Projeto da nova Marina da Glória é aprovado de olho nas Olimpíadas
Após fracasso da EBX, nova concessionária investe R$ 60 milhões em obras para entregar marina mais voltada para a náutica em fevereiro de 2016
Se o polêmico projeto de Eike Batista previa um centro de convenções e um shopping, neste aprovado pela prefeitura, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), sua função primária de atender ao setor náutico será resgatada. Para isso, o espaço que conta hoje com 167 vagas para barcos dentro da água e 73 vagas secas, passará para 415 e 240 vagas, respectivamente. O número de lojas também sofrerá mudanças, sendo reduzido de de 40 para 24.
Para incentivar a circulação na marina, as 510 vagas de automóveis ficarão concentradas em um estacionamento único, em parte no subsolo. O projeto atual pretende ocupar uma área total de 12.261 metros quadrados, um terço do que o projeto da antiga concessionária previa. Orçado em R$ 60 milhões, o projeto custeado pela BR Marinas é assinado pelo arquiteto Eduardo Mondolfo, que já trabalhou com Oscar Niemeyer. Na principal mudança estética, a cobertura pontiaguda de lona será substituída por um jardim.
Diretor da Marina, Pedro Guimarães ressalta que a Marina voltará a integrar o Parque do Flamengo e que a nova instalação será capaz de absorver toda a infraestrutura dos Jogos Olímpicos.
- Fizemos um evento-teste esse ano, com uma infraestrutura acanhada, longe do que merece a Marina. A concepção do projeto também foi discutida com o Comitê Rio 2016 e com a Empresa Olímpica Municipal, com todas as necessidades previstas para 2016. Haverá novos píeres e atracadores. A instalação futura vai fornecer todo o universo náutico - esporte, lazer, e competições.
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