Humor, fantasias e animação na corrida Pé na Carreira, em Fortaleza
Zorro, Paquitas, Drácula e Amy Winehouse fizeram parte da terceira edição da irreverente corrida de rua cearense. Mais de mil pessoas passaram por lá
(Foto: Luana Andrade\ Globoesporte.com)
Na Cidade das Crianças (Parque da Liberdade), o palco estava recheado de personagens conhecidos. Na tarde deste domingo, Amy Winehouse se destacou no meio da multidão. A fantasia era do Filipe Freire, de 25 anos, educador físico, que resolveu prestar uma homenagem a cantora, falecida na semana passada.
- Na primeira edição, eu homenageei Michel Jackson, gostava muito dele. Esse ano, quis prestar minha homenagem a Amy. Eu nem cheguei a me inscrever, vim de última hora – declara o educador físico.
Os Cágados Ninjas, Tartarugas Ninjas cearenses, como eles se intitulam, fizeram sucesso na tarde deste domingo. Participantes pela primeira vez da corrida, os Cagádos Ninjas resolveram correr por causa da irreverência do evento.
- Nós estávamos pensando em correr com uma bacia nas costas, mas não tinha aonde. Descobrimos a Pé na Carreira e viemos correr com a bacia aqui - brinca o administrador José Rabelo.
- A corrida mostra a irreverência e muita alegria dos cearenses. É diferente, está sendo muito bom participar dessa corrida – declara o funcionário público, Francisco Lucas.
- É a primeira vez que participamos da corrida e resolvemos vir fantasiados de soldados, porque é a fantasia mais barata e comprada no local mais cearense de todos: o Beco da Poeira (famoso shopping popular em Fortaleza). - fala sorrindo a funcionária pública.
A molecagem e diversão foi o fator principal para que o marido de Carla participasse da corrida.
- Além de trazer qualidade de vida, a corrida também nós trás diversão, alegria, amizades bacanas. É um espaço bastante democrático – declara o professor.
(Foto: Luana Andrade\ Globoesporte.com)
- Eu participo de muitas corridas, mas essa eu me dedico a correr para motivar os meus amigos e para ajudar a Associação Beija-Flor. A fantasia do Zorro é uma motivação as pessoas. Eu fico correndo em uma roupa quente e preta debaixo do sol, acho que isso incentiva as pessoas a continuarem quando me veem.
O amigo do Zorro, Braz Filho, diz que a proposta do amigo dá certo e o incentiva muito a correr.
- Durante minha trajetória para emagrecer 56 quilos, a primeira corrida foi com o Zorro Cearense. Ele me incentivou muito. Olhava pra ele e pensava: 'se esse cara está correndo com uma roupa dessa e chega até o final, porque eu não consigo?' - declara Braz.
No meio de tanta brincadeira também tinha espaço para os corredores profissionais. O atleta Marcelo Freitas , de 21 anos, estava bastante empolgado para participar pela primeira vez da corrida.
- Participei de várias corridas, mas uma tão animada assim é a primeira vez. Estou aqui para manter meu físico, já que sou profissional de atletismo. Quero correr para ganhar – declara o atleta.
Quem está acostumado a praticar corrida de rua, se animou também com o percurso da corrida. O corredor amador Marcos Rebouças, de 44 anos, diz que o local escolhido foi agradável.
- O Centro de Fortaleza é pouco valorizado. As praças daqui são lindas e não temos a cultura de conhecer o que é nosso. O local é interessante, achei importante o percurso ser nas praças do Centro, valoriza o que é nosso – declara Marcos.
Um pouco de futebol na corrida
(Foto: Luana Andrade\ Globoesporte.com)
Mas o quem mais se destacou foi o advogado Eduardo Henrique, de 37 anos, fantasiado de He-Man Alvinegro com seus Castelão Grayskull (alusão ao estádio Castelão e o castelo de Grayskull do He-Man).
- Estou aqui para incentivar o Ceará a jogar bem contra o Fluminense, mandando energias positivas (mal sabia ele que não iria dar muito certo. O Ceará foi goleado por 4 a 0, no Rio de Janeiro, pelo Fluminense, neste domingo). A corrida foi um ato simbólico do Ceará ter derrotado o Leão, que virou um gatinho, e ter subido para a Série A – brinca o torcedor animado.
Valorização da cultura regional
O comediante Ciro Santos esteve na corrida para ajudar na hora do aquecimento, mas logo tirou o corpo fora para participar da corrida.
- Não, correr não dá. O salto alto não ajuda. Mas estou aqui para dar uma força para o evento que valoriza a cultura nordestina, onde o humor é tão presente. É importante a realização de eventos assim, para levantar a autoestima de todos.
Para a próxima edição, Fernando Elpídio, organizador da Pé na Carreira, quer fazer uma corrida nacional.
- A corrida está crescendo cada ano mais, esse ano veio mais gente do que o esperado. Próxima edição queremos fazer uma prova nacional, vamos fazer da corrida uma atração turísticas – declara.
Vencedores
Na categoria " Chinela Negrada!" (quatro quilômetros feminino e masculina) a vencedora foi Maria da Conceição de Menezes e na masculino Heriton de Quino Nascimento. Já na categoria "Se garente ó" (oito quilômetros feminino e masculino) Maria Ivoneida Matos ganhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário