Runco: com boa recuperação, Spider pode retornar em condições perfeitas
Especialista no assunto, médico da Seleção Brasileira comenta a fratura de Anderson Silva e diz que atletas de todos os esportes estão sujeitos a isso
68 comentários
- Eu estava assistindo à luta. Conversei com o doutor Márcio Tannure, responsável pelo trabalho do UFC no Brasil. Ele estava no hospital com o Anderson. Foi feita a cirurgia, onde se colocou uma haste na tíbia, e a fratura do perônio vai se consolidar. Temos que esperar o tempo para que a natureza faça o que tem que fazer, que é colar essa fratura - disse Runco, que trabalha diretamente com Tannure no time de futebol do Flamengo.
- Em termos médicos, e com as coisas evoluindo bem, não vejo nenhuma contra-indicação. Se ele evoluir da maneira como a gente espera, não vejo contra-indicação alguma. O fato de retornar ou não é uma decisão dele, e acho que não devemos criar especulação sobre isso. Agora a gente tem que dar tranquilidade para ele. Vai ser uma decisão muito pessoal.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A previsão médica para retorno revelada pelo UFC em um comunicado oficial foi de três a seis meses. José Luiz Runco prefere não estipular quanto tempo será necessário para o Spider voltar a treinar, mas diz que provavelmente não irá além disso:
(Foto: Getty Images)
Runco explicou o porquê de ter havido uma fratura de tamanho impacto e afirmou que, apesar de a imagem ser bem chocante, é uma coisa que pode acontecer com qualquer atleta. E de qualquer esporte, não só do MMA:
- Foi um impacto tão forte que houve um contato entre duas superfícies: uma teve uma força maior, e a outra não resistiu e quebrou. É energia de trauma, como a gente fala dentro da nossa especialidade, que é a ortopedia. Infelizmente aconteceu. São profissionais de um esporte que estão expostos a esse tipo de atividade e de problema. A gente não vê isso todo dia, mas acontece em qualquer modalidade esportiva. Tem no futebol, basquete, vôlei, atletismo... Não é pelo esporte. Tem pessoas que podem não gostar da modalidade, mas temos que respeitar quem gosta. A gente fica chocado porque a cena de imediato choca, e as pessoas não estão acostumadas a lidar com isso. Mas é certeza de que o resultado final é tudo correndo bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário