Giro do Motor: morte no kart, pato na pista, zebra solta e casco de tartaruga
Fim de semana de velocidade é marcado por tragédia em PE, quedas na MotoGP, piada de Rossi, brilho brasileiro no exterior e problemas na Stock
1 comentário
Carpina, Pernambuco (Foto: Reprodução)
Um piloto de kart morreu durante uma corrida disputada neste domingo nas ruas da cidade pernambucana de Carpina, que fica a pouco mais de 50 km da capital Recife. Fernando Lopes se chocou contra um poste e foi removido para um hospital local, mas não resistiu ao impacto. Logo após a batida assustadora, diversas pessoas que assistiam ao evento na beira da pista cercaram o local do acidente, dificultando o trabalho de resgate. O evento, chamado de Carpina Kart Racing, foi suspenso logo após a fatalidade. A Federação Pernambucana de Automobilismo emitiu uma nota oficial classificando o evento como "clandestino".
Clique aqui e assista ao acidente fatal por dois ângulos diferentes.
Sensação da atual temporada da MotoGP, o espanhol Marc Márquez, de 20 anos, sofreu um sério acidente durante o segundo treino livre para a etapa de Mugello, na Itália. O jovem piloto perdeu o controle de sua moto ao frear na no fim da reta principal, onde os pilotos chegam a mais de 300 km/h. Ele caiu e deslizou sobre a grama até parar na brita. Sem lesões graves, o piloto da Honda correu no domingo e fazia uma grande prova, quando se empolgou e caiu a poucas voltas para o final, quando perseguia o líder Jorge Lorenzo, que venceu a corrida. Outro que caiu no fim de semana foi Valentino Rossi, que se envolveu em um toque com Alvaro Bautista ainda na primeira volta. Estampando a barreira de pneus, os dois deixaram a prova.
Gênio nas pranchetas, mas apenas esforçado como piloto, o projetista da RBR na Fórmula 1 sofreu um acidente constrangedor na etapa de Silverstone do europeu da Lamborghini Super Trofeo. Adrian Newey, que corre em dupla com Alberto Sabbatini, perdeu o controle de seu Lamborghini Gallardo LP 570-4 na volta de apresentação da segunda corrida do fim de semana, acertou o muro da reta do Hangar e teve de abandonar. Este não é o primeiro acidente de Newey em corridas desse tipo. Em 2010, ele destruiu uma Ginetta G50 em Snetterton, na Inglaterra, e chegou até a ser levado para o hospital.
Confira os vídeos dos acidentes de Adrian Newey no blog Voando Baixo.
(Foto: Luca Bassani / divulgação)
Um problema nas zebras de duas curvas do anel externo de Brasília quase comprometeu os treinos classificatórios da Stock Car em Brasília. Uma reforma feita nos dutos de escoamento de água na parte externa do circuito, que era para ajudar a drenagem em caso de chuva, acabou se tornando um transtorno desde a primeira sessão livre, causando diversas paralisações ao longo do dia. Depois de reparos emergenciais feitos pelos organizadores, inclusive durante o intervalo entre as duas partes do treino de definição do grid, o treino classificatório enfim foi realizado.
O problema gerou críticas até de Felipe Massa, que se manifestou pelas redes sociais detonando a CBA e o Governo do DF, classificando o resultado da reforma como “vergonha”. Menos de 24 horas depois, a corrida foi disputada sem problemas, porque os organizadores optaram simplesmente por cimentar a área de escoamento durante a madrugada. Algo que resolveu o problema de maneira mais imediata, mas que causaria transtornos em caso de chuva.
Cacá Bueno está de volta à liderança do campeonato na Stock Car. Largando da terceira posição em Brasília, o pentacampeão da categoria se aproveitou da má largada do pole Thiago Camilo e de uma punição por queima de largada aplicada a Marcos Gomes, que completava a primeira fila. A chegada foi sob bandeira amarela, após uma prova cheia de emoções e acidentes que provocaram três entradas do carro de segurança. Numa dobradinha da equipe RBR Mattheis, Daniel Serra foi o segundo.
Cacá conquistou no DF a 31ª vitória de sua carreira, a segunda neste ano, e agora tem 97 pontos, uma mais que Ricardo Maurício, da equipe RC. Daniel Serra tem 94. Veja aqui a classificação completa do campeonato.
Item indispensável na segurança dos pilotos de qualquer categoria do esporte a motor, o capacete é chamado de “casco” em italiano. Para a etapa deste fim de semana da MotoGP, em Mugello, o multicampeão Valentino Rossi levou a nomenclatura ao pé da letra. Competindo diante de sua torcida, o piloto de 34 anos trouxe de volta um de seus velhos mascotes: uma simpática tartaruga. Uma forma sutil que o carismático piloto encontrou para dizer aos fãs que ainda pode lutar pelo título mundial contra os velozes espanhóis Jorge Lorenzo, Marc Márquez e Dani Pedrosa.
(Foto: Getty Images)
O ex-piloto de Fórmula 1 Robert Kubica já havia provado que podia ser rápido no Campeonato Europeu de Rali. No entanto, o polonês sempre acabava sendo mais veloz do que podia controlar, não conseguia transformar a rapidez em resultados e acabava se envolvendo em acidentes. Desta vez foi diferente e Kubica conquistou sua primeira vitória correndo o Mundial de Rali. O feito foi realizado na classe WRC2 – a segunda divisão do Mundial – na etapa da Acrópole, considerada a mais difícil da temporada, na Grécia, neste domingo.
- Finalmente, após problemas no carro e acidentes, conseguimos um resultado excelente. Este é um dia fantástico e estamos atingindo um ótimo nível de evolução. Eu sei que preciso aprender muito durante as próximas etapas. Serei muito melhor, mas ainda há um longo caminho a percorrer para chegar onde quero – afirma.
patos atravessava a pista (Foto: Reprodução)
Um lance no mínimo curioso marcou os treinos da Fórmula Indy para a rodada dupla da categoria em Detroit, nos Estados Unidos. Durante uma das sessões livres, a bandeira vermelha – que interrompe a atividade – foi acionada não por causa de um acidente em um dos diversos muros do circuito urbano, mas sim porque uma família de patos atravessava a pista. Os carros diminuíram a velocidade e tiveram que desviar da mãe e de seus cinco filhotes, que passeavam tranquilamente. A sessão foi retomada somente depois que os fiscais retiraram a família penosa do circuito.
Assista à invasão da família de patos no circuito de Detroit!
em Spa-Francorchamps (Foto: Divulgação)
O brasileiro Bruno Bonifácio continuou neste fim de semana sua boa sequência de resultados na Fórmula Renault 2.0. no torneio europeu, o piloto subiu ao pódio na segunda corrida, terminando em terceiro lugar no difícil e tradicional circuito de Spa-Fracorchamps, na Bélgica. Os outros brasileiros na prova ficaram em posições intermediárias: Guilherme Silva foi o 12º, imediatamente à frente de Victor Franzoni.
Na World Series, que também correu em Spa, nenhum dos quatro brasileiros chegou ao pódio. André Negrão terminou a primeira corrida do fim de semana em sétimo, ao passo que, na segunda prova da rodada, o melhor foi Pietro Fantin. Além de Negrão, nem Lucas Foresti e Yann Cunha completaram a primeira volta. Pela Fórmula 3 Europeia, Pipo Derani finalizou no top 10 mais uma vez, somando pontos com um oitavo lugar.
Razia e Suzuki vencem no GT Open
Dois brasileiros que viveram recentemente momentos de incertezas em suas carreiras conquistaram vitórias no automobilismo neste fim de semana. Correndo com uma McLaren de Gran Turismo no GT Open Internacional em dupla com o holandês Chris van der Drift, Luiz Razia venceu uma prova e foi o segundo colocado na outra corrida da rodada de Nurburgring, na Alemanha. Isso porque a outra dupla da equipe Bhai Tech, formada pelo brasileiro Rafael Suzuki e pelo italiano Giorgio Pantano, foi a vencedora na segunda prova do fim de semana, depois de completar a dobradinha na primeira.
A Stock Car passou a ter uma nova divisão de acesso a partir deste fim de semana. Com chassis tubulares, os carros do Campeonato Brasileiro de Turismo foram projetados especialmente para a categoria de formação de pilotos. A exemplo do Stock Car, o carro tem tração traseira e motor dianteiro V8, mas com uma potência de 350 cavalos (o da categoria principal ultrapassa os 500) e câmbio sequencial de cinco marchas para frente e uma ré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário