segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Começa a votação para a escolha do Craque da Galera do Brasileirão

Primeira fase conta com três jogadores de cada time. Vote no seu preferido

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
452 comentários
Chegou a hora de os torcedores escolherem o Craque da Galera do Brasileirão 2012, no GLOBOESPORTE.COM. Começa nesta segunda-feira a votação para a primeira fase do prêmio, na qual concorrem 60 jogadores - três de cada um dos 20 times da Série A. Essa etapa acontece até o dia 5 de novembro.
A partir do dia 6, os 20 jogadores mais votados na primeira fase - um de cada clube - vão para nova votação popular. Os torcedores podem votar em seu atleta favorito até o dia em que a CBF divulgar a lista de finalistas da Premiação Brasileirão 2012.
Na terceira e última etapa, estarão na disputa os três jogadores mais votados da segunda fase, e o preferido do público levará o prêmio de Craque da Galera, cujo resultado será divulgado no dia 3 de dezembro, durante a festa de entrega da taça de campeão brasileiro.

Fora da licitação do Maracanã, Fla e Flu negociarão com concessionária

Principais candidatos a parceiros na gestão do estádio, clubes reagem bem à notícia de que não poderão participar do processo de concessão

Por Janir Júnior e Rafael CavalieriRio de Janeiro
133 comentários
A notícia divulgada pelo Governo do Rio de Janeiro de que os clubes de futebol não poderão participar do processo de licitação do Maracanã não pegou de surpresa os presidentes de Flamengo e Fluminense – agremiações apontadas como possíveis candidatas a parceiras na gestão do estádio, já que Vasco conta com São Januário e Botafogo é responsável pelo Engenhão. Tanto Patrícia Amorim quanto Peter Siemsen reagiram bem à minuta do edital apresentada nesta segunda-feira.
Segundo o edital de licitação de concessão do Maracanã, os clubes não poderão participar do processo, o que não os impede de fazer parceria com o futuro concessionário, desde que não haja exclusividade em relação ao estádio.
Patrícia Amorim, inclusive, deixou claro que o Flamengo tem planos para o Maracanã. No entanto, ela preferiu não entrar em detalhes, uma vez que o clube vive um processo eleitoral no momento.
- Não me surpreendeu. É um equipamento público que agora será gerido por uma empresa. Como aqui no Flamengo estamos no meio de um processo eleitoral e por conta disso temos muitos interesses envolvidos, prefiro falar mais profundamente sobre isso mais pra frente, quando as coisas estiverem mais claras - afirmou Patricia Amorim, através de sua assessoria de imprensa.
Obras maracanã (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Reforma do Maracanã está 70% concluída (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
Peter Siemsen também aprovou o edital e disse que o Fluminense terá de negociar diretamente com a empresa que vencer a licitação
- Eu já estava esperando algo nessa linha. Achei normal, nada de especial... É um equipamento público que todos usaram durante 60 anos e acredito que isso continuará. Segue tendo uma questão financeira que antes era negociada com o estado e agora será com uma empresa.
A intenção do governo é que todos os clubes e a Seleção possam disputar partidas no Maracanã. A duração do contrato será de 35 anos a partir da assinatura do vínculo. O Governo do Rio de Janeiro espera que todo processo seja concluído até o início de 2013 e que o acordo seja firmado com o novo concessionário logo após a disputa da Copa das Confederações, em junho do ano que vem. O gestor terá que fazer um investimento inicial no complexo de R$ 469 milhões. Nesta segunda-feira, o governo do Rio de Janeiro fez a convocação para audiência pública da modelagem da concessão do estádio, que acontecerá no dia 8 de novembro.
O processo para a criação do edital foi iniciado em janeiro deste ano, quando foi publicada a Manifestação de Iniciativa Privada (MIP) para a licitação do estádio. O objetivo era analisar a viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica dos interessados em administrar, operar e manter o complexo do Maracanã.
O estudo respeitou algumas normas, entre elas a manutenção do direito ao uso das atuais cadeiras perpétuas, além de construir um museu e um estacionamento com duas mil vagas. A única empresa a apresentar proposta de viabilidade econômica foi a IMX Holding AS, de propriedade do empresário Eike Batista.
Analisado pela Secretaria da Casa Civil e aprovado pelo Comitê de Parcerias Público-Privadas, o estudo da IMX será usado na licitação de concessão.
Atualmente, o Maracanã está com 70% das obras concluídas. A previsão é que o estádio seja entregue à Fifa e ao COL em fevereiro de 2013, quatro meses antes da disputa da Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 de junho.

Teve isso! 'Banana' pra torcida, sal como mandinga e trapalhada em gol

Curiosidades do futebol brasileiro na última rodada têm ainda choro de alegria, protesto contra arbitragem e jogo com menor público de campenato

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
240 comentários
O futebol brasileiro teve curiosidades para todos os gostos na última rodada. Perdeu alguma? Confira:
Torcida do Galo protesta contra a arbitragem
Na partida contra o Fluminense, a torcida do Atlético-MG abriu uma faixa com a frase “o apito é tricolor carioca” e produziu um mosaico com a sigla CBF ao contrário, em um fundo com as cores do Fluminense. A assessoria de imprensa do Galo disse que o clube não tem nada a ver com as manifestações, que foram criadas pelos próprios torcedores. Em campo, o Galo venceu o Fluminense de virada por 3 a 2. 
Torcida Fluminense x Atlético-MG (Foto: Marco Astoni / Globoesporte.com)Para torcida do Atlético-MG, CBF é 'tricolor' (Foto: Marco Astoni / Globoesporte.com)
Com o CRB onde o clube estiver
Nem mesmo o mau momento vivido pelo CRB na Série B do Campeonato Brasileiro impediu que três torcedores do time alagoano marcassem presença na Arena Joinville para prestigiar a partida entre CRB e Joinville. Apesar do incentivo, eles não conseguiram impedir a derrota de virada para o time catarinense por 3 a 1. Com o resultado, o CRB continua com 30 pontos, na décima sexta colocação. O time tem apenas dois pontos a mais que o Guaratinguetá, primeiro clube na zona do rebaixamento.
Testemunhas
A partida entre Atlético-GO e Sport, realizada no Estádio Serra Dourada, registrou o menor público até agora da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano, com apenas 449 pagantes. Melhor para o Sport, que venceu a partida por 1 a 0, gol de Hugo, e mantém a esperança de escapar do rebaixamento.
Ernandes do Atlético-GO e Gilsinho do Sport (Foto: Carlos Costa / Ag. Estado)Ernandes, do Atlético-GO, e Gilsinho, do Sport, jogaram em estádio vazio (Foto: Carlos Costa / Ag. Estado)
Falta de ingressos revolta torcida do Flu
Antes da partida contra o Atlético-MG, cerca de 800 torcedores do Fluminense ficaram indignados por conta da demora do Atlético-MG para liberar a carga de ingressos destinada aos tricolores. Apenas 800 foram vendidos no Rio. Os que sobraram - 900 - teriam que ter sido postos à venda a partir das 14h de domingo no Estádio Independência. A venda foi paralisada e recomeçou poucos minutos antes do início da partida, com a chegada de uma nova carga de 95 bilhetes, mas não impediu a revolta dos tricolores.
Torcida do Fluminense na fila do independência (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Torcida do Fluminense na fila do independência (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Choro de alegria
Numa partida de desesperados, o goleiro Saulo foi o grande destaque do confronto entre Sport e Atlético-GO, que lutam arduamente para fugir do rebaixamento. Ainda na primeira etapa, o lateral do Dragão, Mahatma, sofreu pênalti de Gilsinho. Na cobrança, o atacante Patric bateu com força no canto esquerdo, mas Saulo saltou e defendeu sem dar rebote. Ao se levantar, o goleiro agradeceu a Deus e chorou. A alegria de Saulo foi ainda maior, pois o Sport venceu a partida por 1 a 0, gol de Hugo.
Segunda Divisão paulista tem campeão inédito
Mais de cinco mil pessoas, de todas as idades, assistiram à decisão entre Votuporanguense e São Vicente pela Segunda Divisão paulista. O destaque da partida foi o camisa 9 Romário, que marcou os dois gols do Votuporanguense. Num dia inspirado, o atacante confirmou o posto de artilheiro da Segundona, com 18 gols. A torcida comemorou muito o primeiro título do Votuporanguense, que foi criado em 2009.
Votuporanguense x São Vicente - Segunda Divisão do Paulista (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)Votuporanguense x São Vicente - Segunda Divisão do Paulista (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)
Sal para evitar a queda
Para evitar o rebaixamento de um clube vale tudo, até mesmo apelar para superstições e mandingas. Que o diga o assessor do Palmeiras. Antes da partida contra o Cruzeiro, em Araraquara, ele foi flagrado jogando um punhado de sal atrás dos dois gols do Estádio Fonte Luminosa. Coincidência ou não, o Verdão venceu o jogo por 2 a 0, com dois gols do atacante argentino Barcos, e ainda mantém viva a sua esperança de permanecer na elite do futebol brasileiro. Com o resultado, o Palmeiras está na décima oitava colocação, com 32 pontos, apenas quatro atrás do Bahia, primeiro time fora da zona do rebaixamento.
Presidente Dilma não dá sorte ao Guarani
A  presidente Dilma Rousseff esteve em Campinas no sábado para um evento político. Ela aterrissou no gramado do Estádio Brinco de Ouro da Princesa e recebeu uma camisa do Guarani, que foi entregue pelo próprio presidente do clube, Marcelo Mingone. A presidente afirmou que estava torcendo para o Bugre conseguir um bom resultado na partida contra o América-MG, que seria realizada na parte da tarde. No entanto, a presença de Dilma no estádio não trouxe sorte ao Guarani, que acabou perdendo por 3 a 0. Com o resultado, o Guarani está na décima quarta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos, e ainda não se livrou totalmente do risco de rebaixamento. Já o América-MG está em décimo lugar, com 44 pontos.
Dilma Rousseff recebe camisa do Guarani, ao lado de Roberto Constantino e Marcelo Mingone (Foto: Rafael Pio / Divulgação Guarani)Dilma Rousseff recebe camisa do Guarani, ao lado de Roberto Constantino e Marcelo Mingone (Foto: Rafael Pio / Divulgação Guarani)
Furacão no desembarque
Os jogadores do Atlético-PR tiveram uma recepção calorosa durante o desembarque no Aeroporto Afonso Pena. Após o triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, no Barradão, centenas de torcedores foram receber o elenco. Após um início turbulento na Série B do Campeonato Brasileiro, o gesto é visto pelo grupo como uma motivação a mais para o clube conseguir o acesso para a elite do futebol brasileiro. Com 58 pontos, o time está na quarta colocação.
Elenco do Atlético-PR é recebido com festa em Curitiba (Foto: Gustavo Oliveira / Site Oficial do Atlético-PR)Elenco do Atlético-PR é recebido com festa em Curitiba (Foto: Gustavo Oliveira / Site Oficial do Atlético-PR)
Gol e desabafo
Na partida do ABC contra o Bragantino, no Estádio Frasqueirão, o meia Cascata estava sendo vaiado pela torcida do 'Mais Querido' a cada toque que dava na bola. Porém quis o destino que ele fosse o autor do gol da vitória do ABC. No segundo tempo, a torcida já pedia a entrada de Raul, quando Cascata arriscou um chute de fora da área e o goleiro Gilvan aceitou. Na comemoração, o jogador desabafou fazendo gestos de 'banana' em direção aos torcedores. Após a partida, Cascata tentou explicar: agradeceu o apoio da torcida e disse que em nenhum momento deu 'banana'. Sua intenção era somente mostrar que tem sangue, que ama o time e que vai sempre se dedicar.
Trapalhada cearense
O ASA derrotou o Ceará por 3 a 0, em Arapiraca, mas o terceiro gol marcado aos 47 minutos do segundo tempo pode ser creditado totalmente ao Vozão. Após cobrança de escanteio de Chiquinho Baiano, a bola ficou com Valdívia na pequena área, que tentou o passe para Osmar. Na tentativa de afastar o perigo, o zagueiro Luizão deu um chutão, mas a bola bateu no companheiro Leandro Chaves e acabou morrendo no fundo da rede do goleiro Dionantan. O ASA ocupa a décima primeira colocação da Série B do Campeonato Brasileiro com 40 pontos. Já o Ceará é o nono, com 45 pontos.
Derrota faz técnico do Vitória entregar o cargo
Após a derrota em casa parara o Atlético-PR por 2 a 0, o técnico do Vitória, Paulo César Carpegiani, se reuniu com a diretoria do clube e entregou o cargo. O técnico esteve à frente da equipe em 32 partidas, conseguindo 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. O aproveitamento do técnico no comando do time foi de 66,6%. Até o final da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória será comandado pelo auxiliar técnico Ricardo Silva. O time está em terceiro lugar, com 63 pontos. Outro treinador demitido na rodada deste fim de semana foi Vadão, que deixou o Guarani após a derrota de 3 a 0 para o América-MG.
carpegiani, técnico do vitória (Foto: Imagens/TV Bahia)Carpegiani deu adeus ao Vitória após derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR (Foto: Imagens/TV Bahia)
Inacreditável Futebol Clube
Na derrota para o Joinville fora de casa por 3 a 1, o jogador Ricardinho perdeu um gol incrível. Após receber cruzamento  da esquerda na pequena área, ele deu um carrinho já com o goleiro batido no lance, mas acabou isolando a bola por cima da meta do goleiro Ivan. Resta saber agora se Ricardinho irá vestir a Camisa do Inacreditável Futebol Clube, assim como Marcelo Nicácio, Anselmo Ramon e Vagner Love, entre outros. O CRB continua com 30 pontos, na décima sexta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro.
Primeiro campeão brasileiro do ano
O Sampaio Corrêa venceu o Crac por 2 a 0, gols de Eloir e Pimentinha, no Estádio Castelão, diante de um público de 40.243 torcedores e garantiu o título invicto da Série D do Campeonato Brasileiro. O time do Maranhão é o único a conquistar as três divisões de acesso do futebol nacional, já que tinha sido campeão da Série B, em 1972, e da Série C, em 1997. O título coroou o retorno do Sampaio para Terceira Divisão após três temporadas na Quarta. Vice-campeão, o Crac também conquistou o acesso para a Série C, assim como Mogi Mirim e Baraúnas, que foram eliminados na semifinal.
Sampaio comemora a conquista da Série D de 2012 (Foto: Bruno Alves)Sampaio comemora a conquista da Série D de 2012 (Foto: Bruno Alves)

Anderson Silva gasta R$ 500 com celular e 'chora' preço para vendedor

Lutador vai a shopping na Barra da Tijuca e posa para fotos com fãs. Sem combate marcado, Georges St-Pierre é apontado como o mais provável rival

Por Ivan RauppRio de Janeiro
37 comentários
Anderson Silva já ganhou milhões como lutador do UFC, mas nem por isso sai por aí gastando dinheiro como se fosse capim. O Spider esteve em um shopping da Barra da Tijuca na noite desta segunda-feira e gastou R$ 500 para trocar a tela de seu aparelho celular e comprar uma nova capa para o próprio. Na hora de pagar, mostrou surpresa pelo valor e "chorou" com o vendedor.
- Tudo isso? O dinheiro não é seu, né? - brincou Anderson, provocando risadas do atendente.
Anderson Silva no Downtown (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Anderson Silva 'chora' preço com o vendedor (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Atual campeão peso-médio do Ultimate, o Spider ficou somente alguns minutos no local, mas o suficiente para ser assediado por muitos que circulavam por lá. De bom humor, posou para algumas fotos com fãs.
Após a vitória sobre o americano Stephan Bonnar no UFC Rio III, no último dia 13, Anderson Silva aguarda a organização para saber contra quem e quando será sua próxima luta. A possibilidade mais forte é o superduelo em peso combinado contra o canadense Georges St-Pierre, campeão dos meio-médios.
Anderson Silva no Downtown (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Estampado na própria camisa, Spider posa com fã (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)

Zizao brilha em treino, marca três
gols e ganha elogios dos jogadores

Fora da partida contra o Bahia, chinês se mostra inspirado na segunda parte da atividade desta segunda-feira. Próxima oportunidade ainda é incógnita

Por GLOBOESPORTE.COM *São Paulo
106 comentários
Zizao Corintians (Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians)Zizao se destaca em coletivo
(Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians)
O chinês Zizao fez sua estreia pelo Corinthians na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, na última quarta-feira. Nos 13 minutos em que esteve em campo, tentou uma finalização, pedalou, arrancou gritos de aprovação da torcida e até ficou entre os assuntos mais comentados do mundo no microblog Twitter. No treino desta segunda-feira, no CT Joaquim Grava, o oriental marcou três gols em coletivo comandado pelo técnico Tite e ganhou elogios dos companheiros de elenco.
No último sábado, o atacante acabou cortado do banco de reservas para a partida contra o Bahia devido ao excesso de estrangeiros (já havia três – número limite por partida – além dele: o argentino Martínez e os peruanos Ramirez e Guerrero). Elogiado pelos jogadores do Corinthians devido ao jeito brincalhão, Zizao teve sua evolução exaltada pelo volante Paulinho.
– Ele (Zizao) vem numa crescente. É muito difícil para ele se adaptar, mas estamos fazendo de tudo para que isso aconteça o mais rápido possível. Ele vem crescendo muito mesmo – afirmou.
Como Tite deve utilizar os titulares a partir do jogo contra o Vasco, no sábado, às 16h20m, no Pacaembu, para treinar o time para o Mundial de Clubes, o chinês dificilmente terá novas boas oportunidades de entrar em campo com a camisa alvinegra. O retorno de Paulinho, nesta segunda, completou o elenco, que não ganhará novas folgas no Campeonato Brasileiro.
Dono de atenção especial da comissão técnica, Zizao vem fazendo trabalhos de fortalecimento muscular. A intenção é que o jogador crie porte físico adequado para receber choques corporais sem se machucar. Desde que chegou ao Timão, o atacante sofreu duas lesões subsequentes no ombro esquerdo e precisou ser submetido a cirurgia no local.
Como não deverá estar entre os relacionados para a disputa do Mundial de Clubes, restam seis partidas para que Zizao volte a entrar em campo em 2012: contra Vasco, Atlético-GO, Coritiba, Internacional, Santos e São Paulo. Antes de fazer sua estreia, ele ficou no banco de reservas em quatro partidas: diante de Ponte Preta (pelo Paulistão), Internacional, Portuguesa e Flamengo. 
* Colaborou Rodrigo Faber, sob supervisão de Zé Gonzalez 

Ronaldinho agradece a Kalil e Cuca,
e pede para torcida confiar no título

Em rede social, craque lembra da confiança do presidente e do carinho do
técnico, diz que Galo está vivo e lutará até o fim para conquistar o Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COMBelo Horizonte
205 comentários
Grande destaque do Atlético-MG na espetacular vitória de virada sobre o Fluminense, domingo, no Independência, Ronaldinho Gaúcho começou a segunda-feira empolgado. No Twitter, o meia lembrou que o Galo ainda segue na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Agradeceu ao presidente Alexandre Kalil e ao técnico Cuca pelo tratamento que vem recebendo no clube, e não esqueceu dos torcedores..
- Estamos vivos na luta pelo título. Bora, Galoooo! Agradeço ao Kalil, pela confiança, ao Cuca, pelo carinho, e à massa, por caminhar conosco nessa batalha. Lutaremos até o fim.
Bernard Ronaldinho Gaúcho (Foto: Marcus Desimoni / Ag. Estado)Ronaldinho Gaúcho comemora gol com Bernard (Foto: Marcus Desimoni / Ag. Estado)
A torcida alvinegra lotou o estádio diante do Flu – mais de 20 mil pessoas marcaram presença nas cadeiras do Independência. Desde a chegada a Belo Horizonte, R49 mantém uma relação de amor com os atleticanos, que sempre o aplaudem, antes, durante e depois das partidas.
E o craque, neste domingo, foi essencial na vitória sobre o Tricolor Carioca. Em duas oportunidades, deu passes primorosos para os gols de Jô e de Leonardo Silva, este o último, aos 48 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Atlético-MG chegou a 63 pontos, diminuindo para seis a diferença em relação ao líder Fluminense.
O galo só volta a campo na próxima semana, novamente no Independência. Quarta-feira, dia 31, recebe o Flamengo, às 21h50m (de Brasília).

Pôster oficial de Cigano x Velásquez destaca bandeiras de Brasil e México

Disputa de cinturão está marcada para o UFC 155, no dia 29 de dezembro

Por SporTV.comRio de Janeiro
75 comentários
UFC Cigano x Velásquez (Foto: Divulgação)Pôster do UFC 155 (Foto: Divulgação)
A disputa do cinturão peso-pesado entre o campeão Junior Cigano e Cain Velásquez, no UFC 155, foi retratada também pelo Ultimate como um duelo entre nações. O pôster oficial do evento, divulgado nesta segunda-feira pela organização, coloca como plano de fundo as bandeiras de Brasil e México. Velásquez nasceu nos Estados Unidos, mas é de origem mexicana.
O UFC 155 está marcado para o dia 29 de dezembro, em Las Vegas, e conta também com os combates Forrest Griffin x Phil Davis, Chris Weidman x Tim Boetsch, Erik Koch x Ricardo Lamas, Gray Maynard x Joe Lauzon, entre outros.