quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Eder Jofre pede maior valorização ao boxe e ataca MMA: 'É assassinato'

Bicampeão mundial de boxe admite assistir às batalhas do octógono, mas faz ressalva: "Tenho uma bronca danada, é covardia"

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro
Eder Jofre boxe São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Eder Jofre assiste, mas critica: 'Só falta morder'
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Dar e receber pancadas (mais dar do que receber) fez parte da rotina de Eder Jofre por mais de duas décadas. Símbolo do boxe brasileiro, o bicampeão mundial hoje tem 75 anos. Pela televisão, ele não desgruda das disputas em um ringue. Mas vê o esporte que o consagrou como um dos maiores esportistas brasileiros perder espaço gradativamente. O momento é do MMA. E o ex-pugilista se assusta quando seus olhos desviam para o octógono.
Eder Jofre não gostaria de ver o boxe substituído, no gosto dos brasileiros, pelo MMA. Ele prefere o ringue. Na prática, não gosta nada da febre atual.

- Chego a me sentir mal quando falo disso. Para mim, é assassinato, não esporte – disse ele, por telefone.
Eder Jofre considera as lutas excessivamente violentas. Percebe exagero quando um atleta domina o outro.
- Eu fico possesso, com uma bronca danada de ver um esportista com o outro no chão, quase desacordado, e dando cotovelada. É covardia. Para mim, não serve. Não aceito de forma nenhuma. Falam que o boxe é violento. Isso que é violência. O cara está desacordado, e o outro fica dando golpe nele. Só falta morder.
O ex-pugilista, porém, admite que assiste às disputas do octógono pela televisão. Ele não vê paralelo com o boxe.
- Até assisto, porque está no meu sangue, mas assisto com bronca. O cara tem a mão livre, e bate com o cotovelo. Eles usam as luvas que usamos para bater no saco de areia. Eles se estraçalham uns aos outros. E querem me dizer que o boxe é violento...
Eder Jofre lamenta o sucesso que o esporte alcançou no Brasil. Para ele, deveria haver maior valorização do boxe.
- O povo brasileiro gosta de ver lutas assim. Sai sangue, o cara cai e levanta, cai e levanta, cai e levanta. É emocionante mesmo. Mas, para mim, é covardia.
Eder Jofre foi campeão do mundo no peso galo em 1960, pela Associação Mundial de Boxe. Em 1973, foi campeão mundial no peso pena, pelo Conselho Mundial de Boxe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário