Massa questiona restrição do rádio na F-1: "Pode causar grandes acidentes"
Para brasileiro, limitação das mensagens pode dificultar trabalho dos pilotos. A dupla da Mercedes, Rosberg e Hamilton, aprova a mudança: "Era assim nos tempos do kart"
- Em algumas áreas, não há problema. A equipe não poderá dizer para poupar pneus em determinada curva para poder se igualar a seu companheiro. Isso é tranquilo, não é um problema. Mas pode acontecer de você esquentar demais os freios traseiros e acabar colocando fogo no carro. Talvez possa causar grandes acidentes. Nós não sabemos qual é a temperatura da bateria. Temos uma unidade de força muito complexa. Se não estivermos usando as configurações corretas, não vai funcionar. Não vamos conseguir dar duas voltas - argumentou o brasileiro da Williams.
A limitação da comunicação tem o objetivo de diminuir a influência dos engenheiros na pilotagem dos competidores. Dessa forma, a FIA acredita que as disputas na pista passarão uma sensação de maior veracidade para os torcedores. A partir da etapa deste fim de semana, mensagens sobre ajustes da configuração de mtor e câmbio ou avisos sobre pressão dos pneus e destaste e temperatura dos freios estarão proibidas. Para esclarecer as dúvidas de dirigentes e pilotos, a entidade divulgou uma lista com o que foi banido e o que continuará sendo permitido.
- No meu caso, não há muito diálogo pelo rádio. Apenas quando há problemas com o carro. Acho que pode ficar bastante complicado no caso de problemas e você precisar mudar algumas configurações para conseguir terminar a corrida. Eu não sei como a regra será aplicada nestes momentos. É evidente que as coisas ficarão mais complicadas para nós. Mas é parte do jogo, então tudo bem - opinou o campeão mundial de 2007.
Os dois principais postulantes ao título mundial, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, se mostraram bastante favoráveis à medida. A dupla da Mercedes reconhece que a restrição das mensagens de rádio vai exigir mais dos pilotos, mas também defende que a liberdade maior na pista pode proporcionar disputas mais emocionantes para o público. Vice-líder do ranking, Hamilton chegou a questionar uma ordem de sua escuderia no GP da Hungria, em julho. A equipe pediu pelo rádio que o inglês deixasse o alemão passar, sob o argumento de que Nico precisaria fazer mais um pit stop. Lewis bateu o pé e não cedeu a posição. Este tipo de ordem fica proibido a partir de agora.
- Eu lembro de quando nós estávamos no kart. A coisa legal em correr de kart é que você naõ tem quaisquer informações. Assim, ninguém poderia ver em que parte da pista eu estava mais rápido. Hoje em dia, você tem tantos dados que pode ver tudo o que eu faço, qualquer truque que eu tenho. Às vezes, você está tentando encontrar o equilíbrio perfeito e precisa pedir a ajuda de seus engenheiros. Mas eu gosto bastante da ideia de termos que fazer isso nós mesmos. Era assim que fazíamos nos velhos tempos - disse Hamilton.
- Eu acho que as coisas podem ficar mais interessantes agora. Costumávamos ter 100% de comunicação antes, e agora eles só estão autorizados a me dizer cerca de 20% das coisas. Portanto, é uma grande mudança. Caberá a nós ter certeza de que chegaremos ao final da corrida com combustível. Teremos certeza de que estamos lutando individualmente por nossas posições - completou Nico.
Veja o que outros pilotos pensam sobre a nova medida:
Fique ligado nos horários do GP de Cingapura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário