Com novo banco, Lico escapa de incêndio no seu Stock em Curitiba
Primeiro a testar saída emergencial com o novo
equipamento, paranaense sai do carro ileso e agradece: 'Deus colocou
esse teste na minha frente'
Por Alexander Grünwald
Curitiba
1 comentário
Mais moderno e mais seguro em caso de impactos, principalmente
laterais, com estrutura em fibra de carbono, o novo banco da Stock Car
fez sua estreia na etapa de Curitiba, 10ª etapa da temporada 2012.
O
equipamento chegou causando estranheza aos pilotos, que precisaram
fazer adaptações ao revestimento de espuma especial até chegar à forma
ideal. Para auxiliar os competidores, a categoria teve um dia extra
de treinos, na quinta-feira anterior à prova, mesmo dia em que foi feito
um teste de saída do cockpit em caso de emergência, devido às dimensões
diferentes em relação ao anterior, de alumínio, que era menor. Quatro
pilotos foram escolhidos. Entre eles, Lico Kaesemodel, que cumpriu a
tarefa em seis segundos. O que o paranaense não imaginava é que
transformaria a simulação em prática apenas três dias depois.
Correndo em casa, o piloto da RCM fez uma boa largada. Ajudado também
pelos acidentes entre os primeiros colocados, que eliminaram quatro
carros, ele saiu do 26º lugar no grid para a 16ª posição. No entanto, a
recuperação terminou prematuramente na quarta volta, quando um toque na
zebra durante uma disputa por posição provocou a quebra da roda traseira
esquerda de seu carro. Tentando levar o carro ao box, Lico não percebeu
que havia fogo sob sua carenagem. Avisado pela equipe via rádio, ele
abriu a porta e saltou, antes que as chamas chegassem ao cockpit.
Incêndio no Stock Car de Lico Kaesemodel causou tensão em Curitiba (Foto: Luca Bassani/ Divulgação)
- Foi Deus que colocou esse teste na minha frente, com certeza foi
muito válido. Eu nunca tinha testado uma saída de banco, ainda mais com o
banco novo, que é bem mais difícil que os anteriores. Quando eu olhei
pelo espelho, era bastante fogo. Só deu tempo de frear, reduzir as
marchas, daí fui para a brita e saí do banco. Não imaginava e espero não
passar nunca mais por esse episódio. Realmente é bastante tenso. Só
quem está lá dentro para saber como é – disse o piloto, aliviado, logo
após a corrida.
Antes da prova, Kaesemodel testou a saída do novo
banco da Stock (Foto: Luca Bassani / divulgação)
A preocupação da categoria com os incêndios se intensificou após o
problema vivido por Tuka Rocha durante a etapa do Rio de Janeiro, em
2010. O piloto do carro 25 teve dificuldades para deixar o carro, que
permaneceu em movimento, mesmo tomado pelas chamas. Um dos motivos foi o
peso da porta, que teve que ser arrancada. Desde então, a colocação de
um amortecedor no acesso ao carro facilita sua abertura pela parte de
dentro. Algo que auxiliou Lico Kaesemodel na tarefa de se livrar do
cinto de segurança e se desprender do banco.
- O amortecedor da porta ajudou bastante. Antigamente você empurrava e
ela voltava. Quando encostei na porta, ela já subiu de uma vez, e foi só
o tempo de pegar na estrutura tubular interna e me jogar para fora. Não
sei se foram seis ou se foram oito segundos, você fica meio sem saber,
mas quando a fumaça começou eu já estava fora do carro – conta o piloto
do carro 63.
Os engenheiros da equipe RCM, onde também corre Thiago Camilo, do carro
21, ainda não identificaram as causas do fogo. Mas deixaram o autódromo
com algumas suspeitas.
- Quando o Lico foi para a grama e tentava tracionar para sair de lá,
talvez o pneu raspando na carenagem, que é de fibra, possa ter causado o
incêndio. Ou então, pode ter ocorrido alguma pane elétrica quando do
toque na zebra. Só saberemos após desmontar o carro, quando faremos uma
minuciosa revisão – avalia Artur Fernandes, engenheiro de Lico.
Tuka Rocha precisou arrancar a porta para se livrar do fogo (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)
Apesar do problema na prova de Curitiba, Kaesemodel disputará
normalmente as duas etapas finais da temporada 2012. Com a participação
de Rubens Barrichello e Tony Kanaan, a categoria irá a Brasília, no dia
11 de novembro, e definirá o campeonato na Corrida do Milhão, em São
Paulo, no dia 9 de dezembro. As duas provas terão transmissão ao vivo e
na íntegra pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário