusta um pouco, porque vi meus companheiros quase sendo agredidos. Mas não temos outra saída a não se trabalhar para mudar essa situação - afirmou ele, que foi o único a falar com a imprensa.
Torcida do Flu repete festa de 2009 e celebra retorno dos guerreiros
Segundo a PM, aproximadamente mil tricolores estiveram no aeroporto para recepcionar time após vaga heroica na Libertadores. Foco agora é o Fla-Flu
Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Já entre os jogadores as maiores celebrações ficaram restritas aos quartos do hotel onde a delegação estava concentrada em Buenos Aires. Durante o voo, a maioria desabou em sono. A figura destoante foi Fred, que brincou com companheiros usando uma pedra de gelo para acordá-los.
Responsável por abrir o placar na vitória, o lateral Julio Cesar agradeceu o apoio dos torcedores e o considerou justo por mais um feito do “time de guerreiros”.
- Esperávamos uma recepção, mas não tanto assim.É merecido por tudo que nós fizemos. Conseguimos uma classificação que ninguém acreditava. Esse grupo merece o apoio, ainda mais nessa fase decisiva.
Encantado com a recepção, o treinador Enderson Moreira dividiu com a torcida o mérito pela classificação.
- Ficamos felizes demais. Em momento algum pensamos que a torcida não estivesse ao nosso lado. Sempre demonstraram carinho, confiança, e nos fizeram acreditar que a classificação era possível. Transformamos esse apoio em garra e vontade, e tudo deu certo.
Já ao término da festa no aeroporto, a torcida tricolor mudou o foco da Libertadores para o Campeonato Carioca. Músicas como “Urubu, pode esperar, a sua hora vai chegar” e “ganhar Fla-Flu é normal” passaram a ser a trilha sonora, afinal, domingo é dia de clássico contra o Flamengo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela semifina da Taça Rio.
RECANTO DAS AGUAS BREJETUBA E.S
http://robertobessert.blogspot.com/2010/09/recanto-das-aguas-brejetuba-es.html
Recanto das Águas- O local é onde acontecem mais festas no interior de Brejetuba. Fica a 7 km da sede, no distrito de Brejaubinha, e pertence à Família Zambon. É uma área rústica, com churrasqueira e lanchonete e pequenos lagos,restaurante,trilhas,soçaite,chalés e piscinas naturais.
Recanto das Águas- O local é onde acontecem mais festas no interior de Brejetuba. Fica a 7 km da sede, no distrito de Brejaubinha, e pertence à Família Zambon. É uma área rústica, com churrasqueira e lanchonete e pequenos lagos,restaurante,trilhas,soçaite,chalés e piscinas naturais.
Assinar:
Postagens (Atom)