Com experiência na F-1 e na Indy, Bruno Junqueira estreia na Stock Car
Mineiro de 33 anos, que foi piloto de testes da Williams e três vezes vice-campeão da Indy, guiará pela Bassani Racing nas últimas provas do ano
provas finais da Stock (Foto: Divulgação IndyCar)
- Acompanho as corridas da Stock Car pela Globo Internacional aqui em Miami, e sei muito bem como a categoria é disputada e competitiva. Apesar de ter baseado minha carreira em carros de fórmula, acho que está na hora de migrar para os carros de turismo, algo que já comecei a fazer este ano, disputando a temporada inteira da American Le Mans Series. Estou muito entusiasmado com a oportunidade – confessa o piloto, que será identificado pelo número 12 nestas duas etapas.
Bruno ficou conhecido pela sua bem-sucedida carreira em monopostos, que inclui os títulos da Fórmula 3 Sul-Americana, em 1997, e da Fórmula 3000, então considerada o último degrau antes da Fórmula 1, no ano 2000. Paralelamente à conquista deste campeonato, foi piloto de testes da Williams, que à época contava com os pilotos Ralf Schumacher e Jenson Button. Sem vaga na categoria máxima, Junqueira iniciou uma longa carreira nos Estados Unidos, sendo três vezes consecutivas o vice-campeão da Fórmula Mundial, uma das ramificações da Indy, entre 2002 e 2004. Ele também brilhou na outra liga da Indy, a IRL, conquistando uma pole position nas 500 Milhas de Indianápolis pela Chip Ganassi, equipe que dominou as últimas quatro temporadas da categoria, hoje unificada.
Williams na Fórmula 1, em 2000 (Foto: Divulgação)
Após uma temporada correndo em caminhões no Brasil, no ano passado, Bruno retornou à América do Norte, onde disputou provas de longa duração ao lado do também mineiro Cristiano da Matta, ex-piloto de Fórmula 1 e Indy, e seu amigo de longa data. Mesmo dando ainda seus primeiros passos em categorias de turismo, a experiência com diferentes tipos de carros deixa o piloto animado com a oportunidade.
- Apesar de não haver treinos fora de etapas na Stock, espero contar com minha vivência como desenvolvedor e acertador de carros. Além disso, conheço bem a pista de Brasília, inclusive já fiz pole e venci uma corrida lá – relata o 11º piloto a fazer sua estreia na maior categoria do automobilismo brasileiro nesta temporada.
A penúltima etapa da Stock Car 2011 está marcada para o dia 16 de outubro, domingo, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Será também a terceira de quatro provas da SuperFinal, fase que define o campeão da temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário