Com ‘desafio de Messi’, Barça mostra filosofia de jogo do time aos cariocas
Escolinha de futebol do clube catalão faz sucesso no Rio de Janeiro e mostra chegada forte do Barcelona ao mercado brasileiro
(Foto: Thiago Barros/Globoesporte.com)
Com 120 crianças, divididas nas categorias sub-7, sub-9, sub-11 e sub-13, o Barça Camp começou na última segunda e vai até sexta-feira. Os meninos são agrupados em times com nomes de jogadores - Puyol, Piqué, Iniesta, Daniel Alves, Xavi, Thiago Alcântara, Fábregas e Messi - e passam por uma bateria de exercícios inspirados na metodologia de treinamento que é utilizada em todas as categorias do Barcelona, desde as crianças ao profissional. São treinos de finalização, troca de passes em campos reduzidos e mini-coletivos, comandados pelo gerente das escolinhas do Barcelona, Isaac Guerrero, auxiliado por oito técnicos selecionados na clínica de treinadores do Rio.
- Fui selecionado no curso e estou muito feliz por participar deste projeto. Nos escolheram e passaram uma mensagem muito interessante, que é a filosofia de futebol do Barcelona: jogar sempre se divertindo, como se fosse uma criança, até o profissional. E é isso o que tentamos passar para as crianças, porque se eles tiverem essa ideia de diversão, sempre vão conseguir jogar bem e dar espetáculo para a torcida, caso se tornem jogadores no futuro - afirmou o professor Ricardo Fernandes.
(Foto: Thiago Barros/Globoesporte.com)
- Hoje o mundo inteiro fala só de Barcelona. Estávamos acompanhando o Campeonato Carioca de Futsal e vimos a publicidade do Barcelona Camp. Entrei no site, peguei o telefone e de imediato fiz a inscrição dos meninos, em dezembro. É uma oportunidade única e para os meninos é muito legal poder ter este tipo de contato com uma filosofia como a do Barcelona. A organização é ótima, a estrutura também e estamos muito satisfeitos - contou.
"Desafio do Messi" e planos para o futuro
Além de todo o trabalho em campo, valorizando a criatividade e o estilo de jogo dos passes rápidos com muita posse de bola, há ainda preocupação com a hidratação dos alunos, uso de protetor solar a todo o tempo e até mesmo uma ambulância na beira do campo para qualquer emergência. No entanto, o que faz sucesso mesmo com a garotada é o “Desafio do Messi”. São cinco cones espalhados em distâncias iguais, em uma parte do campo monitorada por uma máquina que computa o tempo em que a pessoa faz o circuito.
Basta correr na direção da máquina e voltar fazendo zigue-zague em torno dos cones para participar do desafio. O vencedor, é claro, é quem completar o percurso com mais velocidade. Matheus, de 12 anos, sobrinho de Lucas Alvarenga, foi quem levou a melhor na turma sub-13. Ele anotou o tempo de 5,37 segundos, pouco menor que o recorde de Messi (5,125 segundos). Com um pequeno detalhe: o argentino faz o percurso carregando uma bola nos pés. Luis Fabiano, de apenas oito anos e que já tem nome de jogador, explica o motivo de tudo que tem o nome do camisa 10 do Barcelona chamar a atenção.
- Ele é joga muito! Sou fã dele - disse o menino, batizado com este nome em homenagem ao centroavante do São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário