Popó rouba cena no Jungle e diz que lutaria MMA se fosse mais bem pago
Ex-lutador de boxe acampanha Lúcio Curado na pesagem do Jungle Fight
49. Para ele, Anderson Silva e Chael Sonnen 'ganham fácil' de Jon Jones
4 comentários
Fight 49, no Rio de Janeiro (Foto: Ivan Raupp)
- Não lutaria porque paga muito pouco pela qualidade que tem. É uma estrutura monstra, os caras dão show, mas não é tão bem pago quanto o boxe. Se fosse, eu lutaria hoje, mesmo com 37 anos. Mas não vale a pena. Até porque minha modalidade é uma (o boxe). Eu teria que passar um ano treinando muay thai, jiu-jítsu, e o próprio MMA para juntar tudo. O (Manny) Pacquiao ganha US$ 50 milhões por luta. O boxe paga 75% do que arrecada, e o MMA paga só 7%. É um absurdo. Por isso o Tito Ortiz não aceitava algumas lutas, por causa de bolsa. Ele sabe que os caras faturam muito e pagam pouco. Ele brigou muito por causa de bolsa.
Sobre essa hipotética ida para o MMA, ele brincou ao citar os potentes chutes baixos de José Aldo, campeão peso-pena do UFC e que tem esse golpe como marca registrada:
- Se eu for para o MMA tenho que treinar muito. Se eu tomo uma lapada daquela na perna vou desmanchar todo. Se o José Aldo me dá um chute daquele vou voar longe, vou ficar mancando uns dez meses (risos).
O boxe há algum tempo era acompanhado de perto pelo povo brasileiro, que tinha Popó como ídolo e ainda vibrava com as lutas de Mike Tyson, Evander Holyfield, entre outros. Atualmente, o MMA praticamente ocupou o lugar do boxe, e o baiano justificou o fato com a falta de campeões de um lado, enquanto do outro estão Anderson Silva, José Aldo e Renan Barão, todos detentores de cinturão do UFC:
- Muita gente pergunta se o MMA passou o boxe. Eu sempre falo que teve a época do Guga, do Pelé, do Senna, do Popó, e hoje é a época do MMA. A gente tem que acompanhar e respeitar, porque é um dos esportes que mais cresce no mundo, e o esporte também de inclusão social, isso que é importante. O Brasil tem muitos campeões mundiais de MMA. São três campeões (Anderson Silva, José Aldo e Renan Barão), eram quatro (antes de Cigano perder o cinturão). O boxe não tem campeões, então não tem como divulgar. Você vai na Argentina e vê que o MMA não é estourado lá, muita gente não assiste, mas lá tem quatro ou cinco campeões mundiais de boxe, tem até mulher campeã mundial. É difícil você estar em um país onde não tem campeão. Pelo amor de Deus, vai divulgar quem? Já no MMA são três campeões do UFC, por isso está sendo divulgado.
- Eu gostava muito das lutas do Pride. Gostei muito do Minotauro contra o Bob Sapp. Foi inesquecível, o Bob Sapp grandão e pegava o Minotauro como se fosse um bonequinho. Daqui a pouco o Minotauro pega e finaliza. Foi marcante por tudo o que o Minotauro fez e está fazendo.
Já em relação à luta que gostaria de ver, ele concordou com a maioria dos fãs de MMA ao dizer o duelo entre campeões do UFC, Anderson Silva e Jon Jones. E surpreendeu ao dizer que, em sua opinião, o americano Chael Sonnen "vai ganhar fácil" de Jones no UFC 159, dia 27 de abril, em Newark (EUA). O Spider ganhou essa mesma moral do ex-campeão mundial de boxe:
- Jon Jones x Anderson Silva, essa é a luta que eu espero. Se o Anderson não parar antes, né? Tenho certeza que ele ganharia fácil, fácil. Outro cara que digo que ganha fácil do Jon Jones é o cara que quase ganhou do Anderson, o Sonnen. Não vi nenhum cara ir para cima e botar o Jon Jones no chão. A gente também nunca viu alguém fazer o que ele (Sonnen) fez com o Anderson, que quase perdeu. Pela qualidade técnico, o Anderson se superou. É igual o Cigano agora. O Cigano ia sempre para cima, nocaute, nocaute, nocaute... Pegou o Cain Velásquez, que foi para cima e o derrubou, aí o psicológico foi embora.
- Eu estou procurando consertar o Lúcio. A gente não faz nenhum campeão mundial de boxe da noite para o dia, e nenhum do MMA. Ele tem muitas habilidades, é muito bom no jiu-jítsu, e a minha ideia é aprimorá-lo tecnicamente. Eu não passei tudo que um campeão mundial passa, até porque tenho que me adequar a passar para ele as limitações dele. Só tenho que ajeitar alguns golpes dele e dar alguns golpes em termos de saída, entrada, colocação. Isso a gente conversou, e ele aprendeu, é muito inteligente.
Com Lúcio Curado x Sean Cubby na luta principal, o Jungle Fight 49 ocorre na noite desta sexta-feira, na AABB da Lagoa, no Rio de Janeiro. O canal Combate vai transmitir o evento ao vivo, a partir das 21h30m (horário de Brasília), e o SPORTV.COM transmite também ao vivo as duas primeiras lutas do card, Ary Santos x Guilherme Sawaya e Salomão Ribeiro x Fábio Marongiu.
JUNGLE FIGHT 49
Lucio Curado x Sean Cubby - peso-leve
Alexandre Capitão x Talison Soares - peso-pena
Murilo Filho x Allan Nuguete - peso-leve
Junior Abedi x Marcos Vinícius Cabecinha - peso-mosca
Ederson Lion x Rodolfo Buda - peso-médio
Salomão Ribeiro x Fábio Marongiu - peso-médio
Ary Santos x Guilherme Sawaya - peso-leve
Nenhum comentário:
Postar um comentário