Em Cingapura, Vettel tem a primeira chance de assegurar o bicampeonato
Combinação de resultados pode assegurar o título por antecipação já neste
fim de semana. Entretanto, RBR nunca venceu na cidade-estado asiática
Só que o circuito de rua de Cingapura não é dos mais favoráveis para a RBR. Desde a entrada da pista no campeonato, em 2008, a equipe austríaca ainda não venceu. Os melhores resultados foram os pódios de Sebastian Vettel (segundo) e Mark Webber (terceiro) no ano passado. Fernando Alonso, por sua vez, tem dois triunfos: 2008 na Renault (com o polêmico acidente de Nelsinho Piquet) e 2010 na Ferrari. A McLaren também venceu com Lewis Hamilton, em 2009.
- Já fizemos algumas boas corridas em Cingapura no passado, especialmente no ano passado, quando cheguei em segundo. Amo a pista, que é bem desafiadora e longa. São muitas curvas, o clima é muito quente e a prova é noturna. São muitas coisas especiais lá. O carro parece estar bem competitivo e espero vencer lá. Olhando para o campeonato, ainda temos que caminhar. Nossa posição é boa e merecemos porque trabalhamos duro e erramos pouco. Se conseguirmos aumentar a vantagem ao fim da prova, teremos feito um bom trabalho - disse Vettel.
Uma excelente largada seria essencial para uma vitória no apertado circuito de rua de Marina Bay, sede do GP de Cingapura. Na pole, Fernando Alonso jogava tudo contra o ímpeto de Sebastian Vettel, segundo colocado do grid. E o espanhol da Ferrari jogou duro, mas limpo, defendendo sua posição espremendo o alemão ainda na reta dos boxes. Depois, o bicampeão apenas administrou a vantagem, se manteve à frente mesmo com duas entradas do safety car por causa de acidentes, resistiu a um ataque do rival nas últimas voltas e venceu de ponta a ponta a única corrida noturna da temporada. O piloto da RBR ficou em segundo.
Então líder do campeonato, Mark Webber, que chegou em terceiro e completou o pódio. O australiano da RBR apostou em uma tática com uma parada no início da corrida, aproveitando a primeira entrada do safety car, ocasionada por um acidente entre Vitantonio Liuzzi, da Force India, e Nick Heidfeld, da Sauber, e superou os carros da McLaren no retorno à pista. Ele ainda escapou de um toque com Lewis Hamilton, que exagerou e abandonou a prova. Rubens Barrichello, da Williams, foi o sexto e Felipe Massa, da Ferrari, chegou em oitavo após não resistir ao ataque de Robert Kubica, da Renault, que tinha pneus mais novos.
Mundial de Pilotos (após 13 de 19 provas) | Mundial de Construtores (após 13 de 19 provas) | |||||
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1 | Sebastian Vettel (ALE) | 284 | 1 | RBR-Renault | 451 | |
2 | Fernando Alonso (ESP) | 172 | 2 | McLaren-Mercedes | 325 | |
3 | Jenson Button (ING) | 167 | 3 | Ferrari | 254 | |
4 | Mark Webber (AUS) | 167 | 4 | Mercedes | 108 | |
5 | Lewis Hamilton (ING) | 158 | 5 | Renault-Lotus | 70 | |
6 | Felipe Massa (BRA) | 82 | 6 | Force India-Mercedes | 36 | |
7 | Nico Rosberg (ALE) | 56 | 7 | Sauber-Ferrari | 35 | |
8 | Michael Schumacher (ALE) | 52 | 8 | STR-Ferrari | 29 | |
9 | Vitaly Petrov (RUS) | 34 | 9 | Williams-Cosworth | 5 | |
10 | Nick Heidfeld (ALE) | 34 | 10 | Lotus-Cosworth | 0 | |
17 | Rubens Barrichello (BRA) | 4 | 11 | MVR-Cosworth | 0 | |
18 | Bruno Senna (BRA) | 2 | 12 | Hispania-Cosworth | 0 |
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