Rafting
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis, equipamentos de segurança. Antes de começar qualquer descida de rafting comercial, um instrutor da atividade passa à todos os participantes detalhadas instruções de conduta relativas à segurança. Estas Instruções são lembradas pelos demais instrutores durante momentos estratégicos da descida, e seu cumprimento é fundamental para a segurança de todos. O rafting comercial proporciona a experiencia de descer o rio para pessoas de qualquer idade e em sua maioria pessoas que nunca tiveram uma experiência anterior, tornando o esporte acessível. Os primeiros relatos de rafting que se tem notícia são nos rios Colorado e Mississippi.
Níveis do Rafting
Nível I: Áreas com pedras muito pequenas, requere poucas manobras.Nível II: Algumas águas agitadas, talvez algumas rochas, pode exigir manobras.
Nível III: Ondas pequenas, talvez uma pequena queda, mas sem perigo. Pode requerer habilidade de manobra significativa.
Nível IV: Ondas médias, presença de poucas pedras, com quedas consideráveis, manobras mais difíceis podem ser necessárias.
Nível V: Grandes ondas, possibilidade de grandes rochas, possibilidade de grandes quedas, há riscos e exige manobras precisas.
Nível VI: Corredeiras extremamente perigosas, pedras e ondas enormes. O impacto da água pode até causar estragos no equipamento. O nível VI é extremamente perigoso, e pode machucar seriamente os praticante ou até levá-los à morte. Completar esse percurso exige muita habilidade.
Locais para a prática do Rafting
Brasil
No Brasil há diversos locais propícios à prática do rafting, entre eles:- Bahia
- Rio de Contas em Itacaré Rio Correntina em Correntina
- Espírito Santo
- Rio Jucu em Domingos Martins
- Goiás
- Rio Corumbá em Corumbá de Goiás
- Maranhão
- Parque Nacional da Chapada das Mesas em Carolina
- Minas Gerais
- Rio Jaguari em Extrema Rio Capivari em Lavras Rio Corrente em Munhoz
- Paraná
- Rio Iapó em Tibagi Rio Cachoeiras em Antonina Rio Ribeira em Cerro Azul
- Rio de Janeiro
- Rio Macaé em Lumiar, Casimiro de Abreu e Macaé Rio Paraibuna ao norte do estado Ribeirão das Lajes em Seropédica
- Rio Grande do Sul
- Rio Paranhana em Três Coroas Rio das Antas entre Nova Roma do Sul e Bento Gonçalves
- Santa Catarina
- Rio Cubatão em Santo Amaro da Imperatriz Rio Itajai-açu em Apiúna e Ibirama Rio Braço do Norte no Vale do Braço do Norte
- São Paulo
- Rio Juquiá em Juquitiba Rio Paraibuna em São Luís do Paraitinga Rio do Peixe Socorro Rio Jacaré-Pepira em Brotas Rio Pardo em Caconde
Portugal
Em Portugal o rafting pode ser praticado em diversos rios, dependendo da estação do ano. Quase todos os rios têm nível de água apenas nas épocas de chuva, desde o Outono até à Primavera. Apenas o Rio Minho pode ser praticado todo o ano, devido às 5 barragens que controlam o seu nível de água, sendo preferencialmente escolhido no verão pois é um rio com menos rápidos e os outros estão sem água.- Rio Paiva - É o mais famoso e mais divertido rio para o rafting em Portugal. Possui diversos percursos, com um total de quase 25 kms de rafting, desde grau IV a grau III de dificuldade.
- Rio Tâmega - Um rio com um dos melhores rápidos de 'rafting' o Cachão. Se não fossem tantos metros de água lisa entre os rápidos, este rio seria certamente bastante mais popular, com uma beleza natural fantástica. Nível II a IV (apenas 1 rápido de nível IV)
- Rio Tua - Bastante sazonal, apenas praticável em épocas de muita chuva. Com muita água nível III a IV.
- Rio Minho - Navegável todo o ano. Nível I a III. Volume de água muito variável, podendo ser nivel I às 10h de manhã e nível III às 11h, devido a descargas das barragens.
Mesmo as pessoas mais experientes em actividades de aventura devem sempre procurar uma das várias empresas licenciadas com guias certificados para garantir o melhor conhecimento do rio e a segurança desde desporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário