Sem trocar pneus, Ricardo Maurício vence e Rubinho faz primeiro pódio
Em dia de 'sambadinha' de Barrichello, opção de ficar na pista com pneus de chuva no asfalto seco vale vitória e liderança do campeonato ao carro 90
20 comentários
Sem vencer uma prova desde 2010, quando faturou a Corrida do Milhão, Ricardo Mauríxio, novo líder do campeonato, disse que não havia pressão por uma nova vitória na categoria. Só lamentou o pouco tempo para comemorar, já que a próxima etapa será em duas semanas, no anel externo do autódromo de Brasília.
- Nunca tive um peso nas minhas costas por ter que ganhar ou não. Esta é a décima prova que eu ganho na Stock Car, é meu sexto pódio consecutivo, contando os do ano passado. Guio em uma equipe de ponta, e algumas vezes a gente está liderando e algo acontece que nos faz perder a corrida. Mas sempre lutei pelo título, fui vice-campeão nos últimos dois anos. Era uma questão de encaixar tudo para essa vitória vir – disse Ricardo Maurício.
A largada foi dada com um atraso de 50 minutos, e com o carro de segurança puxando o grid. Ele só foi aos boxes no começo da quarta volta, e foi aí que começou o duelo entre o pole Átila Abreu e o segundo colocado Allam Khodair, vencedor da prova baiana em 2012. Com a largada, começaram também as confusões sobre o asfalto molhado. Popó Bueno, que largava em nono, foi tocado por Sergio Jimenez e rodou. Max Wilson, que depois partir de oitavo já havia ganho as posições de Felipe Lapenna e Duda Pamplona, também perdeu o controle do carro.
Na nona volta, com o asfalto secando, Valdeno Brito – que vinha em décimo lugar – entrou nos boxes, mas só trocou um pneu, mantendo os compostos de chuva. Na volta seguinte, Patrick Gonçalves, único baiano da categoria, passou reto e bateu na curva da balança. Oportunidade de ouro para Max Wilson, que havia entrado exatamente naquela volta para colocar pneus para pista seca. Como a batida de Patrick exigiu a entrada do safety car, diversos carros optaram por trocar pneus, o que deu a liderança a Ricardo Maurício, à frente de Rubens Barrichello e Rafa Matos.
De volta à pista com os pneus ainda frios, Khodair perdeu o ponto de freada e acertou uma barreira, perdendo diversas posições e avariando seu carro. Mas a bandeira verde durou pouco: envolvido em toques em disputas por posições, Julio Campos parou na reta principal, provocando a terceira intervenção do safety car e juntando os carros mais uma vez. A relargada foi dada a cerca de dez minutos para o fim do tempo regulamentar de 40 minutos.
Motivo de alívio para Ricardinho, Barrichello e Rafa Matos. Afinal, o ritmo mais lento poupava seus pneus de chuva, já muito desgastados no asfalto seco. E, com o cronômetro correndo, só haveria tempo para mais uma volta.
Com a bandeira verde, veio mais emoção: os três primeiros colocados foram muito pressionados por Thiago e Cacá. Ambos superaram Rafa Matos, e assim o piloto do carro 21 garantiu um lugar no pódio, passando a meio carro de Rubinho na linha de chegada. Ricardo Maurício conquistou sua primeira vitória em três anos e se tornou o novo líder do campeonato.
Veja o resultado da quarta etapa da temporada 2013 da Stock Car, em Salvaddor:
1. Ricardo Maurício – carro 90 da RC
2. Rubens Barrichello – carro 111 da Full Time
3. Thiago Camilo – carro 21 da RCM
4. Cacá Bueno – carro 0 da RBR Mattheis
5. Átila Abreu – carro 51 da AMG
6. Max Wilson – carro 90 da RC
7. Nonô Figueiredo, carro 11 da AMG
8. Marcos Gomes – carro 80 da Carlos Alves
9. Sergio Jimenez – carro 73 da VS Racing
10. Luciano Burti – carro 14 da Boettger
11. Popó Bueno, carro 74 da A. Mattheis
12. Felipe Lapenna – carro 27 da Cavaleiro Racing
13. Duda Pamplona – carro 23 da ProGP
14. Daniel Serra – carro 29 da RBR Mattheis
15. Galid Osman – carro 28 da RCM
16. Tuka Rocha – carro 25 da RZ Motorsport
17. Alceu Feldmann – carro 82 da Full Time
18. Fábio Fogaça – carro 72 da Vogel
19. Allam Khodair – carro 18 da Vogel
20. Vitor Genz – carro 46 da Gramacho Racing
21. Rodrigo Sperafico, carro 19 da Mico’s Racing
22. Diego Nunes – carro 70 da Bassani Racing
23. Lico Kaesemodel – carro 63 da Boettger.
24. Wellington Justino – carro 26 da Hot Car
25. Beto Cavaleiro – carro 7 da Cavaleiro Racing
26. Rafa Matos – carro 2 da Hot Car
27. Valdeno Brito – carro 77 da A. Mattheis
Não completaram
Ricardo Zonta – carro 10 da RZ Motorsport
David Muffato – carro 35 da Carlos Alves
Rodrigo Pimenta – carro 3 da Gramacho Racing
Denis Navarro, carro 5 da VS Racing
Júlio Campos – carro 4 da Mico’s Racing
Ricardo Sperafico – carro 20 da ProGP
Patrick Gonçalves – carro 8 da Bassani Racing
Nenhum comentário:
Postar um comentário