Confederação lança campanha para tentar incluir o surfe em Rio-2016
Esporte seria exibição nos Jogos. Principal argumento dos organizadores do movimento é o número de praticantes: 20 milhões em mais de 100 países
Para virar olímpico, o esporte precisa ser praticado em 70 países - de quatro continentes. O surfe foi um dos que tentaram entrar no programa de 2016. Golfe e rúgbi venceram a disputa, anunciada em 3 de novembro de 2009, um dia depois da eleição que escolheu o Rio como sede.
Um dos pontos contra o sonho do surfe é a necessidade de a sede ter praias com boas ondas. Segundo a ISA, porém, esse problema se resolveria com a "ajuda" de países vizinhos ou com piscinas de ondas.
Para ser um esporte exibição, o esporte precisa ter o projeto aprovado pelo comitê organizador, já que há impacto no orçamento. Até o momento, o comitê Rio-2016 não tem conhecimento do projeto.
O futebol de areia também tenta entrar em 2016, mas por um caminho diferente. Como a confederação é filiada à Fifa, a ideia é ser uma disciplina do futebol. O Comitê do Rio já manifestou seu apoio.
Em Pequim-2008, o comitê local incluiu disputas de Uchuu - kung-fu tradicional - sem valer medalhas, mas em instalação olímpica. Desde 1992, em Barcelona, com a pelota basca, não havia esportes demonstração em Jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário