Verstappen vence em estreia na RBR e faz história. Hamilton e Nico batem
Com apenas 18 anos, holandês fatura GP da Espanha e se torna o mais jovem a vencer na Fórmula 1. Dupla da Mercedes bate na 1ª volta. Massa é 8º, Nasr, o 15º
A história do GP da Espanha, 5ª etapa da temporada 2016, mudou logo nas primeiras curvas, quando os companheiros de Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, bateram brigando pela primeira posição e abandonaram. Sessenta e seis voltas depois, mudava também a história da Fórmula 1. Sem as Flechas de Prata na prova, a disputa pela vitória ficou entre os pilotos da RBR e da Ferrari. E superando qualquer expectativa, quem recebeu a bandeira quadriculada em primeiro foi o mais jovem deles, Max Verstappen. De 18 anos. Em sua estreia na RBR. O mais jovem de todos que já venceram na categoria máxima do automobilismo mundial, batendo o recorde de Sebastian Vettel (GP da Itália de 2008, aos 21 anos).
Apontando como futuro campeão mundial, o prodígio holandês precisou de apenas uma corrida para mostrar que a surpreendente atitude da equipe austríaca em colocá-lo no lugar do russo Daniil Kvyat, rebaixado para a STR, não foi precipitada. De quebra, Verstappen estabeleceu outros recordes de precocidade: agora é o mais jovem a liderar uma corrida e a subir ao pódio. Além disso, tornou-se também o primeiro holandês a vencer na categoria. Após cruzar a linha de chegada, Max foi reverenciado pelos fiscais de pista, que quase ajoelharam na pista reconhecendo o feito do piloto. Eram apenas as primeiras saudações para um nome que tem tudo para reescrever o futuro da Fórmula 1.
Quem assistiu à corrida, seja em casa ou no Circuito de Barcelona, presenciou algo épico, sem precedentes. Verstappen largou em quarto, atrás da dupla da Mercedes e do companheiro Daniel Ricciardo. Na primeira volta, com a batida de Hamilton e Rosberg, pulou para segundo, atrás do australiano. O pulo do gato para a vitória veio na estratégia e no talento do jovem piloto que soube administrar a pressão. O holandês permaneceu mais tempo na pista antes do segundo pit stop e assumiu a liderança, enquanto Ricciardo partiu para três paradas. Como um veterano, Max conseguiu levar seu último jogo de pneus até o fim, por 32 voltas. Isso tudo segurando, nos instantes finais, a pressão do experiente Kimi Raikkonen, de 36 anos, o dobro de sua idade. O finlandês cruzou em segundo, a menos de 1s do jovem holandês. Vettel completou o pódio, não sem antes ser ameaçado por Ricciardo, que tentou ultrapassar o tetracampeão de todas as formas, antes de furar um pneu, ter que parar mais uma vez nos boxes e terminar em quarto.
Largando em 18º, Felipe Massa fez uma corrida de recuperação e conseguiu seu objetivo de terminar na zona de pontuação, em oitavo. Seu parceiro de Williams, Valtteri Bottas, foi o quinto. Felipe Nasr seguiu seu calvário com a Sauber, sendo apenas o 15º, três posições atrás do outro piloto do time, o sueco Marcus Ericsson. A Fórmula 1 volta no dia 29 de maio, com GP de Mônaco. Confira a classificação da temporada 2016.
A CORRIDA
Largada: Pole position, Hamilton até que arrancou bem e manteve a ponta nos primeiros metros. Mas Rosberg pegou o vácuo do inglês, colocou por fora na curva 1 e fez uma bela ultrapassagem para assumir a ponta.
1ª volta: Inconformado com a possibilidade de mais um revés para o alemão, o inglês tentou dar o bote logo na curva seguinte. Mas Nico fechou a porta. Sem espaço, Hamilton foi para a grama, perdeu o controle do carro, rodou e acabou abalroando o parceiro, o que resultou no abandono das duas Mercedes. O acidente provocou a entrada do safety car. Quem assumiu a liderança foi Ricciardo, seguido por Verstappen. Em terceiro aparecia o espanhol Carlos Sainz Jr., da STR, que havia largado em oitavo. Na sequência, vinham as duas Ferraris, de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Felipe Massa aparecia em 16º, e Felipe Nasr em 17º.
1ª volta: Inconformado com a possibilidade de mais um revés para o alemão, o inglês tentou dar o bote logo na curva seguinte. Mas Nico fechou a porta. Sem espaço, Hamilton foi para a grama, perdeu o controle do carro, rodou e acabou abalroando o parceiro, o que resultou no abandono das duas Mercedes. O acidente provocou a entrada do safety car. Quem assumiu a liderança foi Ricciardo, seguido por Verstappen. Em terceiro aparecia o espanhol Carlos Sainz Jr., da STR, que havia largado em oitavo. Na sequência, vinham as duas Ferraris, de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Felipe Massa aparecia em 16º, e Felipe Nasr em 17º.
4ª volta: Após três voltas com o safety car na pista, a relargada foi dada. Ricciardo manteve a liderança, seguido por Verstappen, Sainz, Vettel, Raikkonen e Bottas.
8ª volta: Vettel deu o bote para cima de Sainz e assumiu a terceira colocação. Em 16º, Felipe Massa fez seu primeiro pit stop, colocou um jogo de pneus médios e retornou em 18º.
9ª volta: Na sequência, foi a vez de Raikkonen tentar passar o espanhol. Mas o piloto da STR fechou a porta, e o finlandês da Ferrari chegou a sair da pista para não colidir.
10ª volta: Um giro depois, Kimi conseguiu deixar Sainz para trás e assumiu o 4º lugar.
11ª volta: Em 5º, Sainz fez seu primeiro pit stop.
12ª volta: Primeiro colocado, Ricciardo fez sua primeira parada. Verstappen assumiu a liderança provisória.
13ª volta: Verstappen foi para os boxes e liderança passou para Vettel.
15ª volta: Vettel encerrou a rodada de pit stops para os ponteiros. Com isso, a classificação passou a ser Ricciardo, Verstappen, Vettel, Raikkonen e Bottas. Todos com pneus macios.
18ª volta: Fazendo corrida de recuperação, Massa entrou na zona de pontuação, em décimo. Felipe Nasr aparecia em 18º.
20ª volta: Ricciardo mantinha vantagem de 1s5 para Verstappen, enquanto Vettel, aos poucos, se aproximada da dupla da RBR.
22ª volta: Com um princípio de incêndio na Force India, Nico Hulkenberg abandonou a prova.
24ª volta: Massa abriu segunda rodada de pit stops, trocando os pneus médios por macios e retornou em 13º.
29ª volta: Na ponta, Ricciardo parou nos boxes para o seu segundo pit stop e colocou um jogo de pneus macios. Verstappen assumiu a ponta novamente.
30ª volta: Vettel seguiu estratégia de Ricciardo e visitou os boxes uma volta depois.
35ª volta: Verstappen alongou o segundo stint e parou nos boxes seis voltas depois de Ricciardo, que reassumiu a ponta. O holandês, que colocou pneus médios, retornou em terceiro, perdendo a posição para Vettel.
36ª volta: Raikkonen fez sua parada um giro depois de Max Verstappen e voltou em 4º, também com pneus médios. Após a segunda rodada de pit stops, Massa aparecia em 9º.
37ª volta: Estranhamente, Vettel precisou retornar aos boxes após apenas 11 voltas com pneus macios, colocou jogo de compostos médios e caiu para 4º. Ricciardo seguia na ponta, com 10s de vantagem para Verstappen, 12s para Raikkonen e 18s para Vettel.
42ª volta: Com pneus macios desgastados, Ricciardo começou a ver os rivais reduzirem a desvantagem. Verstappen já aparecia a apenas 7s, Raikkonen 10s e Vettel 15s.
44ª volta: Ricciardo foi para sua terceira parada nos boxes, voltou para os pneus médios e retornou em 4º, a 15 segundos do novo líder Max Verstappen. O holandês, por sua vez, recebia a pressão de Raikkonen, que já se encontrava a menos de 1s do piloto da RBR e passava a ter o direito de abrir a asa móvel.
47ª volta: Fernando Alonso, que se encontrava em 12º, abandonou com problemas na McLaren
52ª volta: Verstappen e Raikkonen passaram a protagonizar um duelo psicológico de gerações pela liderança. Mais velho do grid, o finlandês reduzia de pouquinho em pouquinho a diferença para o holandês, o mais jovem da F1.
55ª volta: Mais atrás, Ricciardo, o quarto, se aproximava de Vettel, o terceiro. Por terem uma parada nos boxes a mais, ambos seguiam de olho na vitória, torcendo para que Verstappen e Raikkonen parassem novamente.
60ª volta: Ricciardo, enfim, deu o bote para cima de Vettel. Os dois quase se tocaram, mas o alemão foi rápido para evitar o choque, deu o “X” no ex-companheiro e retomou a terceira posição. Lá na frente, Verstappen e Raikkonen seguiam na pista sem dar indícios de que poderiam fazer mais um pit stop.
65ª volta: Depois de exigir muito dos pneus nas tentativas de ultrapassagem sobre Raikkonen, Ricciardo começou a perder rendimento, fruto de um esvaziamento do composto traseiro esquerdo, que furou logo em seguida, o forçando a parar nos boxes.
8ª volta: Vettel deu o bote para cima de Sainz e assumiu a terceira colocação. Em 16º, Felipe Massa fez seu primeiro pit stop, colocou um jogo de pneus médios e retornou em 18º.
9ª volta: Na sequência, foi a vez de Raikkonen tentar passar o espanhol. Mas o piloto da STR fechou a porta, e o finlandês da Ferrari chegou a sair da pista para não colidir.
10ª volta: Um giro depois, Kimi conseguiu deixar Sainz para trás e assumiu o 4º lugar.
11ª volta: Em 5º, Sainz fez seu primeiro pit stop.
12ª volta: Primeiro colocado, Ricciardo fez sua primeira parada. Verstappen assumiu a liderança provisória.
13ª volta: Verstappen foi para os boxes e liderança passou para Vettel.
15ª volta: Vettel encerrou a rodada de pit stops para os ponteiros. Com isso, a classificação passou a ser Ricciardo, Verstappen, Vettel, Raikkonen e Bottas. Todos com pneus macios.
18ª volta: Fazendo corrida de recuperação, Massa entrou na zona de pontuação, em décimo. Felipe Nasr aparecia em 18º.
20ª volta: Ricciardo mantinha vantagem de 1s5 para Verstappen, enquanto Vettel, aos poucos, se aproximada da dupla da RBR.
22ª volta: Com um princípio de incêndio na Force India, Nico Hulkenberg abandonou a prova.
24ª volta: Massa abriu segunda rodada de pit stops, trocando os pneus médios por macios e retornou em 13º.
29ª volta: Na ponta, Ricciardo parou nos boxes para o seu segundo pit stop e colocou um jogo de pneus macios. Verstappen assumiu a ponta novamente.
30ª volta: Vettel seguiu estratégia de Ricciardo e visitou os boxes uma volta depois.
35ª volta: Verstappen alongou o segundo stint e parou nos boxes seis voltas depois de Ricciardo, que reassumiu a ponta. O holandês, que colocou pneus médios, retornou em terceiro, perdendo a posição para Vettel.
36ª volta: Raikkonen fez sua parada um giro depois de Max Verstappen e voltou em 4º, também com pneus médios. Após a segunda rodada de pit stops, Massa aparecia em 9º.
37ª volta: Estranhamente, Vettel precisou retornar aos boxes após apenas 11 voltas com pneus macios, colocou jogo de compostos médios e caiu para 4º. Ricciardo seguia na ponta, com 10s de vantagem para Verstappen, 12s para Raikkonen e 18s para Vettel.
42ª volta: Com pneus macios desgastados, Ricciardo começou a ver os rivais reduzirem a desvantagem. Verstappen já aparecia a apenas 7s, Raikkonen 10s e Vettel 15s.
44ª volta: Ricciardo foi para sua terceira parada nos boxes, voltou para os pneus médios e retornou em 4º, a 15 segundos do novo líder Max Verstappen. O holandês, por sua vez, recebia a pressão de Raikkonen, que já se encontrava a menos de 1s do piloto da RBR e passava a ter o direito de abrir a asa móvel.
47ª volta: Fernando Alonso, que se encontrava em 12º, abandonou com problemas na McLaren
52ª volta: Verstappen e Raikkonen passaram a protagonizar um duelo psicológico de gerações pela liderança. Mais velho do grid, o finlandês reduzia de pouquinho em pouquinho a diferença para o holandês, o mais jovem da F1.
55ª volta: Mais atrás, Ricciardo, o quarto, se aproximava de Vettel, o terceiro. Por terem uma parada nos boxes a mais, ambos seguiam de olho na vitória, torcendo para que Verstappen e Raikkonen parassem novamente.
60ª volta: Ricciardo, enfim, deu o bote para cima de Vettel. Os dois quase se tocaram, mas o alemão foi rápido para evitar o choque, deu o “X” no ex-companheiro e retomou a terceira posição. Lá na frente, Verstappen e Raikkonen seguiam na pista sem dar indícios de que poderiam fazer mais um pit stop.
65ª volta: Depois de exigir muito dos pneus nas tentativas de ultrapassagem sobre Raikkonen, Ricciardo começou a perder rendimento, fruto de um esvaziamento do composto traseiro esquerdo, que furou logo em seguida, o forçando a parar nos boxes.
Última volta: E o que parecia inimaginável aconteceu. Verstappen e Raikkonen conseguiram levar seus pneus até o fim da prova. Como um veterano, o jovem holandês resistiu à pressão do experiente finlandês e cruzou a linha de chegada em primeiro, para fazer história na F1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário