Pacotão da F-1: "tiro" certeiro de Lewis em Rosberg, e pit stop lento de Massa
GP dos EUA é marcado por bela manobra que garantiu vitória de Hamilton, erro de estratégia que custou pódio a brasileiro e corrida de recuperação de Sebastian Vettel
Felipe Massa estava pronto para comemorar seu segundo pódio na temporada, mas uma estratégia contestável da Williams o fez cair do cavalo dando espaço para Daniel Ricciardo da RBR alcançar o terceiro lugar. A prova no Circuito das Américas ainda contou com uma bela corrida de recuperação de Sebastian Vettel com seu "touro mecânico" após largar dos boxes, e uma batida entre Sergio Pérez e Adrian Sutil. Confira os melhores momentos no vídeo acima.
E nessa reta final de temporada, mal dá tempo de os fãs
respirarem. No próximo fim de semana, já é hora do GP do Brasil, válido pela
penúltima etapa da temporada. Os pilotos já deixaram Austin em direção a São
Paulo. E enquanto não desembarcam na capital paulista, você pode relembrar os
destaques do GP dos EUA do último domingo:
momento-chave
Hamilton foi de uma precisão milimétrica na ultrapassagem que lhe rendeu a
vitória. Logo na primeira tentativa de assumir a ponta, deu um "tiro" certeiro em
Rosberg e não deixou espaços para o companheiro reagir. Mais que a
vitória, a bela manobra foi outro forte golpe psicológico no alemão, que já
agoniza no campeonato. Assista:
números
Com o resultado, Hamilton chegou aos 32 triunfos na carreira
e se tornou o britânico com mais vitórias na história da Fórmula 1, deixando
para trás ninguém mais ninguém menos que Nigel Mansell. Agora, o campeão de
2008 está empatado em 5º lugar no ranking dos maiores vencedores da categoria
com o espanhol Fernando Alonso (Ferrari). Confira o top 10 dos mais vitoriosos da F-1.
A corrida em Austin também assegurou matematicamente o
título do Mundial de Pilotos para um dos dois competidores da Mercedes, já
campeã de Construtores. Restando duas provas para o fim da temporada, Hamilton
chegou a 316 pontos, contra 292 de Rosberg. Nenhum dos dois pode ser alcançado
por Ricciardo, que possui 214. A definição de quem será o campeão, porém,
ficará apenas para a última prova, dia 23/11 em Abu Dhabi, que vale pontuação
em dobro e dará 50 pontos ao vencedor. Com a diferença de 24 pontos, o
britânico não terá a chance de assegurar o título já no GP do Brasil do próximo
fim de semana. Por outro lado, com dois segundos lugares, ele garante a taça,
mesmo que Nico vença as duas provas.
hoje não
Felipe Massa
teve uma boa chance para subir ao pódio pela segunda vez na temporada. Partindo
do 4º lugar no grid, o brasileiro ultrapassou o companheiro de Williams
Valtteri Bottas logo na largada e caminhava com firmeza para um terceiro lugar,
atrás apenas das imbatíveis Mercedes. Mas na segunda rodada de pit stops, Massa
e equipe foram surpreendidos, voltando atrás de Daniel Ricciardo, que havia
parado duas voltas antes. Confira:
Para o paulista, a parada lenta em razão da demora da
fixação de uma das rodas acabou lhe custando o pódio. A Williams também
admitiu que a estratégia de pit stops não foi a ideal, creditou a perda de posições a “diversos
pequenos fatores” e prometeu avaliar o episódio para não repeti-lo no futuro.
crash
Veloz, mas ousado demais em determinadas ocasiões, Sergio
Pérez se envolveu em mais um acidente nesta temporada, dessa vez na primeira
volta do GP dos EUA. O mexicano vinha em décimo quando se precipitou em uma
tentativa de ultrapassar Adrian Sutil na curva 15. Checo freou tarde demais,
chegou a encostar na Ferrari de Kimi Raikkonen que vinha mais à frente, e acertou
em cheio a Sauber do alemão. Ambos abandonaram no acidente. A direção de prova
classificou a manobra como imprudente e puniu Pérez com a perda de sete
posições no grid no GP do Brasil do próximo fim de semana.
sai da frente
Obrigado a largar dos boxes por ter estourado o limite de
cinco motores permitidos na temporada, Sebastian Vettel mirava chegar, pelo menos,
em sétimo. E foi isso que conseguiu. A corrida do alemão, no entanto, foi
dividida em duas partes.
Na primeira delas, sem conseguir atingir a aderência ideal
dos pneus em meio ao tráfego pesado, o tetracampeão teve muitas dificuldades
para acompanhar o ritmo dos rivais. Na segunda metade da prova, porém, de cara
para o vento, Vettel conseguiu imprimir um ritmo forte, fez diversas
ultrapassagens e alcançou a zona de pontuação.
A corrida do alemão contou também com uma tática curiosa.
Com a entrada do Safety Car na primeira volta, ele fez duas paradas seguidas
nos boxes para se livrar dos jogos de pneus macios, já que todos os pilotos são
obrigados a usar dois tipos de pneus na corrida. A estratégia, porém, não teve
muito resultado e o alemão ficou preso no pelotão.
fora da pista
As “nanincas” Marussia e Caterham não participaram do GP dos
EUA. Mergulhadas em profundas crises financeiras, ambas as equipes entraram em
administração judicial na semana passada e não tiveram condições de embarcar
para o Texas. Apesar de a ausência ser
passível de penalidade, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA)
decidiu não aplicar nenhuma punição aos times, que também devem se ausentar das
etapas finais enquanto tentam se recuperar financeiramente. Sem as duas
equipes, a corrida de Austin teve o grid mais esvaziado da categoria desde o GP
de Mônaco de 2005, quando a extinta BAR foi proibida de participar de uma etapa
por ter infringido regras relacionadas ao tanque de combustível.
holofotes
As estrelas no Circuito das Américas foram muito além das
pinturas às margens da pista. Várias celebridades aproveitaram a
presença da Fórmula 1 nos Estados Unidos para prestigiar a maior categoria do
automobilismo mundial. Os boxes da RBR foram os mais badalados neste sábado de
treino classificatório, com a presença dos atores Keanu Reeves e Pamela
Anderson e o jogador de basquete Tony Parker. Na Lotus, quem deu as caras foi o
ator Matt LeBlanc.
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