Árbitro de Bahia x Coritiba, Francisco Carlos diz ter sido induzido a erro
Segundo Chicão, assistente teria motivado a marcação da penalidade na Fonte Nova
- Foi um lance em que eu fui induzido ao erro pelo assistente e pelo adicional. Eu estava com a imagem de que a falta foi fora da área, tanto é que se você observar no vídeo vai me ver correndo na direção de que marcaria a falta. Porém, o assistente correu para a linha de fundo, e daí marquei a penalidade - explicou o alagoano, integrante do quadro da Fifa desde 2012.
Perguntado sobre o que teria motivado a decisão de voltar atrás e marcar a falta, Chicão disse que a conversa com a equipe de arbitragem foi determinante.
- Quando fui conversar com o assistente, ele disse não estar convicto da penalidade. Então fui ouvir a opinião do quarto árbitro, que também não demonstrou convicção de que o atacante Zé Love teria sido derrubado dentro da área do Bahia. Então, como eu tinha a imagem de que não foi pênalti, voltei atrás e marquei de fato o que aconteceu.
Ele ressaltou ainda que, como a regra do jogo permite a possibilidade de o árbitro voltar atrás, não teve dúvida após consultar o assistente (Carlos Jorge Titara da Rocha-AL) e o quarto árbitro (Johnn Hebert Alves Bispo-BA).
- A Fifa orienta justamente isso (voltar atrás, em caso de uma marcação equivocada). Isso tem na regra do jogo. O árbitro pode voltar na sua decisão até que o jogo não seja reiniciado, e foi justamente o que eu fiz. O que jamais poderia ter feito era voltar a decisão depois do pênalti batido - salientou Francisco Carlos.
- O próprio técnico do Coritiba me elogiou, dizendo que eu fui um cara humilde, e me parabenizou pela minha decisão. Inclusive, ele (Marquinhos) afirmou que jamais quer vencer um jogo com um erro de arbitragem. Então, isso me deixa tranquilo na decisão que tomei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário