Giro do Motor: gaivota, quero-quero, abelhas, capotagens e bandeira preta
Em fim de semana com uma relação
conturbada entre o esporte a motor e a natureza, Márquez é
desclassificado, Helinho perde título e Átila 'tira zica'
Por GLOBOESPORTE.COM
São Paulo
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O fim de semana no mundo da velocidade foi o bicho. Só que, desta vez,
em um sentido não tão positivo assim para a natureza. Em três situações,
máquinas e pilotos interagiram de maneira pouco amistosa nas pistas. Em
duas delas, aves que invadiram os circuitos não tiveram muita sorte e
acabaram perdendo a vida ao se chocar com pilotos que tentavam voltas
rápidas. No entanto, coube a um enxame de abelhas “se vingar” de quem
tentava correr, neste caso em um evento regional de kart e
motovelocidade no interior de São Paulo.
Marc Márquez recebeu bandeira preta e foi desclassificado em Phillip Island (Foto: Getty Images)
Mas quem ficou uma fera neste fim de semana foi Marc Márquez, que pela
primeira vez em sua curta carreira na MotoGP foi desclassificado de uma
prova. Em uma corrida confusa, o prodígio espanhol perdeu a chance de se
tornar antecipadamente o mais jovem campeão da história e viu o maior
rival descontar praticamente dois terços da vantagem construída pelo
piloto da Honda na liderança do Mundial.
Foi também uma rodada em que Hélio Castroneves tentou sair da condição
de zebra para enfim se sagrar campeão da Indy, mas bateu na trave mais
uma vez. Ainda nos Estados Unidos, a Nascar teve em suas duas corridas
um piloto levantando vôo e outro sendo arrastado por 500 metros após uma
capotagem. Longe de se parecer com a pantera cor de rosa, Rubens
Barrichello entrou na campanha “Outubro Rosa”, enquanto o Mundial de
Endurance pagou mico diante do público japonês ao não conseguir realizar
as 6h de Fuji por causa de chuva incessante.
Veja este e outros destaques do fim de semana no Giro do Motor:
Desclassificação de Márquez reacende disputa na MotoGPMarc Márquez
começou o GP da Austrália, neste domingo, como o único piloto em
condições de faturar por antecipação o título da principal categoria do
Mundial de Motovelocidade. Só que, além de
Jorge Lorenzo e de
Dani Pedrosa,
o espanhol da Honda encontrou outro obstáculo às suas pretensões de se
sagrar o mais jovem campeão da história da MotoGP: a matemática. Após a
corrida de Phillip Island, ele reconheceu que o erro na contagem das
voltas para fazer sua parada obrigatória para trocar de moto custou caro
(veja o lance no vídeo). Mais precisamente, 25 pontos a menos de vantagem para Lorenzo, que venceu a prova.
Honda errou na estratégia de troca de motos de Marc Márquez (Foto: Divulgação)
Em nota oficial, a Honda lamentou o incidente e assumiu a culpa pela
falha na interpretação desta regra temporária, implantada por questões
de segurança. Porém, não deixou de dar uma alfinetada na organização da
categoria, pela confusão causada em razão da mudança de última hora.
Devido ao novo asfalto do circuito, muito mais abrasivo que o usado até o
ano anterior, a direção da categoria encurtou a corrida de 27 para 19
voltas, e ordenou uma troca de motos entre a oitava e a décima voltas. A
mudança inédita era obrigatória porque, segundo o fabricante de pneus,
os compostos não estavam em condições de suportar toda a prova.
Lorenzo agradeceu o 'presente' e descontou 25 pontos em relação ao rival da Honda (Foto: Getty Images)
Entre os líderes, Pedrosa foi o primeiro a trocar, na oitava volta. Na
nona, foi a vez do líder Lorenzo. Márquez, então, assumiu a ponta, não
trocou na nona e preferiu entrar nos boxes ao final da décima. A
bandeira preta, informando a desclassificação do competidor, foi dada
porque a troca era para ser feita até a décima volta, mas o jovem
espanhol a fez no fim da décima, início da décima primeira. Na volta à
pista, Márquez ainda se tocou com Lorenzo, que deu um “chega pra lá” no
novato.
Restando duas provas para o fim da temporada, ainda há 50 pontos em
jogo. Márquez viu sua vantagem despencar de 43 para 18. A 34 pontos do
líder, Pedrosa também tem chances de título. A próxima etapa será neste
fim de semana, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Jorge Lorenzo olha para Marc Márquez após o toque dos dois na saída dos boxes (Foto: AFP)
Átila Abreu 'espanta a zica' e conquista a vitória em Curitiba
“Até que enfim!!!” Esta foi a frase que Átila Abreu gritou para sua
equipe pelo rádio instantes depois de receber a bandeirada como o
vencedor da 10ª etapa da temporada 2013 da Stock Car, em Curitiba. Não
era para menos. Partindo de sua terceira pole position na temporada, o
piloto de Sorocaba controlou os adversários e seu próprio ímpeto,
adotando uma estratégia de não trocar pneus e economizar dois botões de
ultrapassagem.
Largada da 10ª etapa da Stock Car teve confusão em Curitiba (Foto: Luca Bassani / divulgação)
Mesmo com o forte calor, a ousadia da equipe AMG valeu a pena, e Átila
Abreu cruzou a linha de chegada com os pneus inteiros. Apesar das poles e
de ter liderado em várias oportunidades, seu melhor resultado na
temporada até então havia sido um oitavo lugar na segunda etapa,
coincidentemente em Curitiba.
Após três poles em 2013, Átila enfim comemorou a primeira vitória no ano (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Gaivota, quero-quero e abelhas
O esporte a motor viveu uma relação complicada com a natureza neste fim
de semana. Em duas ocasiões, os bichos que invadiram as pistas levaram a
pior. Durante o treino classificatório do Mundial de Motovelocidade,
transmitido no Brasil durante a madrugada de sábado para domingo, Jorge
Lorenzo acertou uma gaivota no circuito australiano de Phillip Island,
mas mesmo assim garantiu a pole na MotoGP. Levando os restos da ave
presos em seu radiador direito, o piloto fez a melhor volta da sessão
até então, atingindo 340 km/h. Batido por Márquez, Lorenzo voltou à
pista – já sem a gaivota – e atingiu a marca que lhe deu a primeira
posição.
Jorge Lorenzo acertou uma gaivota no treino classificatório da MotoGP na Austrália (Foto: Agência AFP)
Em Curitiba, Uma situação semelhante ocorreu na Stock Car, quando Átila
Abreu atropelou um quero-quero na parte final de sua volta rápida.
Assim como no caso de Lorenzo, a ave não resistiu, mas o piloto levou a
melhor sobre os concorrentes na tabela de tempos.
- Infelizmente peguei um quero-quero no final da minha volta. Eu
pensei: “só falta perder essa pole por causa do quero-quero”, porque
isso me tirou um pouco da concentração. Foi uma grande volta, e ele
estava na área de escape e veio para o meio da pista. A 170 km/h, numa
curva em quarta marcha, não tive o que fazer! – disse Átila, logo depois
de marcar sua terceira pole position na temporada 2013. A primeira, no
entanto, com um imprevisto como este.
Abelhas impediram a realização de corridas de kart e moto em Ribeirão Preto (Foto: Valdinei Malaguti / EPTV)
A “vingança” da natureza aconteceu durante a 2ª Copa Ribeirão-pretana
de Kart e Motovelocidade: um ataque de abelhas cancelou o evento, já que
o enxame – posicionado em um poste no acesso ao circuito – atacava os
participantes que se aproximavam. O Corpo de Bombeiros foi chamado ao
local e isolou a entrada do evento. Nenhuma das 16 baterias foi
realizada, e uma nova data precisou ser marcada. Cerca de 400 pessoas,
entre pilotos e membros das equipes, tiveram que ir embora.
Miguel Paludo se arrastou por 500 metros com as
rodas para cima em Talladega (Foto: Getty Images)
Miguel Paludo vê o mundo ao contrário
A prova deste sábado na Truck Series, terceira divisão nacional da
Nascar, foi marcada por diversos “big ones” – aqueles acidentes que
envolvem diversos carros nos circuitos ovais. Mas nenhum foi tão
impressionante quanto o que aconteceu a uma curva para a bandeirada na
etapa de Talledega, nos Estados Unidos. Um dos protagonistas da batida
múltipla foi o brasileiro Miguel Paludo, que acabou capotando a mais de
280 km/h, tendo sua picape arrastada com as quatro rodas para cima por
cerca de 500 metros. O gaúcho saiu andando do carro, mas foi retirado do
circuito de ambulância. Após vistoria de praxe no centro médico do
circuito, foi liberado.
- Felizmente tudo não passou de um grande susto. Não machuquei nada,
foi só um longo slide de cabeça para baixo. Agradeço a todos que me
mandaram mensagens e à Nascar por toda segurança proporcionada a nós
pilotos e todos envolvidos na corrida - disse o brasileiro ao final da
prova.
Confusão na última curva envolveu diversas picapes na Nascar Truck Series (Foto: Getty Images)
Austin Dillon ‘voa’ na última volta
Em meio à disputa pelo título entre Jimmie Johnson (2.254 pontos) e
Matt Kenseth (2.250), e a vitória do azarão Jamie McMurray, a etapa da
Sprint Cup, a principal divisão da Nascar, teve um lance inusitado na
última das 188 voltas da prova de Talladega. piloto Austin Dillon
conseguiu fazer o carro número 14 ser alvo das câmeras. Sem brigar pelo
título da temporada, Austin Dillon se tocou com outros competidores e
“levantou vôo” sobre o Carro de Casey Mears diante dos torcedores.
Austin Dillon levantou voo com o carro 14 da prova da Nascar Sprint Cup (Foto: Getty Images)
Apesar da força da batida, Austin nada sofreu e ainda dirigiu o carro,
praticamente destruído, até a garagem da equipe. Ele vem correndo no
lugar de Tony Stewart, que se recupera de lesão na perna direita,
sofrida em um acidente há algumas semanas. No próximo final de semana,
no dia 27, a Nascar desembarca em Martinsville, na Vírginia.
Fotógrafo socorre piloto de Motovelocidade
Um susto marcou a etapa de Santa Cruz do Sul do Brasileiro de
Motovelocidade. Durante a disputa da categoria GP600, a segunda mais
importante do torneio, o piloto Alex Pires sofreu uma queda no circuito
gaúcho a seis voltas para o fim da corrida, que foi imediatamente
paralisada com bandeira vermelha. O equipamento do competidor começou a
pegar fogo, e isso fez com que o experiente fotógrafo Sérgio Sanderson –
que cobre esportes a motor há mais de 35 anos – largasse
temporariamente sua câmera enquanto para socorrer o piloto enquanto a
equipe de resgate não chegava ao local. Alex foi atendido e não sofreu
ferimentos graves, reclamando apenas de dores pela queda. O brasileiro
Rafael Bertagnolli venceu a prova, reiniciada posteriormente. Na GP1000,
classe principal, a vitória foi do argentino Diego Pierluigi.
Hélio Castroneves liderou boa parte da prova em
Fontana, mas ficou com vice (Foto: Getty Images)
Helinho chega perto do título na Indy
A missão era difícil. Mas
Hélio Castroneves,
único que tinha chances de tirar o título de Scott Dixon, lutou
bravamente e não se deu por vencido até a última das 500 milhas de
corrida no oval de Fontana, nos Estados Unidos. Precisando de apenas um
sétimo lugar para se tornar tricampeão da Fórmula Indy, o neozelandês
começou a última prova do campeonato de forma discreta, chegou a liderar
na segunda metade, mas terminou em quinto, driblando os problemas de
superaquecimento do carro 9 da Ganassi. Com o carro da Penske, o
brasileiro foi combativo desde o início, mas um toque com outro carro da
Ganassi, o de Charlie Kimball, o forçou a uma parada extra para trocar o
bico, o que fez Helinho perder uma volta e dar adeus ao título. O
brasileiro chegou na sexta posição, na corrida vencida por seu
companheiro de equipe, Will Power. Tony Kanaan foi o terceiro, logo
atrás de Ed Carpenter.
- A gente lutou. Eu estava brigando, não ia deixar barato. Mas o
Kimball estava tentando de tudo ali na pista e acabou quebrando minha
asa dianteira. Obviamente é frustrante, porque a gente queria ganhar o
campeonato. A equipe Penske está de parabéns. Agradeço ao apoio de
todos, agora é pensar no ano que vem. Vai ser mais uma batalha – disse o
brasileiro após a corrida.
Após o quinto lugar, neozelandês Scott Dixon comemora seu terceiro título na Indy (Foto: Getty Images)
Temporal paralisa corrida no WEC
As fortes chuvas que atingiram Fuji, no Japão, neste domingo,
atrapalharam mais uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance, mas no
caso de
Bruno Senna,
o mau tempo veio a calhar. Depois de duas longas paralisações, os
pilotos deram apenas 16 voltas e precisaram ficar atrás do safety car
durante toda a prova. O brasileiro, que tinha conquistado a pole
position no sábado, conseguiu se manter na frente e terminou no lugar
mais alto do pódio.
Bruno Senna venceu prova com apenas 16 volas em Fuji, todas sob safety car (Foto: Divulgação)
Como os carros não atingiram a distância mínima estabelecida pelo
regulamento, os pontos foram concedidos pela metade. Essa foi a terceira
vitória de Bruno Senna com a equipe Aston Martin em seu ano de estreia
não torneio de longa duração da FIA, mas desta vez na classe GTE Am (as
outras foram na GTE Pro). Na classe P1, a Audi comemorou os títulos de
pilotos e construtores.
Rubinho no Outubro RosaRubens Barrichello
entrou dos pés à cabeça no "Outubro Rosa", a campanha contra o câncer
de mama. O piloto, que neste fim de semana completou um ano na Stock
Car, trocou o tradicional verde de seu carro pelo rosa, cor da campanha
mundial de prevenção e combate à doença. Rubinho também trocou a cor de
parte de seu capacete e chegou a Curitiba usando um chamativo tênis cor
de rosa. À tarde, o piloto recebeu uma comitiva da Associação Amigas da
Mama, que visitou sua equipe e conheceu os boxes.
Rubinho disputou a etapa de Curitiba da Stock no clima do Outubro Rosa (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)
Escolhido o samba que homenageará Ayrton Senna no Carnaval 2014
No fim da madrugada deste domingo, foi escolhido o samba-enredo da Unidos da Tijuca, que homenageará
Ayrton Senna
no Carnaval de 2014. A parceria de Gustavinho Oliveira, Fadico, Caio
Alves e Rafael dos Santos levou a melhor com o "Acelera, Tijuca" (ouça o
samba-enredo no vídeo ao lado), em noite que contou com a presença da
irmã do eterno tricampeão, Viviane Senna, na quadra da escola. À frente
da bateria, os tijucanos terão, mais uma vez, a atriz e modelo, Juliana
Alves.
Juliana Alves, a rainha de bateria da Unidos da Tijuca no Carnaval de 2014 (Foto: Divulgação)
Animado com as perspectivas da escola para o desfile do próximo ano, o
carnavalesco Paulo Barros não escondia o entusiasmo com o enredo,
prestando também sua reverência ao piloto que em 1988, 1990 e 1991
conquistou três títulos do Mundial da Fórmula 1 para o Brasil.
- Ayrton Senna será o vencedor do GP Tijuca na Marquês de Sapucaí –
disse Barros, em declaração ao site "Carnavalesco" e reproduzida no
Facebook.