Médico defende Vitor Belfort no uso do TRT: 'Nenhuma vantagem'
Márcio Tannure, da Comissão Atlética Brasileira de MMA, diz que lutador faz exames constantemente para provar que níveis de testosterona são normais
Comente agora
- Isso não é novidade, ele já vem fazendo uso há uns quatro anos. É novidade para a gente aqui no Brasil. Isso não somos nós da comissão atlética que indicamos ou não, ele tinha essa indicação do médico pessoal nos Estados Unidos. Ele só pediu autorização aqui e a gente, como comissão atlética, autorizou, como outros lugares também fazem.
Tannure, que também é médico da equipe de futebol do Flamengo, ressalta que Belfort não leva vantagem alguma no octógono em função da reposição de testosterona.
- Nenhuma (vantagem). Inclusive, ele foi testado constantemente até a luta e no dia da luta. Ainda não saiu o resultado pós-luta dos exames de sangue para a gente dosar os níveis, e uma vez que os níveis de testosterona dele estejam nos níveis normais, as condições de luta que ele tem são as mesmas dos outros atletas.
- Só é liberado realmente para o atleta que tem indicação clínica e necessidade para isso. Ronny, se você quiser fazer uso disso, tem que pedir junto com o seu médico e mandar toda a prescrição que você vem fazendo, os exames que realmente comprovem que você tem a necessidade clínica de fazer o uso. E se tiver essa necessidade, será liberado. Então, não é liberado para alguns ou para outros, alguns têm essa necessidade e outros não. Alguns pedem e dizem que tem necessidade mas não conseguem comprovar isso clinicamente, e aí não é dado a eles.
Hoje, o único atleta que faz uso do TRT no Brasil é Vitor Belfort, segundo o próprio médico.
- Concordo com o Vitor, tem que ter uma indicação, a gente está criando meios que dificultem cada vez mais isso, que o atleta tenha que comprovar a necessidade, que foi o caso do Vitor. E ele vem sendo testado mensalmente para saber se os níveis estão dentro dos normais. Uma vez que isso não aconteça, ele vai perder essa liberação de uso, porque aí sim ele teria uma vantagem sobre outro atleta - concluiu Márcio Tannure.
Nenhum comentário:
Postar um comentário