Cacá Bueno estabelece novo recorde de velocidade da Stock Car: 345 km/h
Piloto da equipe RBR supera as expectativas no deserto de sal de Bonneville e escreve o nome na história do automobilismo brasileiro
Para se tornar o piloto mais veloz dos 31 anos da Stock Car, Cacá tinha que superar a marca do paulista Fábio Sotto Mayor, que alcançou 303 km/h na Rodovia Rio-Santos, em 1991, com um Opala seis cilindros. Apesar das dificuldades de guiar no sal e da altitude de 2.000m acima do nível do mar em Bonneville, o tricampeão brasileiro foi além das expectavivas para ultrapassar a barreira dos 300 km/h com o seu V-8.
- Alcançar 345 km/h de velocidade é muito mais do que a gente esperava. Não foi um trabalho feito apenas nestes dois dias no deserto. Foram meses de preparação. É um Stock Car, a gente não mudou nada. Estou feliz por mim, pela equipe e por todos que gostam de Stock Car. Agora posso responder a pergunta que sempre me fizeram: um stock car pode chegar a 345 km/h - vibrou Cacá Bueno.
Sobre o fundo de um extinto lago de água salgada, as pistas de Bonneville Salt Flats recebem desde 1949 pilotos e carros de todos os cantos do planeta em um dos maiores eventos de quebra recorde do mundo: a Semana da Velocidade. Mas foi a primeira vez que uma equipe e um piloto brasileiro tiveram a oportunidade de correr no deserto de sal.
- É uma realização muito grande, um desafio em que tudo era novidade. Estamos muito felizes de conseguir esse recorde tão especial. Com certeza superou bastante as nossas expectativas - confessou o chefe da equipe RBR, Andreas Mattheis.
(Foto: Bruno Terena/Red Bull Photofiles)
As tentativas para a quebra do recorde começaram apenas no dia 24, após o fim da Semana da Velocidade. Com a pista de 13 km de distância livre para acelerar, Cacá superou a marca de Sotto Mayor logo na segunda chance. Para o novo recorde ser validado, o brasileiro teve que fazer o trajeto de ida e volta. A marca oficial é formada pela média das maiores velocidades alcançadas nas duas passagens.
- É engraçado porque o sal é muito diferente do asfalto. Na quinta marcha - um Stock Car tem seis - eu não pude acelerar até o fundo. Ele foi balançando até os 200 km/h. Quando chegou a 250 km/h, ele começou a balançar um pouco menos. Quanto mais velocidade, mais pressão para o chão ele tem. Então a partir dos 280 ele se firmou. A pista é larga e você vai de um lado para o outro controlando o carro. Nos limites dos nossos autódromos no Brasil, que têm no máximo uma reta de um quilômetro, nós podemos alcançar 240, 250 km/h. E logo na nossa estreia já conseguimos 318,6 km/h. Mas nós vamos para mais - previu Cacá.
- Foi divertido, mais tomei dois sustos no caminho. Não tem como andar sem asa. O chão é muito escorregadio e fica sem pressão nenhuma. Quase que rodei a 270 km/h. Foi meio perigoso. Na volta a gente colocou até um pouco mais de asa do que na primeira vez e conseguimos 338 km/h. Como o que vale é a média das duas passagens, nós vamos voltar amanhã para superar os 340 - garantiu o brasileiro.
(Foto: Divulgação)
Nada que preocupasse o tricampeão brasileiro. Para confirmar a maior velocidade já registrada por um Stock Car brasileiro, o carioca repetiu a dose no tiro seguinte e estabeleceu a média tão sonhada:
- Dedico esse recorde para todo mundo que adora velocidade. Não só para os fãs de Stock Car, mas pra todos que gostam de automobilismo. Primeira vez de uma equipe brasileira no deserto de sal, 345 km/h. Ficou a vontade de voltar em 2011 para bater isso
http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2010/09/caca-bueno-estabelece-novo-recorde-de-velocidade-da-stock-car-345-kmh.html
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