segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Russo de 19 anos que corre na GP3 será segundo piloto da STR em 2014

Após especulações que apontavam o português Antonio Felix da Costa, da World Series, e o brasileiro Felipe Nasr, da GP2, time anuncia Daniil Kvyat

Por Faenza, Itália
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Daniil Kvyat piloto russo STR Toro Rosso (Foto: Getty Images)Daniil Kvyat é a escolha da STR para o posto de
Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images)
Dona de um dos cockpits mais cobiçados pelos pilotos que desejam fazer sua estreia na Fórmula 1 em 2014, a STR surpreendeu muita gente e anunciou um russo de apenas 19 anos como seu segundo piloto para a próxima temporada. Daniil Kvyat, que faz parte do programa de jovens pilotos da RBR, compete atualmente na GP3, categoria pela qual disputará o título dentro de algumas semanas na rodada final, em Abu Dhabi.
Em julho passado, o futuro companheiro de equipe do francês Jean-Eric Vergne na Fórmula 1 pilotou um carro da escuderia italiana no terceiro dia dos testes para novatos em Silverstone, na Inglaterra. Kvyat completou 22 voltas e, com 1m35s281, ficou com o 11º lugar do ranking liderado pelo tricampeão Sebastian Vettel (1m32s894), da co-irmã RBR.
- Estamos felizes por dar continuidade à política de privilegiar os pilotos do nosso programa de jovens talentos. Daniil é um piloto muito talentoso, algo que se confirma diante dos seus resultados em todas as categorias juniores que ele competiu. Ele teve uma carreira muito bem sucedida no kart e, em 2012, levou o título da Fórmula Renault 2.0 Alps, com sete vitórias. Além disso, está a apenas sete pontos do líder da GP3. Daniil nos impressionou muito com seu desempenho e vamos lhe dar o melhor suporte possível para sua carreira na Fórmula 1 - disse Franz Tost, chefe da equipe.
Daniil Kvyat piloto russo STR Toro Rosso (Foto: Getty Images)Daniil Kvyat participou dos testes para novatos em Silverstone, em julho (Foto: Getty Images)
A decisão da equipe dá um fim às especulações sobre uma possível promoção do português Antonio Felix da Costa, que era tido como o favorito à vaga deixada pelo australiano Daniel Ricciardo, que substituirá o compatriota Mark Webber na RBR no próximo ano. Felix encerrou esta temporada como o terceiro colocado na World Series, um campeonato com carros bem mais potentes que os usados na GP3, que faz as preliminares da F-1 junto da GP2, sua “irmã mais velha”. Desta categoria, aliás, veio outro nome que havia sido especulado para o cockpit deixado por Ricciardo: o do brasileiro Felipe Nasr, que não faz parte do programa de desenvolvimento da RBR.
- É uma notícia fantástica, um sonho que está se realizando. Quero agradecer à RBR e à STR por essa preciosa oportunidade. Desde que comecei no kart, meu grande sonho era chegar à Fórmula 1, e isso se tornará realidade a partir da próxima temporada. Eu já tive a chance de trabalhar por um breve momento com a STR, quando dirigi no teste de Silverstone, e adorei a experiência. Eu moro na Itália e consigo falar italiano muito bem, então tenho certeza de que conseguirei me integrar ao time muito rapidamente - comemorou Daniil Kvyat.
O jovem Daniil Kvyat será companheiro de Jean-Eric Vergne na STR (Foto: Getty Images)O jovem Daniil Kvyat será companheiro de Jean-Eric Vergne na STR em 2014  (Foto: Getty Images)
A contratação de Daniil Kvyat também coloca em evidência a nova geração de pilotos russos. O piloto da STR deverá ter o compatriota Sergey Sirotkin como adversário. Com apenas 18 anos, Sirotkin depende apenas da aprovação da superlicença, por parte da Federação Internacional de Automobilismo, para assumir o cockpit da Sauber em 2014. A escolha do piloto foi resultado de um generoso investimento de um grupo russo, que salvará a equipe suíça da delicada situação financeira vivida atualmente.
Na semana passada, o baiano Luiz Razia, que também busca uma vaga na Fórmula 1, comentou a notícia de que o belga Stoffel Vandoorne, vice-líder da World Series, teria sido procurado pela STR para a vaga aberta após a transferência de Ricciardo. O brasileiro usou as redes sociais para comentar sobre os critérios adotados pelos times da categoria, e acusou a escuderia italiana de priorizar as cifras financeiras no processo de contratação de um novo piloto. Segundo Razia, seriam necessários pelo menos 10 milhões de libras (R$ 35 milhões) para “comprar” uma vaga na principal categoria do automobilismo.

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