Sob a batuta de Seedorf, Botafogo bate o Vitória e assume a liderança
Holandês comanda o time e dá passes
precisos para os dois gols do Alvinegro no Maracanã. Vitória perde a
oportunidade de entrar no G-4
DESTAQUES DO JOGO
-
o nome do jogoSeedorfO meia deu duas assistências e se comportou como líder, ao abraçar Lodeiro, que saiu vaiado, e puxar Vitinho, que dava entrevista após fazer gol.
-
a decepçãoBiancucchiO artilheiro do Brasileirão teve uma atuação apagada. Deu apenas uma finalização (bloqueada) e errou cinco dos 11 passes que tentou.
-
estatísticasuperioridadeOs números são favoráveis ao Bota. Com 61% de posse de bola, finalizou 14 vezes (contra sete do rival) e criou seis chances claras (contra uma).
A CRÔNICA
por
GLOBOESPORTE.COM
Seedorf voltou a ser o nome do Botafogo e carregou o time rumo à
liderança do Campeonato Brasileiro. Antes da partida, convocou os
torcedores a irem ao Maracanã - foram 14.825 pagantes (19.075
presentes), com uma renda de R$ 635.540. Em campo, organizou o time,
acalmou e confortou os companheiros em momentos difíceis (como quando
Lodeiro saiu vaiado no segundo tempo) e, mais importante, deu dois belos
passes para os gols nos 2 a 0 sobre o Vitória, no Maracanã, pela décima
rodada do Brasileiro.
103 comentários
Vitinho e Elias marcaram para o time de Oswaldo de Oliveira, que chegou aos 20 pontos, os mesmos do Coritiba, mas superando os paranaenses no número de vitórias. Já a equipe baiana ocupa a sexta colocação, com 15 pontos. Pode ser ultrapassada pelo Vasco nesta noite.
saiba mais
Seedorf pediu aos torcedores que ficassem ao lado do time, que
comparecessem aos jogos para dar apoio. Mas o alvinegro que decidiu ir
ao Maracanã teve dor de cabeça. Assim como aconteceu na quarta-feira, na
partida entre Fluminense e Cruzeiro, torcedores tiveram dificuldades
para entrar no estádio momentos antes da partida. Longas filas se
formaram com alvinegros querendo comprar ou trocar seus ingressos, e
alguns chegaram a desistir e voltaram para casa. Mais próximo ao horário
marcado para o início da partida, bilheterias extras foram abertas para
agilizar o fluxo, mas ainda assim muitos torcedores só conseguiram
chegar a seus lugares com o jogo em andamento.Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Vasco no clássico carioca no Maracanã, domingo, às 18h30m. No mesmo horário, o Vitória recebe a Portuguesa, no Barradão.
Se muitos torcedores demoraram a conseguir acesso ao estádio, em campo o time, como que em solidariedade, levou também alguns bons minutos até se ajustar no jogo. Foi um primeiro tempo de poucas chances, com quatro finalizações alvinegras e apenas uma do Vitória. O time baiano marcava forte e apostava na estratégia preferida das equipes que jogam fora de casa: fechadinho atrás, com saídas rápidas. No caso, a formação ofensiva com Renato Cajá, Maxi Biancucchi e Dinei justificava a escolha. Ainda assim, a defesa do Botafogo, credenciada como a segunda melhor do campeonato (apenas oito gols sofridos), segurou bem qualquer investida do adversário e passou por poucos apuros. No mais importante, já no fim do primeiro tempo, Jefferson fez grande defesa em chute forte de Dinei.
Para encontrar espaços na defesa do Vitória, o Botafogo precisava caprichar nos passes e jogar em velocidade. Mas Seedorf, Lodeiro e Vitinho não falavam a mesma língua. Quando se entenderam, saiu o gol. E um belo gol. A jogada começou com o uruguaio na intermediária e chegou a Gabriel, que aparecendo como elemento surpresa deu passe preciso para Seedorf em profundidade na área. O holandês poderia até bater no gol, mas mostrou frieza ao buscar Vitinho melhor colocado, para apenas empurrar para a rede.
No intervalo, o meia parou para dar entrevistas, mas foi abordado por Seedorf, que retirou o jogador e o levou para o vestiário. O que parecia rebeldia, era apenas um ato protetor. O holandês quer evitar o assédio sobre o jovem alvinegro.
- Não gosto dessa ênfase sobre o Vitinho. Ele tem que crescer muito ainda, tem que melhorar muito. Mas fez um ótimo jogo para ajudar o time a conquistar os três pontos. Ele foi bem, mas ainda tem que evoluir muito - disse.
Seedorf encontra espaço e brilha
O jogo ganhou ritmo mais intenso na volta do intervalo. Em 15 minutos, chances de gols para os dois lados. Primeiro Wilson salvou cabeçada perigosa de Lodeiro, depois o Vitória ficou pedindo pênalti de Dória em Renato Cajá quase na pequena área, em jogada de contra-ataque. Logo em seguida Seedorf acertou um chute com estilo que passou raspando a trave, e Rafael Marques e Lodeiro desperdiçaram boas chances diante do goleiro do time baiano.
Seedorf começou a encontrar mais espaços para jogar e, assim, a exibir seu cardápio de passes precisos. Depois de criar duas boas oportunidades, foi o co-autor do segundo gol alvinegro, marcado por Elias, que assim como em seu primeiro gol com a camisa do Botafogo, havia entrado poucos minutos antes. A jogada começou na intermediária, em uma tabela com Marcelo Mattos, e terminou em assistência milimétrica para o atacante dentro da área. Golpe de mestre, certeiro e fatal. Vitória do Botafogo e liderança do Brasileiro garantida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário