Vettel dá 'olé' na chuva e conquista a pole em Interlagos; Massa larga em 9º
Em busca de novos recordes, alemão se impõe mesmo na pista molhada e larga na frente no GP do Brasil. Na despedia da Ferrari, brasileiro vê time se enrolar nos boxes
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O traçado desafiador, o clima instável, a imprevisibilidade. O “fator Interlagos” entrou em ação novamente e tumultuou o treino classificatório deste sábado, que definiu o grid para o GP do Brasil de Fórmula 1, válido pela última etapa da temporada 2013. Foi uma atividade marcada pelo vai e vem da chuva, pelo atraso de 40 minutos na disputa do Q3 e por uma batida forte de Sergio Pérez no Q2. Mas nem mesmo as inúmeras variáveis foram capazes de deter Sebastian Vettel e sua RBR. O alemão se impôs na pista molhada, cravou 1m26s479 e conquistou mais uma pole position, a nona no ano, a 45ª na carreira. Nico Rosberg, que vinha sendo o mais rápido na água nos treinos livres, ficou em segundo. O espanhol Fernando Alonso larga em terceiro e terá ao lado no grid o australiano Mark Webber, que fará sua despedida da Fórmula 1 neste domingo.
Também em clima de despedida, mas da Ferrari, Felipe Massa, que se junta à Williams no ano que vem, terá uma difícil missão neste domingo diante de sua torcida. O brasileiro bem que tentou melhorar seu tempo na última tentativa do Q3, mas não conseguiu passar da nona posição no grid. Massa ainda viu o time italiano se enrolar nos boxes nos minutos finais do treino, quando os todos os pilotos trocavam os pneus de chuva pelos intermediários. A equipe demorou a trazer os novos compostos, fazendo Alonso e o brasileiro ficarem esperando no pitlane.
- Inacreditável, caras! Colocamos os pneus certos justamente na hora que precisávamos. Uhul! Olé! - celebrou o alemão da RBR.
Em Interlagos, Sebastian Vettel tentará igualar dois recordes na prova: o número de 13 vitórias em uma mesma temporada, façanha obtida por Michael Schumacher em 2004, e as nove vitórias consecutivas, feito alcançado por Alberto Ascari entre 1953 e 1954. A corrida que marcará o adeus de Massa à Ferrari e despedida de Webber da F-1, vale também o vice-campeonato do Mundial de Construtores, o que rende uma considerável renda às equipes. A Mercedes é a segunda com 348 pontos, 15 a mais que o time de Maranello. A RBR é a campeã.
Q1
Assim que autorizados, todos os 22 pilotos se enfileiraram no pit lane, com o objetivo de ir logo para a pista e garantir bons tempos antes que a chuva pudesse apertar. Lewis Hamilton foi o primeiro a marcar tempo: 1m25s342. Vettel e Rosberg também garantiram boas voltas. A pista molhada, traiçoeira, quase provocou alguns acidentes. Primeiro, Webber teve que segurar o carro para não acertar a traseira da Ferrari do amigo Alonso. Depois, Bianchi deu uma fechada em Grosjean, que bradou pelo rádio: "estúpido!".
E como os pilotos temiam, a chuva apertou, dificultando que os competidores melhorassem seus tempos. Até a metade do Q1, os seis pilotos que estariam sido eliminados seriam: Vergne, Pic, Gutiérrez, Van der Garde, Bianchi e Chilton. A essa altura, Massa era o 12º, quatro posições atrás de Alonso e três atrás de Webber. A maioria dos pilotos voltaram aos boxes, a espera da melhora das condições climáticas. Na pista, ficaram apenas Kovalainen, Ricciardo, Maldonado, Vergne e Gutiérrez, em busca das três últimas vagas no Q2.
A chuva não dava trégua, mas Vergne foi o único a conseguir tirar uma carta da manga, subindo para 15º e empurrando Maldonado para a zona de corte. Além do venezulano da Williams, foram eliminados também Gutiérrez, Pic, Van der Garde, Bianchi e Chilton. O melhor tempo foi mesmo a marca de Hamilton no início da sessão. Massa avançou com um confortável 12º lugar.
Q2
O ritual do início do Q2 foi o mesmo do Q1. Assim que o cronômetro foi acionado, todos os pilotos foram para a pista. Rosberg foi o primeiro a marcar tempo, 1m26s626, bem acima das melhores marcas do Q1. Na sequência, Hamilton, Alonso e Massa completaram suas voltas e figuraram nas primeiras posições. Discreto no fim de semana, Vettel deu as caras e anotou a melhor volta do Q2, primeiro com 1m26s515 e depois com 1m26s449. Conforme os pilotos melhoravam seus tempos, Massa começou a despencar na folha de tempos, caindo para nono e passando a ser ameaçado de eliminação.
Na metade final do Q2, o brasileiro pisou fundo e fez 1m27s049, subindo para a sexta posição. Alonso pulou para as primeiras colocações e empurrou Massa para sétimo. Logo depois, mesmo com a chuva apertando, Grosjean encaixou uma ótima volta subiu para primeiro, com 1m26s161.
Já com o cronômetro zerado, Pérez, que tentava desesperadamente avançar para o Q3 em seu último GP pela McLaren, perdeu o controle do carro e acertou o muro na Descida do Lago. Já não havia mais tempo para nada. Junto com o mexicano, caíram fora: Kovalainen, Di Resta, Bottas, Button e Sutil. Avançaram para a disputa da superpole, nessa ordem: Grosjean, Vettel, Alonso, Rosberg, Hamilton, Webber, Massa, Ricciaro, Vergne e Hulk.
Q3
Por causa do acidente de Pérez e do aumento da chuva, o início do Q3 foi adiado em dez minutos. Ao invés dos carros de F-1, foi o carro de segurança que entrou em ação para avaliar as condições da pista. E após a análise, foi decidido empurrar o começo da superpole em dez minutos por mais três vezes, em razão da existência de vários pontos alagados.
A chuva enfraqueceu e, após quarenta minutos de paralização, a direção de prova finalmente autorizou o recomeço das atividades. Webber, Vettel e Ricciardo foram logo para a pista, com pneus para chuva intensa.
O australiano foi o primeiro a marcar volta cronometrada: 1m29s215. Logo em seguida, Vettel fez 1m28s830 e assumiu a ponta. Rosberg e Hamilton também deixaram Webber para trás. Grosjean vinha rápido, mas preferiu abortar a volta, retornar aos boxes e colocar os pneus intermediários. A essa altura, Alonso era o quinto e Massa, o nono.
Todos os demais pilotos resolveram seguir Grosjean e trocaram para os compostos intermediários. O francês da Lotus comprovou que sua escolha de pneus era a mais acertada e logo subiu para a ponta, com 1m26s479. Mas Vettel e Webber completaram suas voltas na sequência e assumiram as duas primeiras posições. Alonso subiu para segundo, Rosberg para terceiro, Hamilton para quinto e Massa para sétimo.
Cronômetro zerado, hora das últimas tentativas dos pilotos. Vettel melhorou seu tempo para 1m26s479 e assegurou a pole position. Rosberg também melhorou sua marca e tomou a segunda posição no grid de Alonso. Webber ficou com o quarto tempo, seguido por Hamilton e Grosjean. Ricciardo e Vergne ainda conseguiram ultrapassar Massa, fazendo o sétimo e o oitavo tempos e deixando Massa na nona colocação. Hulkenberg fechou o top 10.
GRID DE LARGADA PARA O GP DO BRASIL
1) Sebastian Vettel (ALE/RBR) 1m26s479
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m27s102 +0s623
3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m27s539 +1s060
4) Mark Webber (AUS/RBR) 1m27s572 +1s093
5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m27s677 +1s198
6) Romain Grosjean (FRA/Lotus) 1m27s737 +1s258
7) Daniel Ricciardo (AUS/STR) 1m28s052 +1s573
8) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) 1m28s081 +1s602
9) Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1m28s109 +1s630
10) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) 1m29s582 +3s103
Elimiandos no Q2 (tempo de corte: 1m27s441)
11) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) 1m27s456 +1s295
12) Paul di Resta (ESC/Force India) 1m27s798 +1s637
13) Valtteri Bottas (FIN/Williams) 1m27s954 +1s793
14) Sergio Pérez (MEX/McLaren) 1m28s269 +2s108
15) Jenson Button (ING/McLaren) 1m28s308 +2s147
16) Adrian Sutil (ALE/Force India) 1m28s586 +2s425
Eliminados no Q1 (tempo de corte: 1m27s209)
17) Pastor Maldonado (VEN/Williams) 1m27s367 +2s025
18) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) 1m27s445 +2s103
19) Charles Pic (FRA/Caterham) 1m27s843 +2s501
20) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) 1m28s320 +2s978
21) Jules Bianchi (FRA/Marussia) 1m28s366 +3s024
22) Max Chilton (ING/Marussia) 1m28s950 +3s608
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