Agradável aos olhos
qui, 09/02/12
por Rafael Lopes |
4 – Lewis Hamilton (ING)
Sem dúvidas, o carro mais bonito do ano. O MP4/27 da McLaren foi o único até agora que não contou com o horrendo degrau na parte dianteira do carro, ocasionado pelo novo regulamento que limitou a altura do bico em 55 centímetros (clique aqui, veja o infográfico e entenda o motivo). Como a equipe inglesa sempre investiu em cockpits mais baixos do que os das rivais, os engenheiros da equipe conseguiram manter a frente longilínea, elegante e parecida com a do ano passado. Resta ver se dará certo neste ano.
O fato é que o modelo com o qual a McLaren espera deter o domínio da RBR tem aerodinâmica mais refinada que o dos rivais. Com o MP4/27, a equipe inglesa apostou em uma evolução clara do carro que venceu seis GPs em 2011 e ajudou o time a ficar com o vice-campeonato de construtores. E a maior parte das alterações está na parte traseira, que teve de ser repensada após a proibição do escapamento aerodinâmico (ou difusor soprado), que usava os gases liberados pelo motor para ganhar downforce, principalmente nas curvas. Os engenheiros optaram por fazer laterais mais convencionais, abandonando o formato em “U” do ano passado.
Outra alteração visível está na entrada de ar posicionada acima da cabeça do piloto. No ano passado, a equipe inglesa adotou uma solução ousada, com três orifícios (dois na tampa do motor). Em 2012, apenas a tradicional está presente. Com um duto simples, a McLaren pretende refrigerar o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) e o câmbio. Com soluções parecidas com 2011 e um design mais atraente para os torcedores (e todos esperam que isso não mude até Melbourne), o time inglês espera brigar pelo título desde o início do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário