Tricampeão Stewart oferece ajuda para Grosjean não estragar carreira
Oito incidentes em 15 etapas ofuscaram pódios do francês
da Lotus, que ganhou apelido de 'maluco da primeira volta' e foi
suspenso por uma prova
Por GLOBOESPORTE.COM
Londres, Inglaterra
Tricampeão mundial de Fórmula 1, Jackie Stewart se ofereceu para ajudar
Romain Grosjean.
Confiante no potencial do francês, ele sabe que os três pódios na
temporada 2012 foram ofuscados pela quantidade de acidentes em que o
jovem piloto se envolveu no início de diversas provas: ao todo, foram
oito em 15 etapas, sete deles na primeira volta. Após pegar uma corrida
de suspensão por provocar um acidente espetacular na largada de
Spa-Francorchamps, Grosjean voltou a aprontar no GP do Japão do último
domingo. A batida em Mark Webber logo na curva inicial
(veja o vídeo) rendeu ao francês o apelido de
“maluco da primeira volta".
Stewart foi campeão em 1969, 1971 e 1973. Atualmente é embaixador da empresa dona da Lotus (Foto: AFP)
- Penso que poderia ser capaz de ajuda-lo a evitar acidentes no futuro.
Acho que ele tem um enorme potencial. Mais acidentes podem estragar
suas chances continuar na Lotus na próxima temporada e deixar ele longe
das grandes equipes. Romain não deveria recusar a oferta. Quando a hora
chegar e ele quiser, estarei aqui em razão da minha relação com a equipe
– disse Stewart, que é embaixador “Genii Capital”, empresa dona da
Lotus na F-1.
Para terminar em primeiro, primeiro você tem que terminar. Você nunca
vence uma corrida na primeira curva, mas geralmente perde"
Jackie Stewart
Em sua primeira temporada completa na Fórmula 1 – ele já pilotou pela
Renault durante metade da temporada de 2009, substituindo Nelsinho
Piquet – Grosjean subiu ao pódio três vezes em 2012: segundo colocado no
GP do Canadá e terceiro no Bahrein e na Hungria. Para o ex-piloto de 73
anos, esses resultados provam que o francês possui um talento natural
que precisa ser lapidado.
- É o primeiro ano completo dele e ele foi rápido o suficiente para
vencer corridas. Acho que ele poderia ter vencido um ou dois GPs nesta
temporada. Mas no momento, o potencial dele tem sido ofuscado pelo
número de acidentes. Ter talento e velocidade para vencer corridas pode
ser intoxicante – analisa Stewart.
Grosjean foi apelidado de 'maluco da primeira volta' após batidas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Para justificar sua visão sobre Grosjean, o campeão mundial de 1969,
1971 e 1973 lembra da própria experiência que adquiriu na F-1. Além de
piloto, foi dono de uma escuderia que levava seu sobrenome de 1997 a
1999 e contou com Rubens Barrichello ao volante. Ele também desenvolveu
um programa de desenvolvimento de pilotos. Stewart também aproveitou
para levantar uma questão: o por quê os pilotos da categoria não possuem
técnicos, como ocorre com atletas de quase todos os demais esportes.
Incidentes de Grosjean nas primeiras voltas |
GP da Austrália |
Batida com Maldonado na 2ª volta |
GP da Malásia |
Faz Schumacher roda na 1ª volta |
GP da Espanha |
Toque em Pérez fura pneu da Sauber |
GP de Mônaco |
Espreme Schumi e provoca batida
na largada |
GP da Inglaterra |
Toque em Paul di Resta fura pneu
da Force India |
GP da Alemanha |
Se envolve em incidente no hairpin e fura pneu da Lotus |
GP da Bélgica |
Provoca grave acidente na largada
e é suspenso do GP da Itália |
GP do Japão |
Bateu em Webber na primeira curva |
- Fui um jovem na F-1 também. Além disso, executei um programa de
desenvolvimento ajudando pilotos como David Coulthard, Juan Pablo
Montoya, Gil de Ferran e Allan McNish. Por alguma razão, pilotos de
todos os tipos pensam que não precisam de treinadores quando saem do
kart. Isso é diferente em qualquer outro esporte que conheço.
Stewart acredita que a parte psicológica é o que diferencia os grandes
pilotos dos demais e citou os bicampeões Sebastian Vettel e Fernando
Alonso.
- O que os pilotos top têm de diferente são a gestão da mente muita
boa. É muito difícil eles baterem. Isso fica óbvio com Vettel e Alonso. A
colisão dele na primeira curva no Japão foi uma grande raridade. A
mente tem que ser mestre da habilidade natural. Eu estive lá e tive
muito, mas muito poucas batidas. Eu sei que para terminar em primeiro,
primeiro você tem que terminar. Você nunca vence uma corrida na primeira
curva, mas geralmente perde uma ali – concluiu.
Para Stewart, batidas ofuscaram bons resultados de Grosjean, como pódio no Canadá, (Foto: Getty Images)
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