Complexo esportivo de Seedorf afasta crianças da violência no Suriname
Fundação do jogador organiza liga para jovens entre 9 e 15 anos em local que conta um pouco da trajetória do craque do Botafogo no futebol
A cerca de uma hora da capital Paramaribo, foi construído o Clarence Seedorf Sport Complex, um amplo espaço para crianças treinarem futebol e também disputarem campeonatos. No local, é realizada a Para Junior League, torneio disputado por meninos que sonham chamar atenção e romper as fronteiras do Suriname.
saiba mais
O investimento inicial de Seedorf para construção e organização da liga
- fundada no dia 27 de outubro de 2007 - foi de 250 mil euros (R$ 620
mil). Composto por 32 times tendo jogadores com idades entre 9 e 15
anos, o projeto tem como objetivo "promover a integridade e o fair-play"
entre os jovens, dando-lhes uma alternativa à vida nas ruas.Os vestiários foram batizados com nomes de clubes que Seedorf já defendeu, como Real Madrid e Sampdoria.
- Através do futebol, tentamos ensinar pequenas coisas para viver, respeitar um ao outro. Eles aprendem técnicas do futebol, mas o essencial é ensinar um pouco de tudo para usarem em suas vidas. É isso que tentamos passar para as crianças. São pequenas coisas. Tentamos educar, retirando das ruas para não fazerem coisas que não devem. Não roubar, fumar, beber... Eles vêm jogar futebol. É difícil monitorar tudo isso, pois não as vemos todos os dias. Mas acreditamos no que fazemos aqui, é um estímulo para serem crianças melhores – explicou Xaviera Jessurun, diretora-geral do centro, que mantém comunicação permanente com Seedorf através de telefonemas, e-mails, teleconferência e alguns encontros esporádicos.
Xaviera é o toque feminino, mas com pulso firme para gerenciar o complexo. E também comenta a relação e possíveis intercâmbios com o Brasil:
- Temos planos de expandir. Se não crescer essa propriedade (do Suriname) fisicamente, construir outro prédio. Nós trabalhamos com crianças do Brasil, jogadores do Brasil. Clarence é muito bom de fazer conexões com clubes para beneficiar sua causa em todo o mundo. Queremos dar chance para todos. Sempre estamos olhando para todas as oportunidades de trabalhar junto com quem quer que seja. Se acontecer com o Brasil, será bom para nós. Eu penso que os surinameses e todos os brasileiros que estão aqui vão trabalhar juntos.
Seedorf é também um dos cinco Nelson Mandela Campeões do Legacy, em reconhecimento aos seus esforços filantrópicos. A postura do meia fora de campo, não só com os projetos, mas pelo comportamento, serve de exemplo. Casado com a brasileira Luviana e pai de quatro filhos, Seedorf não bebe, leva vida regrada, tem engajamento social e cultural, fala seis idiomas e demonstra conhecimento de política e da história de diferentes países que vivem situações precárias.
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Liga visava a Copa de 2014
A Para Junior League foi criada no contexto de "Suriname 2014", uma campanha apoiada por Seedorf para a seleção do país conseguir formar jogadores e chegar à Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. A equipe nacional, porém, já foi eliminada das Eliminatórias. Os surinameses nunca disputaram uma Copa.
- É apenas o começo para muitos projetos que virão. Meu sonho sempre foi dar a volta neste mundo e olhar especialmente para as crianças. Ao apoiar a educação através do esporte, podemos ajudar a construir um futuro melhor e ensinar habilidades para a vida e os valores autênticos da comunidade - escreveu Seedorf no documento oficial da Champions for Children ao lançar a liga de futebol do Suriname.
Série especial conta um pouco mais sobre o Suriname
Desde esta quarta-feira, a série do GLOBOESPORTE.COM conta a trajetória de Seedorf no Suriname, berço do principal reforço do Botafogo para o Campeonato Brasileiro. Até domingo, você vai saber mais sobre a história do país, seus costumes, a paixão pelo futebol e os projetos que Clarence apoia no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário