Líderes da Stock, pilotos defendem jogo de equipe: 'Errado é descumprir'
Daniel Serra, líder do campeonato, e Ricardo Maurício,
campeão de 2008, frisam que pensar no time faz parte do trabalho de um
piloto, da F-1 à Stock
A Stock Car disputa neste fim de semana a terceira etapa da temporada
2013, na pista gaúcha de Tarumã. Antes de embarcar para o Rio Grande do
Sul, Daniel Serra e Ricardo Maurício participaram do programa “Linha de
Chegada Entrevista”, explicando que o alto desgaste de pneus ainda é uma
incógnita no circuito que recebeu a primeira corrida da categoria, há
34 anos. Porém, os competidores que disputam a liderança do campeonato
tocaram em outro ponto que tem causado muita polêmica no mundo da
velocidade: o jogo de equipe. O incidente entre Sebastian Vettel e Mark
Webber no GP da Malásia de Fórmula 1, quando o alemão ignorou a ordem da
RBR para que fossem mantidas as posições, foi tirado como exemplo por
Serra.
- Isso acontece faz tempo na F-1, a gente já viu acontecer várias
vezes. É normal a questão do jogo de equipe, descumprir que é errado. Lá
a disputa foi limpa, ninguém jogou sujo um com outro. O problema é se
eles haviam combinado algo. Se um deles não cumpriu e o outro não, esse
cara errou. Do jeito deles, têm que resolver isso daí – explica o
piloto, que guia pela filial brasileira da RBR na Stock.
Companheiro de Cacá Bueno, Daniel Serra venceu a etapa de Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Ricardo Maurício, que foi ao pódio nas duas etapas já disputadas neste
ano, diz que o jogo de equipe não se resume a trabalhar para o
companheiro quando não se tem mais condições de disputar o título. Seu
time, a RC Competições, é o único da Stock que tem dois campeões em seus
cockpits. E o piloto do carro 90 - terceiro colocado na atual temporada
- garante que ambos possuem exatamente as mesmas condições, sem
privilégios. Mas que, justamente por isso, é preciso pensar de maneira
menos individualista.
- Isso nunca aconteceu na nossa equipe porque sempre chegamos com os
dois pilotos disputando o título até a última etapa. A gente conversa
para um não atrapalhar o outro, mas às vezes seu carro não está andando
bem e não faz sentido você ficar trancando seu companheiro de equipe.
Cedendo uma posição para um companheiro, você também está defendendo seu
patrocinador, e isso tem que ser pensado – afirma Ricardinho, campeão
de 2008, que é companheiro de Max Wilson, vencedor em 2010.
Campeão de 2008, Ricardo Maurício foi o pole da Stock Car em Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Líder do campeonato, Daniel ressalta que é contra uma inversão de
posições ou um pedido de que não haja disputa entre dois companheiros
quando se está no começo de um campeonato. Mas defende este trabalho a
partir do momento em que só um deles tem chances de ficar com o título.
Rebatendo a hipocrisia, ele alfineta os “corneteiros” que criticam tal
comportamento apenas quando os brasileiros são prejudicados.
- É difícil isso acontecer aqui, mas eu sou contratado pela equipe,
trabalho para ela, vou seguir as ordens. Quem critica, aprova quando é
ao contrário. Infelizmente, brasileiro está só na posição ruim do jogo.
Mas, se fosse ao contrário, tenho certeza que todos aqueles que adoram
escrever em blog, que postam na Internet que “é um absurdo” etc, não
sabem exatamente o que está acontecendo, estão ali só como espectador. O
piloto está trabalhando para uma equipe, não é só ele ali. Tem muita
coisa envolvida – salienta o piloto do carro 29.
Pilotos defendem liberdade nas disputas enquanto todos tiverem chances (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
A terceira etapa da Stock Car 2013 será disputada neste fim de semana na pista de Tarumã, no Rio Grande do Sul. O
SporTV
transmite ao vivo e em alta definição o treino que define as posições
de largada a partir das 16h de sábado, e a corrida no domingo, às 11h da
manhã.
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