Hamilton tira vitória de Vettel, Alonso é 3º nos EUA, e decisão será no Brasil
No Texas, britânico da McLaren supera alemão da RBR, que ainda vê espanhol da Ferrari subir ao pódio. Massa faz boa prova e fica em quarto
358 comentários
Com o resultado, Vettel chegou aos 273 pontos, aumentando a vantagem na liderança para Alonso de dez para treze pontos. Entretanto, foi o espanhol quem saiu de Austin com o gostinho de vitória. Após temer perder o caneco para o alemão já neste domingo, ele segue para São Paulo ainda vivo no campeonato. Confira a classificação.
Faça suas previsões no Simulador da Fórmula 1:
RBR leva tricampeonato no Mundial de Construtores
Como prêmio de consolação para Vettel, seu segundo lugar deu à RBR o tricampeonato do Mundial de Construtores, mesmo com o abandono de Mark Webber por causa de problemas mecânicos. A escuderia austríaca chegou aos 440 pontos e não pode mais ser alcançada pela vice-líder Ferrari, que possui 367. Veja a classifação das equipes.
Foi a primeira corrida realizada no novíssimo Circuito das Américas, construído especialmente para a Fórmula 1. A última prova disputada nos EUA havia sido em 2007, no traçado misto de Indianápolis, também vencida por Hamilton. A categoria busca conquistar de vez o grande mercado consumidor de automobilismo nos Estados Unidos. E a resposta das arquibancadas foi boa. Em um domingo ensolarado, cerca de 130 mil lotaram o autódromo para prestigiar a prova que podia decidir o campeonato.
driblar Vettel e levar decisão ao Brasil (Foto: AP)
Agora é a torcida brasileira que fica com o privilégio de presenciar a disputa final da taça. O GP do Brasil, última etapa da temporada, definirá quem será o tricampeão mais jovem da história da Fórmula 1: Vettel, de 25 anos, ou Alonso, de 31. O recorde pertence a Ayrton Senna, obtido em 1991 aos 31 anos, seis meses e 29 dias. A TV Globo transmite ao vivo a corrida de Interlagos no próximo domingo, dia 25 de novembro, a partir das 14h (de Brasília).
Lewis perdeu 2º lugar para Webber (Foto: AFP)
A grande atração da prova era a possibilidade de conquista antecipada de Vettel. Se o alemão vencesse, Alonso precisava ser quinto. Caso chegasse em segundo, o espanhol teria de ficar no máximo em nono. E, se cruzasse a linha final em terceiro, teria de torcer para o rival ficar fora da zona de pontuação. E a polêmica decisão da Ferrari em provocar a punição a Massa acabou dando certo na largada. Do lado limpo da pista, Alonso aliou cautela e ousadia na largada, ficou por fora e ganhou três posições, de Schumahcer e Hulkenberg, que começaram da parte suja, e também de Raikkonen. O quarto lugar de Alonso já seria suficiente para adiar a disputa do título para o Brasil, em caso de vitória de Vettel. O alemão, por sinal, manteve a ponta no começo, enquanto Webber tomou o segundo lugar de Hamilton. Partindo de 11º, Massa ganhou uma posição na primeira volta. Já Bruno perdeu duas, caindo para 12º.
Nas primeiras voltas, a atração foi o embate entre Hamilton e Webber pelo segundo lugar. Após perder a posição na largada, o britânico tentou dar o troco, mas levou o "X" do australiano. Na volta 3, não teve jeito, e, finalmente, conseguiu a ultrapassagem.
Na volta 7, Grosjean rodou e retornou à pista logo à frente de Schumi e Massa, que disputavam posição. Os ex-companheiros de Ferrari passaram o francês da Lotus, e, na sequência, o brasileiro passou o alemão para assumir a oitava posição. Grosjean continuou perdendo terreno. Foi superado também por Senna e Pérez, e decidiu ir para os boxes.
No grupo da frente, o ritmo de corrida das RBR não era tão forte quanto se esperava. Com isso, Hamilton começou a reduzir a desvantagem para o líder Vettel, enquanto Alonso tentava se aproximar de Webber, terceiro colocado.
Na 15ª volta, Hamilton ficou a apenas 1s de Vettel, margem que dá a possibilidade de acionar a asa móvel para tentar a ultrapassagem. Mas as atenções neste momento se voltaram para o outro carro da RBR. Pelo rádio, Webber foi informado que seu DRS (sistema de recuperação de energia cinética) não estava funcionado. Curvas depois, o australiano abandonou com problemas mecânicos. Melhor para Alonso, que assumiu a terceira posição. Massa, que pouco antes havia passado Hulkenberg, pulou para sexto com a saída de Webber, enquanto Senna foi para oitavo.
Apesar de o terceiro lugar ser mais do que suficiente para Alonso adiar a decisão do título, o espanhol continuou forçando, até demais, e acabou dando uma escapada na curva 19.
Ferrari se enrola em pit stop de Alonso e quase dá título de bandeja para Vettel
Alonso fez sua parada nos boxes na volta 21. E não foi das melhores. Os mecânicos demoraram a trocar o pneu traseiro direito da Ferrari, e o espanhol retornou em quinto, posição que daria o título para Vettel, que já havia feito seu pit stop, mantendo a liderança. A essa altura, o segundo era Raikkonen, que ainda não tinha parado, seguido por Hamilton e Massa.
Com Vettel em primeiro e Alonso em quinto, o título ficaria com o alemão. Porém, Massa e Button ainda não tinham feito seus pit stops. O brasileiro parou nos boxes na passagem 26 e retornou logo atrás do parceiro de equipe. Em quarto, o espanhol voltava a adiar a decisão do caneco. Sem os pneus aquecidos, Massa perdeu lugares para Ricciardo e Raikkonen, caindo para sétimo. Já Button, único dos pilotos do pelotão da frente a iniciar com compostos duros, se manteve na pista, em terceiro.
Enquanto isso, Vettel encontrou um bom ritmo e passou a abrir de Hamilton na liderança. Porém, o britânico reagiu, e voltou a colar no alemão, reduzindo a diferença para apenas 0s6.
Na 36ª volta, Button finalmente seguiu para os boxes alçando Alonso para o terceiro lugar. Com 30s de desvantagem para Hamilton e mais de 10s à frente de Massa, que passara Raikkonen após dez voltas de duelo, restava ao espanhol levar o carro até a bandeirada.
E na disputa pela vitória, Hamilton seguia perto de Vettel, que tentava administrar a pequena vantagem. E o disparo fatal veio na volta 42. Na reta principal, o britânico colocou pela direita e tomou a ponta do alemão da RBR. Com Vettel em segundo e Alonso em terceiro, a disputa da taça ficou ainda mais encaminhada para Interlagos. Pelo rádio, o alemão reclamou de que teria perdido tempo com retardatários, o que propiciou Hamilton ter condições de reduzir a diferença para menos de 1s e usar a asa móvel para fazer a ultrapassagem.
Nos instantes finais, duelos apenas no pelotão intermediário, como a briga interna da Williams, com direito a toque de rodas entre Pastor Maldonado e Bruno Senna, pela nona colocação. As posições dos ponteiros se mantiveram até o fim das 56 voltas, deixando a decisão do título para o próximo domingo, no Brasil.
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h35m55s269
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 0s600
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 39s200
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 46s000
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 56s400
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1m04s400
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 1m10s300
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 1m13s700
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 1m14s500
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1m15s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1m24s300
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m24s800
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m25s500
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
15 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
16 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
Abandonaram:
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – na volta 17
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – na volta 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário