Inalcançável, Vettel vence facilmente em Monza. Massa chega em quarto
Alemão da RBR sobra na casa da Ferrari e abre ainda mais vantagem
na liderança da temporada 2013. Alonso e Webber completam o pódio
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Prestes a ter o futuro definido no time de Maranello, Felipe Massa fez uma boa exibição no GP caseiro da Ferrari. Fez uma largada brilhante, pulando da quarta para a segunda posição. Fez também o “dever de casa”, deixando o caminho livre para o companheiro Alonso, que ainda sonha com o título. Porém, os mecânicos de sua equipe não foram tão velozes quanto os da RBR na parada nos boxes, e Massa voltou atrás de Webber, perdendo o lugar no pódio.
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Difícil de alcançar na pista e também na tabela. Com o sexto triunfo na
temporada, Vettel subiu para 222 pontos e segue firme para se tornar o
tetracampeão mais jovem da história. Com 12 de 18 provas disputadas, sua
vantagem para o vice-líder Alonso subiu de 46 para 53 pontos. E Vettel é
realmente a pedra no sapato do espanhol. Chegou à 32ª vitória na
carreira, igualando o piloto da Ferrari como quarto maior vencedor da
categoria. O alemão, porém, tem apenas 113 GPs disputados, contra 209 do
espanhol. À frente deles estão apenas Michael Schumacher (91), Alain
Prost (51) e Ayrton Senna (41).Próxima etapa: GP de Cingapura, dia 22 de setembro
O GP da Itália fechou a chamada “temporada europeia” da Fórmula 1. Os pilotos partem para a Ásia, onde disputarão mais cinco etapas no continente vizinho, a primeira delas em Cingapura, no dia 22 de setembro. Após a fase asiática, a temporada se fecha com mais duas provas, uma nos EUA e outra no Brasil.
A previsão de chuva não se confirmou. Mesmo assim, a largada foi movimentada. Vettel manteve a ponta, mas precisou dar uma travada forte de pneu na primeira chicane, seu único susto em toda a prova. Massa e Alonso, partindo em quarto e quinto, respectivamente, “engoliram” Hulkenberg, que largara em terceiro. O brasileiro ainda deu o bote sobre Webber e tomou a segunda posição (veja no vídeo). Já o espanhol ficou espremido entre Hulk e o australiano e teve que se contentar com o quarto lugar. Raikkonen, que começou em sétimo, viu Pérez se jogar na sua frente, não conseguiu segurar e tocou na McLaren, quebrando o bico de sua Lotus. Ainda na primeira volta, Paul di Resta acertou a outra Lotus, de Romain Grosjean, arrebentando a suspensão da Force India e se tornando o primeiro a abandonar a prova. Assista ao acidente no vídeo com a nova "câmera térmica".
Alonso seguiu na cola de Webber e conseguiu superar o australiano na terceira volta, com direito a uma bela manobra na segunda chicane do circuito, para assumir o terceiro lugar. Cinco voltas depois, seu companheiro, Massa, abriu caminho e não ofereceu resistência, fazendo o espanhol subir para a segunda colocação, atrás apenas do líder Vettel.
Hamilton com problemas no rádio
Começando no pelotão intermediário, Hamilton sofria com problemas no rádio. Na esperança de que o piloto estivesse ouvindo, a Mercedes avisou que não conseguia escutá-lo. Para piorar, os engenheiros identificaram um pequeno furo num dos pneus. O britânico recebeu a ordem para parar nos boxes, mas parece não ter ouvido. Uma volta depois, enfim fez seu pit stop, retornando em 19º.
Enquanto isso, Vettel construía uma boa vantagem sobre Alonso na liderança. Em 20 voltas, o alemão abriu 6s sobre o espanhol. Um pouco mais atrás, Massa era acompanhado de perto pela outra RBR, a de Webber. Alonso então começou a tirar, aos poucos, a diferença para Vettel. Percebendo a perda de rendimento, o tricampeão foi para seu primeiro pit stop na volta 24, retornando à pista em quinto. Massa parou pouco depois, mas a Ferrari foi mais lenta que a RBR nos pits e ele acabou retornando atrás de Webber, que já havia visitado os boxes voltas antes.
Webber cola em Alonso na briga pelo 2º lugar
Alonso se manteve o quanto pôde na pista, parando finalmente na 28ª volta. Mas parece que a longa permanência com os mesmos pneus não deu muito certo. O espanhol voltou bem distante do líder Vettel e com Webber em sua cola. A essa altura, Raikkonen – que havia caído para a última posição após o toque na largada – já aparecia em quinto, atrás de Massa. Mas por pouco tempo. Logo precisou ir para os boxes para sua segunda parada, caindo para 14º. Tempo depois, Jean-Eric Vergne sofreu com o estouro do motor se sua STR e foi o segundo a deixar a prova.
Faltando 20 voltas para o fim, Vettel se mantinha firme na liderança, 10s à frente de Alonso, que era acompanhado de perto por Webber e Massa. O quinto era Hulkenberg, seguido por Hamilton, Rosberg, Ricciardo, Button e Pérez, que fechava o top 10. Fazendo boas voltas, Hamilton se aproximou de Massa. Entretanto, a Mercedes preferiu que o britânico fizesse logo sua segunda parada, para não perder tempo disputando posição. E por falar em disputa, Webber chegou de vez em Alonso e começou a pressionar o bicampeão.
Restando dez voltas para o fim, poucas mudanças nas primeiras posições. Vettel, tranquilo na ponta, bem à frente do segundo colocado Alonso, que segurava a pressão de Webber, que teve que frear forte numa ocasião para não encher a traseira do adversário (vídeo). O australiano, porém, recebeu a informação pelo rádio que enfrentava problemas no câmbio. Mas como o defeito era nas marchas mais baixas, o piloto da RBR conseguiu contornar a situação. Felipe Massa aparecia em quarto, com folga para o quinto, Hulk.
Com pneus novos, Hamilton é a atração das voltas finais
Coube a Hamilton ser o “showman” da prova nas voltas finais. Com pneus mais frescos que os rivais por ter feito uma parada a mais nos boxes, o britânico partiu para cima. Deixou Raikkonen, Pérez e Button para trás, mas se precipitou ao tentar o bote em Grosjean, cortando a chicane e tendo que devolver a posição. No fim, terminou em nono. Mas como prêmio de consolação, anotou a melhor volta da prova: 1m25s849, na antepenúltima passagem.
Folgado na ponta, Vettel tira o pé
Com cerca de 10s de vantagem de Vettel para Alonso, a RBR pediu para o alemão tirar o pé e poupar equipamento, para evitar qualquer problema. O alemão, abusado em outras ocasiões, dessa vez obedeceu e guiou com cautela até receber a bandeirada para mais uma vitória. O espanhol cruzou em segundo, acompanhado de perto por Webber, que fechou o pódio mesmo enfrentando problemas no câmbio. Massa chegou em quarto, seguido por Hulkenberg, Rosberg, Ricciardo e Grosjean. Hamilton e Button completaram o top 10.
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 5s467
3) Mark Webber (AUS/RBR) + 6s350
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 9s361
5) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 10s355
6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 10s999
7) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 32s329
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 33s130
9) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 33s527
10) Jenson Button (ING/McLaren) + 38s327
11) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 38s695
12) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 39s765
13) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 40s880
14) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 49s085
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 56s827
16) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1 Volta
17) Charles Pic (FRA/Caterham) + 1 Volta
18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1 Volta
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1 Volta
20) Max Chilton (ING/Marussia) + 1 Volta
Não completaram:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - problemas no câmbio
Paul di Resta (ING/Force India) - choque com Grosjean
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