Turnê radical: Sandro Dias desbrava Índia e leva skate à população de 1,2 bi
Durante 40 dias, Mineirinho e um time de craques do BMX, patins in line e motocross comandam show dos esportes de ação pela terra de Gandhi
1 comentário
Foram mais de 22h e 14 mil quilômetros de viagem de São Paulo a Bangalore, o ponto de partida da turnê que também passou por Nova Déli, Ludhiana, Jaipur e Lucknow. Em cada uma das cidades, Sandro e um time de dez profissionais apresentaram suas manobras para públicos que ultrapassavam dez mil pessoas.
Além do brasileiro, o skate foi representado pela lenda americana Andy Macdonald, oito vezes campeão do mundo no vertical. O inglês Simon Tabron, com seu BMX, e os irmãos japoneses Eito e Takeshi Yasutoko, com os patins in line, dividiram o half-pipe com os dois. Outros cinco destaques do motocross estilo livre americano completaram o time na turnê: Jimmie Mcguire, Tommy Clowers, Myles Richmond, Dustin Nowak e Mike Mason. Em uma das paradas da viagem, o skatista brasileiro Lincoln Ueda foi o convidado especial da apresentação.
- Foi uma oportunidade única na vida. Como skatista profissional, pude conhecer diversos países e diferentes culturas, mas nada se compara com essa experiência na Índia. Foi uma viagem que marcou a minha vida e espero que também tenha feito o mesmo com as pessoas que puderam ter esse primeiro contato com o skate e com os outros esportes de ação – disse Sandro.
A noite de apresentação em Bangalore foi uma das mais animadas da turnê. Milhares de pessoas foram acompanhar o primeiro show das modalidade radicais na cidade. A pouca intimidade com os esportes de ação foi deixada de lado pelo público, que gritava os nomes dos profissionais a cada manobra executada. Foi uma motivação a mais para a viagem seguir para a segunda parada: Nova Déli.
A 200km de Nova Déli, também fica um dos mausoléus mais conhecidos e visitados do mundo. Depois de encarar mais de cinco horas de viagem de carro e um trânsito infernal, Mineirinho chegou ao famoso Taj Mahal. Construído no século 17 na cidade de Agra, o palácio é considerado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O Taj Mahal foi uma homenagem do imperador mongol Shah Jahan à esposa Mumtaz Mahal, que morreu ao dar à luz o 14º filho do casal. Com o trabalho de 20 mil homens, essa grande prova de amor levou 22 anos para ficar pronta.
Apesar dos problemas, todos os dias da semana, soldados dos dois lados promovem a cerimônia da fronteira na cidade de Wagah, com uma curiosa "dança" bélica. Milhares de pessoas participam da festa no portão que separa a única rota de passagem entre Índia e Paquistão. A celebração só termina quando há o aperto de mão entre os soldados e as bandeiras são recolhidas. No meio de tudo isso, Sandro Dias teve a honra de carregar a bandeira da Índia sobre um skate.
A poucos quilômetros da fronteira entre Índia e Paquistão fica o Templo Dourado, na cidade sagrada de Amritsar, capital de Punjab. O vaticano da religião sique foi construído no século 16 com mais de cem quilos de ouro puro. Toda essa fortuna foi doada por seus seguidores.
- As pessoas viam a gente filmando e ficavam interessadas no skate. Várias pessoas me paravam para perguntar o que era aquilo que eu estava segurando. Alguns até se arriscaram a andar fora do templo. Foi muito legal - explicou Sandro.
Lincoln Ueda é a novidade em Ludhiana
- Foi impressionante. Tinha gente em todos os cantos e até do lado de fora tentando assistir à apresentação. Valeu todo o esforço e as horas de viagem para chegar até aqui. Volto para casa feliz e orgulhoso de ter feito parte dessa história na Índia - comemorou Ueda.
Jaipur, a capital do Rajastão, foi o local da quarta parada da turnê indiana. Também conhecida como "Cidade Rosa", por ter sido pintada dessa cor para receber o príncipe do País de Gales no período colonial, Jaipur tem um dos templos dos macacos mais interessantes do país.
Jaipur também foi parte do cenário de uma das novelas de maior sucesso da história da TV Globo: "Caminho das Índias." Foi lá que, em 2009, a atriz Juliana Paes viveu a personagem principal da trama, a indiana Maya. Durante uma visita ao castelo da família real em Jaipur, Sandro conheceu um vendedor que, todo orgulhoso, exibiu uma foto sua com a atriz brasileira tirada durante as gravações da novela.
- Acho que posso dizer que foi uma das melhores viagens que eu já fiz na minha vida. Simplesmente fantástica. Vai deixar saudades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário