Giro do Motor: gaivota, quero-quero, abelhas, capotagens e bandeira preta
Em fim de semana com uma relação conturbada entre o esporte a motor e a natureza, Márquez é desclassificado, Helinho perde título e Átila 'tira zica'
Comente agora
Foi também uma rodada em que Hélio Castroneves tentou sair da condição de zebra para enfim se sagrar campeão da Indy, mas bateu na trave mais uma vez. Ainda nos Estados Unidos, a Nascar teve em suas duas corridas um piloto levantando vôo e outro sendo arrastado por 500 metros após uma capotagem. Longe de se parecer com a pantera cor de rosa, Rubens Barrichello entrou na campanha “Outubro Rosa”, enquanto o Mundial de Endurance pagou mico diante do público japonês ao não conseguir realizar as 6h de Fuji por causa de chuva incessante. Veja este e outros destaques do fim de semana no Giro do Motor:
Marc Márquez começou o GP da Austrália, neste domingo, como o único piloto em condições de faturar por antecipação o título da principal categoria do Mundial de Motovelocidade. Só que, além de Jorge Lorenzo e de Dani Pedrosa, o espanhol da Honda encontrou outro obstáculo às suas pretensões de se sagrar o mais jovem campeão da história da MotoGP: a matemática. Após a corrida de Phillip Island, ele reconheceu que o erro na contagem das voltas para fazer sua parada obrigatória para trocar de moto custou caro (veja o lance no vídeo). Mais precisamente, 25 pontos a menos de vantagem para Lorenzo, que venceu a prova.
Restando duas provas para o fim da temporada, ainda há 50 pontos em jogo. Márquez viu sua vantagem despencar de 43 para 18. A 34 pontos do líder, Pedrosa também tem chances de título. A próxima etapa será neste fim de semana, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
“Até que enfim!!!” Esta foi a frase que Átila Abreu gritou para sua equipe pelo rádio instantes depois de receber a bandeirada como o vencedor da 10ª etapa da temporada 2013 da Stock Car, em Curitiba. Não era para menos. Partindo de sua terceira pole position na temporada, o piloto de Sorocaba controlou os adversários e seu próprio ímpeto, adotando uma estratégia de não trocar pneus e economizar dois botões de ultrapassagem.
O esporte a motor viveu uma relação complicada com a natureza neste fim de semana. Em duas ocasiões, os bichos que invadiram as pistas levaram a pior. Durante o treino classificatório do Mundial de Motovelocidade, transmitido no Brasil durante a madrugada de sábado para domingo, Jorge Lorenzo acertou uma gaivota no circuito australiano de Phillip Island, mas mesmo assim garantiu a pole na MotoGP. Levando os restos da ave presos em seu radiador direito, o piloto fez a melhor volta da sessão até então, atingindo 340 km/h. Batido por Márquez, Lorenzo voltou à pista – já sem a gaivota – e atingiu a marca que lhe deu a primeira posição.
rodas para cima em Talladega (Foto: Getty Images)
A prova deste sábado na Truck Series, terceira divisão nacional da Nascar, foi marcada por diversos “big ones” – aqueles acidentes que envolvem diversos carros nos circuitos ovais. Mas nenhum foi tão impressionante quanto o que aconteceu a uma curva para a bandeirada na etapa de Talledega, nos Estados Unidos. Um dos protagonistas da batida múltipla foi o brasileiro Miguel Paludo, que acabou capotando a mais de 280 km/h, tendo sua picape arrastada com as quatro rodas para cima por cerca de 500 metros. O gaúcho saiu andando do carro, mas foi retirado do circuito de ambulância. Após vistoria de praxe no centro médico do circuito, foi liberado.
- Felizmente tudo não passou de um grande susto. Não machuquei nada, foi só um longo slide de cabeça para baixo. Agradeço a todos que me mandaram mensagens e à Nascar por toda segurança proporcionada a nós pilotos e todos envolvidos na corrida - disse o brasileiro ao final da prova.
Em meio à disputa pelo título entre Jimmie Johnson (2.254 pontos) e Matt Kenseth (2.250), e a vitória do azarão Jamie McMurray, a etapa da Sprint Cup, a principal divisão da Nascar, teve um lance inusitado na última das 188 voltas da prova de Talladega. piloto Austin Dillon conseguiu fazer o carro número 14 ser alvo das câmeras. Sem brigar pelo título da temporada, Austin Dillon se tocou com outros competidores e “levantou vôo” sobre o Carro de Casey Mears diante dos torcedores.
Fotógrafo socorre piloto de Motovelocidade
Um susto marcou a etapa de Santa Cruz do Sul do Brasileiro de Motovelocidade. Durante a disputa da categoria GP600, a segunda mais importante do torneio, o piloto Alex Pires sofreu uma queda no circuito gaúcho a seis voltas para o fim da corrida, que foi imediatamente paralisada com bandeira vermelha. O equipamento do competidor começou a pegar fogo, e isso fez com que o experiente fotógrafo Sérgio Sanderson – que cobre esportes a motor há mais de 35 anos – largasse temporariamente sua câmera enquanto para socorrer o piloto enquanto a equipe de resgate não chegava ao local. Alex foi atendido e não sofreu ferimentos graves, reclamando apenas de dores pela queda. O brasileiro Rafael Bertagnolli venceu a prova, reiniciada posteriormente. Na GP1000, classe principal, a vitória foi do argentino Diego Pierluigi.
Fontana, mas ficou com vice (Foto: Getty Images)
A missão era difícil. Mas Hélio Castroneves, único que tinha chances de tirar o título de Scott Dixon, lutou bravamente e não se deu por vencido até a última das 500 milhas de corrida no oval de Fontana, nos Estados Unidos. Precisando de apenas um sétimo lugar para se tornar tricampeão da Fórmula Indy, o neozelandês começou a última prova do campeonato de forma discreta, chegou a liderar na segunda metade, mas terminou em quinto, driblando os problemas de superaquecimento do carro 9 da Ganassi. Com o carro da Penske, o brasileiro foi combativo desde o início, mas um toque com outro carro da Ganassi, o de Charlie Kimball, o forçou a uma parada extra para trocar o bico, o que fez Helinho perder uma volta e dar adeus ao título. O brasileiro chegou na sexta posição, na corrida vencida por seu companheiro de equipe, Will Power. Tony Kanaan foi o terceiro, logo atrás de Ed Carpenter.
- A gente lutou. Eu estava brigando, não ia deixar barato. Mas o Kimball estava tentando de tudo ali na pista e acabou quebrando minha asa dianteira. Obviamente é frustrante, porque a gente queria ganhar o campeonato. A equipe Penske está de parabéns. Agradeço ao apoio de todos, agora é pensar no ano que vem. Vai ser mais uma batalha – disse o brasileiro após a corrida.
As fortes chuvas que atingiram Fuji, no Japão, neste domingo, atrapalharam mais uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance, mas no caso de Bruno Senna, o mau tempo veio a calhar. Depois de duas longas paralisações, os pilotos deram apenas 16 voltas e precisaram ficar atrás do safety car durante toda a prova. O brasileiro, que tinha conquistado a pole position no sábado, conseguiu se manter na frente e terminou no lugar mais alto do pódio.
Rubens Barrichello entrou dos pés à cabeça no "Outubro Rosa", a campanha contra o câncer de mama. O piloto, que neste fim de semana completou um ano na Stock Car, trocou o tradicional verde de seu carro pelo rosa, cor da campanha mundial de prevenção e combate à doença. Rubinho também trocou a cor de parte de seu capacete e chegou a Curitiba usando um chamativo tênis cor de rosa. À tarde, o piloto recebeu uma comitiva da Associação Amigas da Mama, que visitou sua equipe e conheceu os boxes.
No fim da madrugada deste domingo, foi escolhido o samba-enredo da Unidos da Tijuca, que homenageará Ayrton Senna no Carnaval de 2014. A parceria de Gustavinho Oliveira, Fadico, Caio Alves e Rafael dos Santos levou a melhor com o "Acelera, Tijuca" (ouça o samba-enredo no vídeo ao lado), em noite que contou com a presença da irmã do eterno tricampeão, Viviane Senna, na quadra da escola. À frente da bateria, os tijucanos terão, mais uma vez, a atriz e modelo, Juliana Alves.
Animado com as perspectivas da escola para o desfile do próximo ano, o carnavalesco Paulo Barros não escondia o entusiasmo com o enredo, prestando também sua reverência ao piloto que em 1988, 1990 e 1991 conquistou três títulos do Mundial da Fórmula 1 para o Brasil.
- Ayrton Senna será o vencedor do GP Tijuca na Marquês de Sapucaí – disse Barros, em declaração ao site "Carnavalesco" e reproduzida no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário