Rosberg vence em fim de semana irretocável; Massa sofre batida igual
Após dominar todos os treinos, alemão da Mercedes fatura GP de Mônaco de ponta a ponta. Brasileiro abandona corrida, faz exames e passa bem
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Sebastian Vettel e Mark Webber, da RBR, completaram os três primeiros. Companheiro de Rosberg na Mercedes, Lewis Hamilton terminou em quarto. O britânico – que havia largado em segundo – perdeu posições para a dupla da RBR na parada dos boxes durante a entrada do primeiro safety car.
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Mundial de Pilotos: Rosberg sobe, Massa desce e Vettel abre na liderança
Com a vitória, Rosberg chegou aos 47 pontos e deu um salto na classificação: pulou da nona para a sexta colocação do campeonato. Ele superou Felipe Massa , que caiu de quinto para sétimo, Paul di Resta (Force India) e Romain Grosjean (Lotus). Sebastian Vettel segue líder. Beneficiado pelos maus resultados de Raikkonen e Alonso, o alemão da RBR abriu vantagem. Agora soma 107 pontos, contra 86 do finlandês da Lotus e 78 do espanhol da Ferrari. Confira a classificação completa.
Poucos pit stops e polêmica do teste secreto da Mercedes
Se na corrida anterior, na Espanha, houve um “show” de pit stops, com uma média de quatro paradas para cada pilotos, a combinação de asfalto brando e temperatura amena de Monte Carlo promoveu um cenário totalmente diferente, com a maioria dos pilotos fazendo apenas uma visita aos boxes.
Mesmo assim, a polêmica em torno dos pneus Pirelli não cessou. Pelo contrário. A primeira vitória de Rosberg e da Mercedes na temporada veio em meio a uma bomba. Neste domingo, foi descoberto que o time alemão realizou 1000 km durante três dias de testes de pneus a pedido da fornecedora italiana na semana seguinte ao GP da Espanha, disputado no dia 12 de maio. Enquanto o time e a empresa garantem que não infringiram as regras, RBR e Ferrari encaminharam um protesto oficial à FIA sobre o episódio. O carro da Mercedes é o que mais tem sofrido com o desgaste dos pneus neste início de ano.
Próxima etapa: GP do Canadá
O próximo desafio será o GP do Canadá, de 7 a 9 de junho, válido pela 7ª etapa da temporada. A TV Globo transmite a corrida e o treino classificatório ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Apesar das paredes próximas de Monte Carlo, a largada transcorreu normalmente, com os primeiros colocados mantendo suas posições: Rosberg na ponta, seguido por Hamilton, Vettel, Webber, Raikkonen e Alonso. Os incidentes na primeira volta ficaram por conta do holandês Giedo van der Garde (Caterham), que acertou a Williams de Pastor Maldonado no hairpin; além dos companheiros de McLaren, Sergio Pérez e Jenson Button, que se estranharam na chicane localizada na saída do túnel.
Preocupada com o intenso desgaste de pneus que tirou as chances de vitória da Mercedes nas últimas três etapas, Rosberg e Hamilton comandavam o pelotão com ritmo cadenciado, fazendo com que a diferença entre quase todo o pelotão fosse pequena.
O primeiro abandono da corrida ficou por conta de Charles Pic, da Caterham, na volta nove. O motor do francês estourou na Rascasse e provocou um princípio de incêndio. Os fiscais agiram rapidamente e retiraram o carro da pista sem precisar interromper a corrida.
Poucas mudanças de posições nas primeiras 20 voltas. Rosberg mantinha a liderança com tranquilidade. Agora já com certa folga para Hamilton, que, por sua vez, também abria uma margem segura para o terceiro colocado Vettel. A única mudança no top 10 ficou por conta de Button, que superou Pérez.
A essa altura, Felipe Massa seguia preso atrás da Sauber de Esteban Gutiérrez, em 15º. O brasileiro, no entanto, acabou perdendo a posição para Di Resta, que vinha com pneus mais novos, por já ter feito um pit stop.
O primeiro dos ponteiros a ir para os boxes foi Webber, na 26ª volta. Raikkonen, Alonso e Button fizeram seus pits nas voltas seguintes, enquanto a dupla da Mercedes e Vettel, da RBR, seguiram na pista.
Massa sofre acidente idêntico
Na 30ª volta, Felipe Massa sofreu um acidente exatamente igual à sua batida no sábado. Travou as rodas, perdeu o controle da Ferrari na reta principal, acertou o guard rail lateral e depois, deslizando, se chocou com a proteção de pneus da curva 1, a famosa “Sainte Devote”. O brasileiro saiu do carro, mas como sentia dores, foi atendido pela equipe médica logo em frente ao local da batida. Ele foi encaminhado para um hospital da região, fez exames e passa bem.
O carro de segurança precisou entrar na pista para que o carro do brasileiro fosse retirado. Rosberg e Hamilton correram para os boxes para fazer seus pit stops. O alemão ainda conseguiu voltar na ponta, mas o inglês precisou esperar a troca de pneus do parceiro, perdeu tempo e retornou em quarto, atrás de Vettel e Webber.
A relargada foi dada na volta 38. Nico conseguiu manter a ponta com folga. Nas passagens seguintes, Hamilton começou a pressionar Webber para tentar se recuperar do prejuízo, com direito a uma improvável tentativa de ultrapassagem na Rascasse. Quem também mostrou ousadia foi Pérez. O mexicano deu o troco em Button assumindo o sexto lugar e depois tentou um bote em Alonso, que passou com as quatro rodas pela chicane para se defender.
Um incrível acidente na volta 44 provocou a paralisação da corrida. Max Chiltou deu uma fechada em Maldonado, que tentava ultrapassá-lo. O venezuelano perdeu o controle da Williams e rumou desgovernado acertando a proteção de pneus com força. A barreira se desmontou e foi parar no meio da pista, quase que impedindo a passagem dos carros. A bandeira vermelha foi acionada para a retirada do carro de Maldonado e a reparação da proteção de pneus.
Alonso precisa deixar Pérez passar na relargada
Durante a paralização, Alonso foi informado que a FIA considerou irregular sua manobra para se defender de Pérez. Com isso, ele precisaria ceder a posição ao mexicano na relargada, o que foi prontamente feito. Após a saída do safety car, Rosberg mais uma vez mostrou calma para seguar a ponta, acompanhado por Vettel, Webber, Hamilton e Raikkonen.
Uma das grandes atrações da prova, Pérez tentou outra ultrapassagem novamente na saída do túnel, dessa vez sobre Raikkonen. O finlandês fez jogo duro e os dois passaram reto pela chicane. A manobra deixou o “Homem de Gelo” irado. Ele reclamou pelo rádio: “Este idiota tentou me acertar, tentou acabar com minha corrida” (ouça no Blog Voando Baixo). Mal sabia Kimi, o que aconteceria depois.
Nesse meio tempo, houve mais dois acidentes. Jules Bianchi perdeu o controle da Marussia no mesmo ponto do acidente de Felipe Massa, batendo na saída da Sainte Devote. Voltas depois foi a vez de Romain Grosjean entrar em ação novamente. O francês, que vinha se comportando bem durante a temporada, protagonizou sua quarta batida no fim de semana ao abalroar a STR de Daniel Ricciardo, provocando nova entrada do safety car na volta 63.
Rosberg, que estava quatro segundos à frente de Vettel, viu a diferença novamente ser reduzida a zero. Mas o dia era do alemão. Com nova relargada segura, seguiu na ponta com tranquilidade.
No fim, o excesso de arrojo de Pérez acabou passando do limite. O mexicano tentou novamente o bote sobre Raikkonen, mas sem espaço, ficou espremido no guard rail e acabou furando o pneu da Lotus. O mexicano abandonou pouco tempo depois, enquanto o finlandês precisou parar nos boxes e perdeu muitas posições. Mas o finlandês reagiu e, de forma espetacular, passou Gutiérrez, Bottas e Hulkenberg em apenas duas voltas, conseguindo o décimo lugar e mantendo a sequência de 23 corridas na zona de pontuação. Ele está a uma prova de igualar a série protagonizada por Michael Schumacher, que pontuou por 24 GPs seguidos de 2001 a 2003.
Lá na frente, Rosberg administrou a vantagem para Vettel e recebeu a bandeirada com 4s de vantagem sobre o compatriota da RBR. Webber completou a prova em terceiro, seguido por Hamilton. Alonso perdeu rendimento no final, foi superado por Sutil e Button e cruzou apenas em sétimo.
Confira o resultado final do GP de Mônaco:
1 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR)
3 - Mark Webber (AUS/RBR)
4 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
5 - Adrian Sutil (ALE/Force India)
6 - Jenson Button (ING/McLaren)
7 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR)
9 - Paul Di Resta (ESC/Force India)
10 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
11 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
12 - Valteri Bottas (FIN/Williams)
13 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
14 - Max Chilton (ING/Marussia)
15 - Giedo Van der Garde (HOL/Caterham)
Abandonaram a prova:
Sergio Pérez (MEX/McLaren)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Daniel Ricciardo (AUS/STR)
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth)
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
Charles Pic (FRA/Caterham-Renault)
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