Da briga pelo título à crise na Ferrari, três anos conturbados para Massa
Após beliscar o campeonato em 2008, sequência de acontecimentos negativos põe o brasileiro em momento difícil na F-1, sem conseguir pontuar nas provas
24 comentários
Após terminar o GP da Malásia em 15º lugar e ver Alonso levar a criticada Ferrari ao lugar mais alto do pódio, Massa se encontra diante de uma encruzilhada. E em vez de aproveitar as três semanas de folga da F-1 para visitar a família no Brasil, seguiu para a fábrica da escuderia em Maranello para trabalhar com engenheiros e, quem sabe, buscar respostas para algumas perguntas: o que o futuro lhe reserva? A vaga na Ferrari está ameaçada? Quando tudo começou a dar errado?
- Quando veio aquela ordem na Alemanha, a casa dele caiu – lembra Luciano Burti, comentarista de Fórmula 1 da TV Globo, referindo-se à mensagem da Ferrari pelo rádio no GP em 2010.
Placar em corridas: Massa x Companheiros | |
---|---|
2011 | Massa 3 x 16 Alonso |
2010 | Massa 5 x 14 Alonso |
2009 | Massa 5 x 4 Raikkonen |
2008 | Massa 12 x 6 Raikkonen |
2007 | Massa 5 x 12 Raikkonen |
E os números depõem a favor da teoria. Quando retornou às pistas após o acidente, mesmo não estando 100%, começou bem a temporada de 2010, subindo ao pódio no Bahrein (2º) e na Austrália (3º). Mas do episódio na Alemanha em diante, os resultados expressivos tornaram-se cada vez mais raros. O brasileiro chegou entre os três primeiros apenas mais duas vezes nas 29 corridas até hoje, tendo passado em branco em 2011, tornando-se o primeiro piloto titular da Ferrari desde Ivan Capelli em 1992 a não subir ao pódio em uma temporada.
Números de Massa na Ferrari | |||
---|---|---|---|
Ano | Pódios | Vitórias | Provas |
2011 | 0 | 0 | 19 |
2010 | 5 | 0 | 19 |
2009 | 1 | 0 | 9 |
2008 | 10 | 6 | 18 |
2007 | 10 | 3 | 17 |
2006 | 7 | 2 | 1 |
Lito Cavalcanti, comentarista de automobilismo do SporTV, concorda que o episódio na Alemanha possa ter abalado Massa, mas acredita que o piloto já tenha o superado.
- O ocorrido na Alemanha pode o ter abatido naquele momento. Ele era o filho querido na Ferrari, e de repente levou uma punhalada nas costas. De caçulinha, passou a filho bastardo. Mas acredito que ele já tenha superado. Felipe tem uma resistência psicológica muito grande. Ele não é de sensibilidade aflorada, não acredito que tenha tanta influência até hoje - disse.
- Vejo uma possibilidade muito forte de a mudança de pneus ter influenciado diretamente nesta fase dele. Antes, a Bridgestone não tinha concorrência e fornecia pneus duros, muito resistentes, com as laterais reforçadas, que permitia os pilotos entrarem nas curvas pisando no freio, muito diferente dos compostos atuais da Pirelli. Agora os carros exigem um estilo de pilotagem muito diferente. E o Felipe Massa acabou não se adaptando. Assim como o Schumacher também não, o Webber é outro que também tem dificuldades - completou.
Jogo de equipe GP da Alemanha 2010 | |
---|---|
Antes | 30 pódios em 72 corridas na Ferrari |
Depois | 5 pódios em 39 corridas na Ferrari |
Acidente GP da Hungria 2009 | |
Antes | 28 pódios em 62 corridas na Ferrari |
Depois | 5 pódios em 39 corridas na Ferrari |
Com contrato válido apenas até o fim de 2012 e com uma temporada ruim em 2011 nas costas, a permanência de Felipe Massa na Ferrari no próximo ano é complicada. Além disso, os rumores que apontam Sergio Pérez, piloto da Sauber e membro da Academia da Ferrari, como substituto do brasileiro cresceu após a brilhante atuação do mexicano no GP da Malásia. Para Burti, a fase é difícil, mas não é impossível de ser revertida.
- A situação de Massa na Ferrari não é irreversível, mas é muito complicada. Ele precisa de uma boa exibição para recuperar a confiança, um bom resultado, principalmente superando o Alonso. Pode ser o empurrão que ele precisa, pode fazer a diferença - concluiu. Como o próprio presidente da escuderia, Luca di Montezemolo, alertou no início do ano: "Massa tem que fazer algo grande, depois de uma temporada não tão positiva".
Nenhum comentário:
Postar um comentário