'Magrelo'? Só no apelido! Neymar aguenta tranco na Seleção sub-20
GLOBOESPORTE.COM conversa com profissionais do Santos para saber de onde o craque tira força para superar as pancadas dos adversários
Seleção Brasileira sub-20 (Foto: Mowa Press)
Os números da evolução de Neymar desde que chegou ao profissional do Santos não mentem. De janeiro de 2010 até hoje, o jogador ganhou 4kg de massa muscular. De acordo com o fisiologista do Santos, Luís Fernando de Barros, o craque ganhou músculos, mas de forma equilibrada em todos os membros do corpo.
- Existiu um equilíbrio nesse ganho do Neymar, foi tudo muito bem distribuído. O atleta, por exemplo, que ganha massa muscular nos membros inferiores pode ver isso traduzido em potência. Ele tem agilidade e capacidade de mudar de direção com facilidade. E é justamente isso que acontece com o Neymar - explicou.
Outro dado importante em relação a Neymar é o baixo percentual de gordura, que é de 6%. Segundo Barros é sinal de que o atleta ganhou peso, mas apenas de massa magra.
O Neymar tem um certo domínio do seu corpo e já sabe o que pode ou não fazer"
Luís Fernando Barros, fisiologista do Santos
De acordo com Luís Fernando, Neymar aprendeu a usar o corpo franzino para se livrar dos adversários. Para o fisiologista, além do trabalho de fortalecimento do garoto, a malandragem com o passar dos anos tem ajudado o atacante.
- A experiência do jogador também acaba contando para ele se livrar das pancadas. O Neymar já tem um certo domínio do seu corpo e já sabe o que pode ou não fazer - contou.
De Magrelo, Neymar pode até ter o porte físico, mas em campo a história é outra. O jogador brincou ao falar ao apelido, criado pelo volante Casemiro.
- Esse apelido vem de longa data, da seleção sub-15, sub-16. Foi ideia do Casemiro, com quem convivo há muito tempo. Mas acho tranquilo, todos têm apelido. Sou muito forte, né? Nem tenho como ficar brabo com esse apelido que arrumaram - brincou o jogador.
Seleção sub-20, no Peru (Foto: Reuters)
- Existe uma equipe que dá uma base para os jogadores no Santos. Tem a fisioterapia, a fisiologia, a preparação física e a parte de nutrição do atleta. O Neymar é profissional. Nos dias após os jogos, ele é o primeiro a aparecer na fisioterapia para fazer alongamento, massagem, gelo, banheira. Ele sabe que apanha muito e como profissional se preocupa com o dia seguinte às partidas. É um jogador preocupado com a parte nutricional, com a suplementação. Faz tudo direitinho - explicou Avelino.
Na tarde da última terça-feira, em Arequipa, Neymar participou apenas de um treino regenerativo. E foi justamente na sala de musculação, pegando pesado nos aparelhos da academia do Hotel Liberador, concentração do time canarinho durante o hexagonal final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário