Palco de 13 decisões de título, Japão pode coroar tetra de Vettel no domingo
Terra do sol nascente viu de perto tri de Piquet, disputas polêmicas entre Senna e Prost, decisão de taça que virou filme, além de bi do piloto da RBR
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Porém, no treino classificatório deste sábado, ele sofreu com problemas no KERS (sistema de recuperação de energia cinética) e ficou com o segundo lugar no grid. O tricampeão terá que superar seu companheiro de equipe e desafeto Mark Webber se quiser sonhar com o tetra antecipado. Vice-líder do campeonato, Fernando Alonso teve um sábado pouco inspirado e larga em oitavo, posição limite para adiar a decisão do título em caso de vitória de Vettel. Com remotíssimas chances de título, Lewis Hamilton (Mercedes) começa em terceiro e Kimi Raikkonen (Lotus), em nono. Em suas últimas corridas pela Ferrari, Felipe Massa parte do quinto lugar.
A seu favor, Vettel conta com a experiência de já ter assegurado um título em Suzuka. Em 2011, ele faturou a taça com quatro rodadas de antecedência, história que busca repetir neste domingo. Quem sabe o prodígio alemão possa se inspirar também nas outras decisões em terras nipônicas.
Relembre todas as decisões de título no Japão:
alcançou seu único título (Foto: Getty Images)
Após sobreviver a um terrível acidente durante a temporada, quando ficou preso em sua Ferrari em chamas na Alemanha, Niki Lauda protagonizou uma surpreendente recuperação e voltou às pistas no mesmo ano, na tentativa de impedir a virada de seu rival, o polêmico e irreverente James Hunt. Na decisão do campeonato, uma chuva torrencial atingiu o circuito de Fuji. Traumatizado com o drama vivido no mesmo ano, o austríaco decidiu se preservar e deixou a prova. Já o “bom vivant” Hunt decidiu encarar a tempestade, seguiu na pista, alcançou o terceiro lugar e assegurou a taça por apenas um ponto.
E 1987, na estreia do circuito de Suzuka, mais um campeão coroado: Nelson Piquet. E dessa vez não precisava nem ter a corrida. Após uma temporada de batalha dentro e fora das pistas na Williams, Nigel Mansell tentava reverter a vantagem do brasileiro. Mas o "Leão" bateu forte após rodar durante os treinos e foi vetado pelos médicos. Com isso, Piquet confirmou o tri antes mesmo de ser dada a largada.
Nos três anos seguintes, os nipônicos assistiram incrédulos aos maiores capítulos da implacável rivalidade de Senna e Prost. Em 1988, a jovem promessa brasileira, em sua primeira temporada na McLaren, tinha a chance superar o badalado francês e faturar sua primeira taça. Senna começaria na pole position, mas ficou parado no grid de largada e caiu para 16º. A partir daí, protagonizou uma recuperação histórica, deixando todos para trás, inclusive Prost, vencendo a corrida e confirmando o título.
Já em 1989 foi a vez da famosa e polêmica batida na chicane. A poucas voltas do fim, Senna tentou uma ultrapassagem sobre o francês, que liderava a prova, e os dois colidiram. Se ambos abandonassem, o título seria de Prost. Porém, só o “Professor” deixou a prova. Após receber a ajuda de fiscais, o brasileiro voltou à pista, trocou o bico e ultrapassou Alessandro Nannini para vencer. Mas antes da cerimônia do pódio, Senna foi desclassificado pela direção de prova. A alegação: o brasileiro cortara a chicane na hora da batida. Prost campeão.
Em 1991, o rival do brasileiro era Mansell. Enquanto Berger abria na ponta, Senna preocupava-se em segurar o britânico. Foi então que o “Leão” se afobou e rodou sozinho. Com o título garantido, o piloto da McLaren foi à caça do companheiro e assumiu a liderança. Porém, a poucos metros da bandeira quadriculada, deixou seu fiel escudeiro Berger passar e vencer a prova.
1995 - Bicampeonato de Schumacher
A partir daí o Japão ficou três anos sem decidir o campeonato. Em 1995, o país sediou duas corridas. Além de Suzuka, o circuito de Aida recebeu o GP do Pacífico. E foi lá que Michael Schumacher conquistou seu segundo título com a Benetton, com duas corridas de antecipação, ao vencer e ver o rival Damon Hill chegar em terceiro.
Nos anos seguintes, Suzuka retomou sua vocação para decidir mundiais. Na última etapa de 1996, Hill confirmou o favoritismo sobre Jacques Villeneuve, venceu e levou a taça. Após um hiato de um ano, a pista viu o finlandês Mika Hakkinen assegurar seus dois títulos, com direito a duas vitórias. Em 1998, levou a melhor sobre Michael Schumacher. No ano seguintes, seu rival era Eddie Irviene, já que o alemão perdeu muitas provas em razão de uma perna quebrada em Silverstone.
Em 2000, Schumacher finalmente superou Hakkinen e alcançou sua primeira taça pela Ferrari. O palco da definição: Suzuka. Três anos depois, o alemão voltou a gritar “é campeão” no circuito, com um oitavo lugar suado após um campeonato brigado ponto a ponto com Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya.
Nos anos seguintes, a pista japonesa experimentou um longo jejum de decisões. Até que Vettel, em uma temporada avassaladora, assegurou seu bicampeonato com quatro provas de antecedência. E neste fim de semana, o alemão da RBR quer repetir a história e levantar a quarta taça, com a mesma antecipação. O próximo capítulo é neste domingo, a partir das 3h (horário de Brasília).
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