quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vasco encerra mês de agosto com aproveitamento de nível de Z-4

Com apenas uma vitória, time tem desempenho inferior a três dos quatro times que atualmente ocupam a zona de rebaixamento do Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
98 comentários
A posição na tabela do Campeonato Brasileiro ainda é privilegiada. Mas o Vasco encerrou seus compromissos de agosto, o pior da temporada, com um desempenho inferior a três dos quatro times que ocupam a zona de rebaixamento no mesmo período. Após a derrota por 2 a 0 para o Grêmio, na última quarta-feira, a equipe cruz-maltina permaneceu em quarto lugar, mas fechou o mês com apenas 23,8% de aproveitamento (confira os melhores momentos da partida).
Com a queda de rendimento, o Vasco conquistou cinco dos 21 pontos disputados em sete partidas em agosto. Foram uma vitória, dois empates e quatro derrotas. Em relação ao desempenho no mesmo período dos times que atualmente estão na zona de rebaixamento, o aproveitamento é superior apenas ao do Sport, que nesta quinta-feira ainda enfrenta o Flamengo e soma um ponto em seis jogos (5,55% de aproveitamento). Em nenhum outro mês, o Gigante da Colina registrou índice menor do que 60%, para se ter uma ideia.
À primeira impressão, logo vem a lembrança da perda de quatro peças importantes (Fagner, Allan, Romulo e Diego Souza) que foram vendidos ao longo de julho e mudaram a maneira de o time jogar. Nos primeiros jogos, o nível foi mantido, mas não suportou a força de alguns rivais. Mas o técnico Cristóvão Borges refuta esta análise e credita às dificuldades a outros problemas
- Não tem isso (de desfalques). A partir do momento em que se perde um jogador, é pensar para frente. Inicialmente respondemos bem, com um nível de perfomance. Mas houve lesões, algumas partidas no detalhe que tiraram nosso rumo. É trabalhar para dar a volta por cima - confia o treinador, que também admitiu que o momento é o mais delicado que vive no Vasco.
Em agosto, Figueirense e Palmeiras conquistaram seis pontos em sete partidas, que representam 28,5% de aproveitamento. No mesmo período, o Atlético-GO somou sete pontos em sete jogos, que significam 33,3%. O efeito foi a perda de contato com os líderes. O Atlético-MG agora abriu nove pontos, o Fluminense, oito, e o Grêmio, cinco.
O próximo adversário do Vasco é a Portuguesa, sábado, em São Januário, pela 21ª rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário