Inter inaugura estátua de Fernandão com milhares de fãs e clima de jogo
Escultura de 2m50cm de altura é revelada ao público que tomou o pátio do Beira-Rio para reverenciar ídolo morto no aniversário de oito anos da conquista do Mundial
Ao ser descoberta, a estátua, que estava protegida no local desde segunda-feira, causou impacto no público. Foi como um grito de gol, com muita vibração, seguida de canções tradicionais das arquibancadas. A viúva de Fernandão, Fernanda Bizzotto Costa, acompanhada dos filhos Enzo e Eloá, fez um pronunciamento antes da inauguração:
- Gostaria de agradecer ao povo gaúcho e à torcida, que nos fazem sentir amparados sempre - declarou, ainda agradecendo dirigentes do clube. - O Fernando encontrou aqui um lar e uma família. O grito de "vamo, vamo Inter" segue em nossas gargantas cloradas e continuará a ecoar no Beira-Rio para sempre - continuou, emocionada.
> FOTOS: veja imagens da multidão colorada no Beira-Rio
O cenário era mesmo de uma noite de jogo. Fogos de artifício e sinalizadores foram acendidos, e a banda da torcida Popular do Inter, munida com seus instrumentos, regia os colorados e puxava canções. Diversos vendedores ambulantes foram ao local para vender camisas, bandeiras, mantas, bonés... Bebidas e comidas também eram comercializados. Entre as milhares de camisas vermelhas, a 9 se fazia, claro, mais presente.
No pátio do Beira-Rio, um telão reproduzia imagens do ídolo. Imagens de Fernandão, como totens, foram distribuídas pelo espaço, que conta com um jardim e bancos.
Estavam ainda o executivo de marketing Jorge Avancini, o vice de marketing Adauri Silveira, o secretário-geral Gelson Pires, o executivo-chefe (CEO) da Brio (responsável pela reforma do Beira-Rio) Marcelo Flores, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, o empresário Jorge Baidek.
A estátua, instalada na última segunda-feira, foi confeccionada em bronze, tem 2m50cm de altura, contando desde a base até o final da taça erguida pelo ex-atacante, capitão colorado em 2006. Pesa 241 kg. É composta por mais de 360 kg de argila. Para sustentação, a escultura tem ferro em seu interior. Somam-se aos materiais cera, borracha, vaselina e resina. Os colorados ainda poderão adquirir a réplica da estátua. A peça terá um tamanho de 60cm e pesará 2kg. O valor da réplica, que será vendida nas lojas do clube, ainda não foi divulgado.
Na última sexta, foi inaugurado o memorial Fernandão Eterno. O espaço está localizado no portão 3 do Beira-Rio e apresenta imagens do ídolo, a camisa e chuteiras utilizadas pelo ex-camisa 9 na final do Mundial, além de um painel que reproduz as homenagens feitas pelos torcedores no Memorial criado em frente ao estádio tão logo sua morte.
Como um pai para Fernandão
- Para mim, ele era um filho. Éramos muito amigos. Nos chamávamos de patrão. Até hoje não acredito. Ele era muito importante para mim e para o Inter - disse Pernambuco.
E quando falou na inauguração da estátua, Fernanda Costa fez questão de homenagear seu Pernambuco:
- Agradeço a ele, que sempre tratou minha família com muito carinho.
Fernandão "ficará" em Porto Alegre
A ligação de Fernandão e sua família com Porto Alegre fez a esposa Fernanda decidir trazer os restos mortais do ídolo para a capital gaúcha (no último domingo, completou seis meses do falecimento). A viúva vive com os filhos gêmeos Eloá e Enzo desde que ocorreu o acidente que vitimou o ex-camisa 9 colorado.
Ainda não há uma data para que o trâmite seja realizado. A família do ex-jogador precisa resolver algumas pendências burocráticas antes de encaminhar os restos mortais a Porto Alegre, de acordo com um assessor que trabalha com Fernanda.
O corpo de Fernandão foi sepultado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, cidade onde Fernandão nasceu. Ele também defendeu o Goiás no início da carreira. A ideia da família é deixar os restos mortais do ídolo mais próximos dos torcedores do Inter.
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs
Nenhum comentário:
Postar um comentário