Sonho: jovem revelação do MMA do AP pode treinar na Team Nogueira
Maiara Amanajás sonha em chegar ao UFC, principal categoria do MMA.
Treinando três vezes ao dia, chega a enfrentar até homens na preparação
Comente agora
A maioria das meninas na fase infantil costuma brincar com bonecas, de casinha e pula corda, pular amarelinha e sair com as amiguinhas. Mas, para a amapaense Maiara Amanajás, de 27 anos, desde cedo eram as artes marciais que chamavam a atenção e agora a jovem revelação feminina do MMA está prestes a iniciar a realização de um sonho: acaba de ser convidada para treinar na academia Team Nogueira, no Rio de Janeiro, uma das mais importantes academias do segmento no Brasil, conhecida como a academia do lutador Rodrigo Minotauro.
Mayara começou a quando tinha 13 anos e conta que desde muito criança, toda e qualquer tipo de arte marcial chamava a atenção e começou logo a praticar capoeira. A partir daí não parou mais: jiu jitsu, boxe, judô e muay thai, hoje fazem parte do leque de artes marciais que a menina já treinou. O treinador da jovem, Vicente Sales, conta que sempre notou que Mayara era diferente. Aplicada nos exercícios, dedicada e com facilidade na aplicação de golpes, sabia onde queria chegar, afirma o técnico Vicente Sales
Para chegar ao primeiro confronto não demorou. Atualmente, ele possui no cartel cinco lutas e cinco vitórias. A última delas ocorreu no ano passado quando derrotou, por decisão unânime, Jú Pitbull. E é exatamente, as meninas um dos problemas de Mayara: faltam mulheres para o treinamento e para os novos desafios.
- Em virtude da nossa localização, aqui no norte do Brasil, faltam adversárias e mais eventos femininos. A nossa realidade não se difere muito em relação ao nível das atletas e especificamente da Mayara, mas a quantidade de eventos faz toda a diferença – afirma Vicente, se referindo aos poucos eventos de MMA feminino.
Mesmo com toda a dificuldade, essa jovem de 1,67m não se abala e segue a rotina de treinamento. Aliás, essa garota não tem moleza, treina de manhã, à tarde realiza exercícios na academia e à noite intensifica a preparação no jiu jitsu e muay thai. Para ela, não tempo ruim, o negócio é estar preparada.
- Faço porque gosto e não tenho receio. Treino diariamente pensando nos meus objetivos e acredito que posso chegar lá. Só que fazer esporte no estado é muito complicado em virtude da falta de patrocínio. Apenas na nutri power me ajuda com os suplementos e com isso atingir os objetivos se tornar muito mais difícil - diz a jovem promessa.
Mayara conta que ida do lutador Tiago Trator para a Team Nogueira, abriu muitas oportunidades e por meio de um amigo amapaense que também está treinando no Rio, surgiu a proposta de um dos dirigentes da academia. Ela afirma que o único impasse se refere a falta de patrocínio para custear as despesas com alimentação, transporte e treino.
- É uma oportunidade fantástica. Muitas jovens pelo Brasil gostariam de treinar lá, pois é um grande centro, tem muita experiência. Além disso, está mais próximo dos locais onde ocorrem evento e lutas femininas. Mas, ainda existe esse impasse. Não tenho um prazo para dar uma resposta, porém, será muito bom se conseguir patrocínio para me ajudar na realização do meu sonho - afirma Mayara.
E em sonho é no que essa jovem atleta mais fala. Mayara diz que a realização será quando conseguir lutar no UFC, Ultimate Fighting Championship, uma das maiores entidades do MMA. E para chegar lá, não descansa e vem correndo atrás de apoio. Até agora não sabe se conseguirá iniciar a realização do seu desejo. Por enquanto, está por aqui, treinado, treinando e treinado, para quem sabe um dia brilhar no octógono mundial do UFC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário