Garotada da sub-20 chama atenção de Mano e pode figurar em Londres-2012
Gabriel, Danilo, Dudu, Oscar e Henrique encerram Mundial Sub-20 em alta. Convocado até para a principal, santista é um dos que deve ir às Olimpíadas
Presença constante nas convocações para a Seleção, o trio está praticamente garantido para liderar a missão de conquistar a inédita medalha de ouro na Inglaterra. O volante Sandro e o atacante Alexandre Pato também são outros que só não estarão na lista por problemas de lesão ou extracampo. Mas ainda restam muitas vagas no grupo de 18 atletas – e que, pelo desempenho apresentado na Colômbia, poderiam ser dedicadas aos comandados do técnico Ney Franco.
Cinco em alta
Apesar de terem apenas entre 19 e 21 anos durante os Jogos Olímpicos e as regras permitirem a utilização de três jogadores acima dos 23, o talento de nomes como o goleiro Gabriel, o lateral-direito Danilo, os meias Dudu e Oscar e o atacante Henrique falaria mais alto. Os cinco encerraram o Mundial Sub-20 em alta e mostraram potencial, ao menos na competição, de que têm condições de seguirem vestindo a amarelinha.
Quem mais impressionou foi Henrique. Autor de cinco gols e três assistências, o jogador recebeu a Chuteira e a Bola de Ouro diretamente das mãos do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, após a decisão contra Portugal, vencida por 3 a 2. Decisivo ao marcar os três gols da final, Oscar é outro bem cotado, também por suas restantes boas atuações, assim como Gabriel e Dudu.
O grande favorito a estar presente em Londres, porém, é Danilo. Ele foi chamado por Mano para o amistoso da Seleção principal diante de Gana em setembro. Antes mesmo de enfrentar os portugueses, no último sábado, e tem a favor o fato de atuar também no meio-campo. A partir de janeiro, ele jogará pelo Porto, onde também ganhará experiência internacional ou a chamada “cancha”, como Ney Franco gosta de frisar.
– Esse é o objetivo, é o reconhecimento de todo um trabalho, de todo o esforço que tive. Mas como falei, o principal não é ser chamado, e sim se manter na Seleção Brasileira – disse Danilo.
Futuro decisivo
Até agosto do ano que vem, o desempenho dos jogadores por seus clubes deverá ser fundamental para Mano sanar todas as dúvidas restantes. Essa é a preocupação, por exemplo, do volante Fernando, do zagueiro e capitão Bruno Uvini e de Dudu, que ainda almeja participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro, muito provavelmente sob o comando de Ney Franco.
– Pude entrar muito bem nesse Mundial, consegui ajudar o Brasil a sair vencedor e isso é algo muito satisfatório. Agora espero voltar ao Cruzeiro, fazer os mesmos gols, dar as mesmas assistências, porque se eu estiver bem o Papai Ney vai me ver – afirmou o cruzeirense Dudu.
Fernando espera ter colocado dúvida na cabeça de Mano.
– Está muito longe ainda, mas quem sabe já não deixamos uma dúvida na cabeça do Mano? Esse campeonato me deu muita moral, assim como o Sul-Americano. Com confiança, quero voltar ao Grêmio e brigar para ser titular – contou o gremista, camisa 5 da Seleção.
– Está tendo um entrosamento muito grande entre a base e a principal. As Olimpíadas, na qual temos idade para participar, é o nosso próximo objetivo. E foi legar ver que o Mano, toda a sua comissão e até o presidente estão acompanhando. O Brasil sabe que pode contar conosco. Somos um celeiro de craques – encerrou o são-paulino, que ergueu a taça de campeão mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário