terça-feira, 30 de setembro de 2014

- Atualizado em

Imagens aéreas mostram evolução das obras a 1 ano e 10 meses do Rio 2016

Globocop sobrevoa Deodoro, campo de golfe, Vila dos Atletas e Parque Olímpico na semana da visita da Comissão de Coordenação do COI

Por Rio de Janeiro
 
Poucos dias antes da visita da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, que começou na segunda-feira e termina nesta quarta, o helicóptero Globocop sobrevoou as obras das instalações olímpicas e paralímpicas faltando um ano e dez meses para o início dos Jogos Olímpicos (assista ao vídeo).

No Complexo Esportivo de Deodoro, dois dos nove locais iniciaram as obras. Considerada a instalação mais complexa da região, o circuito de canoagem slalom está em processo de terraplanagem. Placas indicam aonde será a piscina de largada, o canal de treinamento, o lago e o canal de competição. O modelo de tamanho reduzido foi aprovado em agosto e o circuito começa a ser levantado em outubro. O ciclismo BMX também teve a área de sua pista delimitada. Serão reformados os centros Aquático, de Hipismo, de Tiro e de Hóquei, e construídos a Arena da Juventude (basquete, pentatlo moderno e esgrima sobre cadeira de rodas), o Estádio de Deodoro (pentatlo moderno, rúgbi e futebo de 7 das Paralimpíadas) e a pista de mountain bike.

Enquanto a Justiça não decide sobre o imbróglio ambiental - o veredicto será dado em outubro - o campo de golfe segue sendo construído e já passou de 60% de conclusão. O green está plantado em boa parte da metade mais perto da Avenida das Américas. Uma faixa de 400 metros a partir da margem da Lagoa de Marapendi, responsável pelo impasse entre prefeitura e Fiori Empreendimentos, executores da obra, e Ministério Público do Estado, ainda não recebeu grama.
Campo de golfe olímpico setembro de 2014 (Foto: Reprodução TV Globo)










A Vila dos Atletas superou em setembro a marca de 50% de conclusão. Já foram erguidos 17 dos 31 prédios que vão receber 18 mil hóspedes nas Olimpíadas em 3.604 apartamentos. Até o fim do ano, 14 torres serão finalizadas, deixando para 2015 o acabamento interno.

O Parque Olímpico avança em ritmo acelerado. No sobrevoo, a primeira obra focalizada é o Hotel da Mídia. O helicóptero segue para o Centro Internacional de Transmissão (IBC) e o Centro Principal de Mídia (MPC), bem adiantados, e corta para o Centro de Tênis, cuja quadra central ganhou os primeiros lances de arquibancada. Nas três Arenas Cariocas, a número 1 recebe os primeiros protótipos de assentos, e a 3 tem o início da montagem da cobertura metálica.  A Via Olímpica, principal via de acesso dos torcedores, está na reta final de conclusão. Velódromo e Centro Aquático ainda não começaram a tomar forma. Na Arena do Futuro, local do handebol e do goalball paralímpico, as fundações estão em fase final de conclusão. O Parque Aquático Maria Lenk e a Arena Rio, instalações construídas para o Pan de 2007, começam a sofrer adaptações para os Jogos no primeiro trimestre de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário