O futebol brasileiro teve curiosidades para todos os gostos na última rodada. Perdeu alguma? Confira:
Torcida do Galo protesta contra a arbitragem
Na partida contra o Fluminense, a torcida do Atlético-MG abriu uma faixa com a frase “o apito é tricolor carioca” e produziu um mosaico com a sigla CBF ao contrário, em um fundo com as cores do Fluminense. A assessoria de imprensa do Galo disse que o clube não tem nada a ver com as manifestações, que foram criadas pelos próprios torcedores. Em campo, o Galo venceu o Fluminense de virada por 3 a 2.
Para torcida do Atlético-MG, CBF é 'tricolor' (Foto: Marco Astoni / Globoesporte.com)
Com o CRB onde o clube estiver
Nem mesmo o mau momento vivido pelo CRB na Série B do Campeonato Brasileiro impediu que três torcedores do time alagoano marcassem presença na Arena Joinville para prestigiar a partida entre CRB e Joinville. Apesar do incentivo, eles não conseguiram impedir a derrota de virada para o time catarinense por 3 a 1. Com o resultado, o CRB continua com 30 pontos, na décima sexta colocação. O time tem apenas dois pontos a mais que o Guaratinguetá, primeiro clube na zona do rebaixamento.
Testemunhas
A partida entre Atlético-GO e Sport, realizada no Estádio Serra Dourada, registrou o menor público até agora da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano, com apenas 449 pagantes. Melhor para o Sport, que venceu a partida por 1 a 0, gol de Hugo, e mantém a esperança de escapar do rebaixamento.
Ernandes, do Atlético-GO, e Gilsinho, do Sport, jogaram em estádio vazio (Foto: Carlos Costa / Ag. Estado)
Falta de ingressos revolta torcida do Flu
Antes da partida contra o Atlético-MG, cerca de 800 torcedores do Fluminense ficaram indignados por conta da demora do Atlético-MG para liberar a carga de ingressos destinada aos tricolores. Apenas 800 foram vendidos no Rio. Os que sobraram - 900 - teriam que ter sido postos à venda a partir das 14h de domingo no Estádio Independência. A venda foi paralisada e recomeçou poucos minutos antes do início da partida, com a chegada de uma nova carga de 95 bilhetes, mas não impediu a revolta dos tricolores.
Torcida do Fluminense na fila do independência (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Choro de alegria
Numa partida de desesperados, o goleiro Saulo foi o grande destaque do confronto entre Sport e Atlético-GO, que lutam arduamente para fugir do rebaixamento. Ainda na primeira etapa, o lateral do Dragão, Mahatma, sofreu pênalti de Gilsinho. Na cobrança, o atacante Patric bateu com força no canto esquerdo, mas Saulo saltou e defendeu sem dar rebote. Ao se levantar, o goleiro agradeceu a Deus e chorou. A alegria de Saulo foi ainda maior, pois o Sport venceu a partida por 1 a 0, gol de Hugo.
Segunda Divisão paulista tem campeão inédito
Mais de cinco mil pessoas, de todas as idades, assistiram à decisão entre Votuporanguense e São Vicente pela Segunda Divisão paulista. O destaque da partida foi o camisa 9 Romário, que marcou os dois gols do Votuporanguense. Num dia inspirado, o atacante confirmou o posto de artilheiro da Segundona, com 18 gols. A torcida comemorou muito o primeiro título do Votuporanguense, que foi criado em 2009.
Votuporanguense x São Vicente - Segunda Divisão do Paulista (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)
Sal para evitar a queda
Para evitar o rebaixamento de um clube vale tudo, até mesmo apelar para superstições e mandingas. Que o diga o assessor do Palmeiras. Antes da partida contra o Cruzeiro, em Araraquara, ele foi flagrado jogando um punhado de sal atrás dos dois gols do Estádio Fonte Luminosa. Coincidência ou não, o Verdão venceu o jogo por 2 a 0, com dois gols do atacante argentino Barcos, e ainda mantém viva a sua esperança de permanecer na elite do futebol brasileiro. Com o resultado, o Palmeiras está na décima oitava colocação, com 32 pontos, apenas quatro atrás do Bahia, primeiro time fora da zona do rebaixamento.
Presidente Dilma não dá sorte ao Guarani
A presidente Dilma Rousseff esteve em Campinas no sábado para um evento político. Ela aterrissou no gramado do Estádio Brinco de Ouro da Princesa e recebeu uma camisa do Guarani, que foi entregue pelo próprio presidente do clube, Marcelo Mingone. A presidente afirmou que estava torcendo para o Bugre conseguir um bom resultado na partida contra o América-MG, que seria realizada na parte da tarde. No entanto, a presença de Dilma no estádio não trouxe sorte ao Guarani, que acabou perdendo por 3 a 0. Com o resultado, o Guarani está na décima quarta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos, e ainda não se livrou totalmente do risco de rebaixamento. Já o América-MG está em décimo lugar, com 44 pontos.
Dilma Rousseff recebe camisa do Guarani, ao lado de Roberto Constantino e Marcelo Mingone (Foto: Rafael Pio / Divulgação Guarani)
Furacão no desembarque
Os jogadores do Atlético-PR tiveram uma recepção calorosa durante o desembarque no Aeroporto Afonso Pena. Após o triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, no Barradão, centenas de torcedores foram receber o elenco. Após um início turbulento na Série B do Campeonato Brasileiro, o gesto é visto pelo grupo como uma motivação a mais para o clube conseguir o acesso para a elite do futebol brasileiro. Com 58 pontos, o time está na quarta colocação.
Elenco do Atlético-PR é recebido com festa em Curitiba (Foto: Gustavo Oliveira / Site Oficial do Atlético-PR)
Gol e desabafo
Na partida do ABC contra o Bragantino, no Estádio Frasqueirão, o meia Cascata estava sendo vaiado pela torcida do 'Mais Querido' a cada toque que dava na bola. Porém quis o destino que ele fosse o autor do gol da vitória do ABC. No segundo tempo, a torcida já pedia a entrada de Raul, quando Cascata arriscou um chute de fora da área e o goleiro Gilvan aceitou. Na comemoração, o jogador desabafou fazendo gestos de 'banana' em direção aos torcedores. Após a partida, Cascata tentou explicar: agradeceu o apoio da torcida e disse que em nenhum momento deu 'banana'. Sua intenção era somente mostrar que tem sangue, que ama o time e que vai sempre se dedicar.
Trapalhada cearense
O ASA derrotou o Ceará por 3 a 0, em Arapiraca, mas o terceiro gol marcado aos 47 minutos do segundo tempo pode ser creditado totalmente ao Vozão. Após cobrança de escanteio de Chiquinho Baiano, a bola ficou com Valdívia na pequena área, que tentou o passe para Osmar. Na tentativa de afastar o perigo, o zagueiro Luizão deu um chutão, mas a bola bateu no companheiro Leandro Chaves e acabou morrendo no fundo da rede do goleiro Dionantan. O ASA ocupa a décima primeira colocação da Série B do Campeonato Brasileiro com 40 pontos. Já o Ceará é o nono, com 45 pontos.
Derrota faz técnico do Vitória entregar o cargo
Após a derrota em casa parara o Atlético-PR por 2 a 0, o técnico do Vitória, Paulo César Carpegiani, se reuniu com a diretoria do clube e entregou o cargo. O técnico esteve à frente da equipe em 32 partidas, conseguindo 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. O aproveitamento do técnico no comando do time foi de 66,6%. Até o final da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória será comandado pelo auxiliar técnico Ricardo Silva. O time está em terceiro lugar, com 63 pontos. Outro treinador demitido na rodada deste fim de semana foi Vadão, que deixou o Guarani após a derrota de 3 a 0 para o América-MG.
Carpegiani deu adeus ao Vitória após derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR (Foto: Imagens/TV Bahia)
Inacreditável Futebol Clube
Na derrota para o Joinville fora de casa por 3 a 1, o jogador Ricardinho perdeu um gol incrível. Após receber cruzamento da esquerda na pequena área, ele deu um carrinho já com o goleiro batido no lance, mas acabou isolando a bola por cima da meta do goleiro Ivan. Resta saber agora se Ricardinho irá vestir a Camisa do Inacreditável Futebol Clube, assim como Marcelo Nicácio, Anselmo Ramon e Vagner Love, entre outros. O CRB continua com 30 pontos, na décima sexta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro.
Primeiro campeão brasileiro do ano
O Sampaio Corrêa venceu o Crac por 2 a 0, gols de Eloir e Pimentinha, no Estádio Castelão, diante de um público de 40.243 torcedores e garantiu o título invicto da Série D do Campeonato Brasileiro. O time do Maranhão é o único a conquistar as três divisões de acesso do futebol nacional, já que tinha sido campeão da Série B, em 1972, e da Série C, em 1997. O título coroou o retorno do Sampaio para Terceira Divisão após três temporadas na Quarta. Vice-campeão, o Crac também conquistou o acesso para a Série C, assim como Mogi Mirim e Baraúnas, que foram eliminados na semifinal.
Sampaio comemora a conquista da Série D de 2012 (Foto: Bruno Alves)