GUIA DA RODADA #28: três grandes clássicos movimentam o campeonato
Após rodada de resultados improváveis, tabela fica mais achatada, e jogos do fim de semana ganham ainda mais importância
56 comentários
o Atlético-MG (Foto: Juliana Flister/VIPCOMM)
saiba mais
Os três duelos regionais são no domingo. Destaque para o jogão entre
Atlético-MG e Cruzeiro. Apesar da derrota para o São Paulo, a Raposa
segue com vantagem de 11 pontos na liderança, e o Galo tenta atrapalhar o
máximo possível a caminhada do rival. São Paulo x Corinthians e
Botafogo x Flamengo são os outros clássicos.A rodada tem mais jogos determinantes para o alinhamento da tabela. Vale ficar de olho em Fluminense x Grêmio, partida que interessa às duas pontas da tabela, e para o duelo entre Criciúma e Vasco, concorrentes diretos na luta contra a queda.
FLUMINENSE x GRÊMIO
Cartola FC: Como o Grêmio tem sido pouco presente no ataque, a tendência é de que o zagueiro Gum possa se destacar pelo Fluminense. O camisa 3 do Tricolor carioca custa razoáveis C$ 10,05. Bom preço. Do lado gremista, Adriano costuma ser um carrapato na marcação. Consequentemente, tem a possibilidade de obter várias roubadas de bola, quesito que rende boa pontuação no Cartola. Ele custa apenas C$ 3,77.
Na TV: SporTV (menos RJ) e Premiere FC, com Júlio Oliveira e Roger Flores.
Arbitragem: Alicio Pena Junior (MG), com Bruno Boschilia (PR) e Herman Brumel Vani (SP).
Você sabia que...: Ao longo da história, Fluminense e Grêmio já se enfrentaram em 21 oportunidades no Maracanã, com boa vantagem do Flu? Foram oito vitórias, nove empates e apenas quatro vitórias gremistas. Nesses 21 jogos, o tricolor carioca marcou 23 gols e sofreu 14.
VITÓRIA x CORITIBA
Cartola FC: Eficaz nas conclusões, o atacante Dinei é a principal aposta do Vitória para o duelo em casa contra o Coritiba. Com oito gols no Brasileirão, ele custa C$ 9,83. No Coritiba, o polivalente Robinho - ajuda na marcação e na armação - é um dos jogadores mais regulares do time. O meia custa C$ 10,14, e possivelmente renderá uma boa pontuação para o seu time no Cartola FC.
Na TV: Premiere FC, com Pedro Canísio e Jorge Allan.
Arbitragem: Francisco de Assis Almeida Filho (CE), com Clóvis Amaral da Silva (PE) e Carlos Jorge Titara da Rocha (AL).
Você sabia que...: O mando de campo costuma ser decisivo nos confrontos entre Vitória e Coritiba pelo Campeonato Brasileiro? Em apenas uma das 20 partidas disputadas entre os times na competição a equipe visitante conseguiu vencer: Vitória 0 x 3 Coritiba, dia 09/09/1998, no Barradão; gols de Macedo e Sinval (2).
SANTOS x PONTE PRETA
Cartola FC: Recuperado de lesão, o meia Montillo merece um voto de confiança. Por C$ 14,56, você contrata o argentino para a sua equipe no Cartola em jogo que o Peixe leva pleno favoritismo. Já pela Ponte Preta , o atacante William, revelado pelo Santos, enfrentará o ex-clube com uma árdua missão, a de tentar afastar a Ponte Preta da zona do rebaixamento. Seus gols pelo menos têm acontecido. Por isso, vale a aposta no artilheiro, que custa C$ 16,23.
Na TV: Premiere FC, com Linhares Júnior e Luiz Ademar.
Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza (SP), com Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) e Fabrício Porfirio de Moura (SP).
Você sabia que...: Apenas uma das 20 partidas entre Santos e Ponte Preta na história do Campeonato Brasileiro terminou empatada sem gols? Este único 0 a 0 aconteceu em janeiro de 1987 em Campinas, em partida válida pelo Brasileirão de 1986.
SÃO PAULO x CORINTHIANS
Cartola FC: Em baixa no São Paulo, Jadson tem na suspensão de Paulo Henrique Ganso uma nova oportunidade para brilhar. E logo num clássico contra o Corinthians. O meia custa C$ 14,88. E o Corinthians, com capacidade defensiva bem superior à ofensiva, tem em Gil um de seus pontos mais fortes. Líder da equipe menos vazada da Série A, o zagueiro não é dos mais baratos no mercado. Mesmo assim, vale o seu investimento. Ele custa C$ 14,23.
Na TV: TV Globo para todo o Brasil (menos MG e RJ), com Luís Roberto, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Jota Júnior e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Você sabia que...: Este é o sexto confronto entre Corinthians e São Paulo este ano, e o Tricolor ainda não venceu? Pelo Campeonato Paulista, o Timão venceu por 2 a 1 no Morumbi (31/03), gols de Danilo e Alexandre Pato, marcando Jádson para o São Paulo. Pelas semifinais da competição (05/05), as duas equipes empataram sem gols no Morumbi, e o Timão venceu nos pênaltis por 4 a 3. Em julho, as duas equipes decidiram a Recopa Sul-Americana, e o Corinthians levou o título com duas vitórias: 2a 1, no Morumbi, gols de Guerrero e Renato Augusto, com Aloísio descontando, e 2 a 0 no Pacaembu, gols de Romarinho e Danilo. Finalmente, pelo Campeonato Brasileiro, houve empate sem gols no Pacaembu, no dia 28/07.
INTER x NÁUTICO
Cartola FC: Principal revelação colorada na temporada, Otávio tem feito um bom Campeonato Brasileiro. O meia costuma participar de boa parte das principais jogadas da equipe e ainda faz uns golzinhos: já foram quatro na competição. Ele custa C$ 7,59. Maikon Leite, único sopro de inspiração do virtual rebaixado Náutico, é o jogador do Timbu mais perigoso. Se quiser arriscar em uma surpresa do lanterna no Sul, o atacante tem que ser a sua aposta. Ele custa C$ 13,26.
Na TV: Premiere FC, com Luís Alano e Mário Marcos.
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG), com Eberval Lodetti (SC) e Gean Carlos Menezes de Oliveira (RR).
Você sabia que...: Na história dos Campeonatos Brasileiros, o Náutico venceu apenas quatro vezes o Internacional? Foram por 1 a 0, dia 22/10/1989, no Beira Rio (gol de Erasmo); 2 a 1, dia 01/05/1991, no Beira-Rio (gols de Fábio Oliveira e Bizu/N e Barros-contra para o Inter); 3 a 0, dia 04/11/2012, Aflitos, gols de Souza-2 e Kieza); e 3 a 0, dia 28/07/2013, na Arena Pernambuco (gols de Derley, Maikon Leite e Rogério).
CRICIÚMA x VASCO
Cartola FC: Pouco badalado desde que chegou ao Criciúma, o meia Daniel Carvalho costuma crescer em confrontos diante de clubes grandes. Contra o Vasco é mais uma oportunidade de comprovar essa fama. Ele custa míseros C$ 2,46. Francismar surpreendeu em sua estreia pelo Vasco e pode ser uma boa aposta para o confronto em Criciúma. O meia custa apenas C$ 3,58 e tem a responsabilidade de herdar a vaga de Juninho Pernambucano, que deve ser poupado.
Na TV: TV Globo (para o RJ), com Cleber Machado, Junior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Cristhian Passos Sorence (GO) e Guilherme Dias Camilo (MG).
Você sabia que...: Criciúma e Vasco estão entre as piores defesas deste Campeonato Brasileiro? A equipe catarinense sofreu 45 gols e é a 2ª mais vazada da competição, à frente apenas do Náutico. O Vasco levou 42 e aparece como a 3ª mais vazada. A equipe carioca já tomou cinco em três partidas (1 x 5 São Paulo; 3 x 5 Inter; e 3 x 5 Cruzeiro), e a bola só não entrou na sua rede em sete de 27 jogos na competição. O Criciúma sofreu mais de dois gols em seis de seus 27 jogos. Apenas no empate com o Goiás pela 7ª rodada e nas vitórias sobre Náutico e Vitória terminou a partida zerada.
ATLÉTICO-MG x CRUZEIRO
Cartola FC: O atacante Alecsandro tem a fama de marcar em jogos importantes. Por um preço irrisório - apenas C$ 5,23 -, você pode contar com um goleador no seu time do Cartola para o clássico mineiro. Foi dele o gol atleticano no primeiro turno, na vitória da Raposa por 4 a 1. E do lado celeste, Ricardo Goulart, um dos jogadores mais regulares, tem sido um excelente investimento no fantasy game. Além da média de 4,08 pontos por partida, o meia-atacante custa apenas C$ 6,94. No turno, se destacou com dois gols na goleada azul.
Na TV: TV Globo (para MG), com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende de Freitas, e Premiere FC, com Jaime Júnior e Léo Figueiredo.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP), com Janette Mara Arcanjo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG).
Você sabia que...: Grandes viradas são constantes nos jogos entre Atlético e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro? Nada menos que nove já foram registradas neste clássico. Três delas a favor do Galo, que venceu por 2 a 1 em 1974 e 1978 e por 3 a 2 em 1999, depois de sofrer o primeiro gol da partida. Já o Cruzeiro venceu por 3a 2 em 1985, por 4a 2 em 2000, por 2 a 1 em 2005, 4a 2 em 2007, 2a 1 em 2008 e 4 a 1 em 2013, depois de ter começado perdendo.
BOTAFOGO x FLAMENGO
Cartola FC: Desacreditado desde que chegou ao Botafogo, o atacante Henrique deve ter mais uma chance provar o seu valor. Um clássico normalmente acende a chama de um jogador que vem tendo desempenho apagado. Henrique custa C$ 3,27. Pelo Fla, o zagueiro Wallace tem o seu retorno confirmado. Um dos símbolos da recuperação do time, ele tem demontrado disposição na defesa e certo faro de gol quando avança em campo. Tudo isso por somente C$ 6,57
Na TV: Premiere FC, com Roby Porto e Edinho.
Arbitragem: Grazianni Maciel Rocha (RJ), com Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ).
Você sabia que...: Jairzinho é o único jogador na história dos confrontos entre Botafogo e Flamengo em Campeonatos Brasileiros a marcar três gols em uma mesma partida? O feito histórico do atacante aconteceu na goleada botafoguense por 6 a 0 em 1972.
GOIÁS x BAHIA
Cartola FC: Segundo maior finalizador do Brasileirão, Walter não costuma decepcionar os cartoleiros que apostam na sua escalação. Pelo retorno costumeiro que proporciona, o atacante esmeraldino pode ser considerado um ótimo custo-benefício. Ele custa C$ 8,39. No Tricolor baiano, o lateral-esquerdo Raul tem feito um excelente Campeonato Brasileiro. O Bahia não deve se arriscar muito no Serra Dourada e possivelmente se contentará com um empate. Com o sistema defensivo protegido, Raul pode ser um bom investimento. Ele custa C$ 6,63.
Na TV: Premiere FC, com Victor Roriz e Kléber Guerra.
Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Rener Santos de Carvalho (AC).
Você sabia que...: O 1º jogo entre Bahia e Goiás em Campeonatos Brasileiros aconteceu dia 21/01/ 78 e terminou com vitória do Goiás por 3 a 0 no Serra Dourada? Nivaldo, Pastoril e Marco Antônio marcaram os gols do 1º confronto entre as duas equipes em Brasileiros.
ATLÉTICO-PR x PORTUGUESA
Cartola FC: Ao lado de Paulo Baier, o zagueiro Luiz Alberto é um dos mais experientes do Atlético-PR. Como o Furacão tem total favoritismo diante da Portuguesa, vale apostar no defensor. Ele custa apenas C$ 7,29. Na Lusa, Souza, bom na bola parada, pode ser um dos trunfos do time, que tentará surpreender fora de casa. Com possibilidade de fazer gols de falta ou até de dar assistência em cruzamentos para área, o meia custa apenas C$ 11,94.
Na TV: SporTV (menos PR) e Premiere FC, com Milton Lete e Maurício Noriega.
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Neuza Inês Back (SC).
Você sabia que...: No cômputo geral (Brasileiro, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Copa do Brasil e Torneio seletivo da Libertadores), Atlético e Portuguesa se enfrentaram 29 vezes na história, com nove vitórias dos paulistas, contra oito triunfos dos paranaenses e mais 12 empates? Nos gols marcados, vantagem para o Furacão: 32 a 31.
Nenhum comentário:
Postar um comentário