BJ Penn insinua aposentadoria ao anunciar fim do contrato com o UFC
Ex-campeão dos pesos-meio-médios e dos pesos-leves, havaiano já havia anunciado fim da carreira em 2011, mas voltou ao octógono no final de 2012
5 comentários
- Estou feliz em ter terminado meu contrato de oito lutas com o UFC - escreveu Penn, em resposta a um seguidor que perguntava se ele tinha planos de lutar em 2013.
- Teria que valer muito a pena, o UFC é trabalho duro - afirmou. Ele também disse que espera continuar fazendo aparições promocionais pela companhia.
Blog UltiMMAto: notícias, vídeos e curiosidades do mundo do MMA
último combate (Foto: Getty Images )
Penn começou a carreira no MMA já no Ultimate, com uma vitória por nocaute sobre Joey Gilbert no UFC 31, em 2001. Ele disputou o cinturão dos pesos-leves duas vezes, com uma derrota para Jens Pulver e um empate contra Caol Uno, antes de subir de peso e conquistar o título peso-meio-médio contra Matt Hughes, que fazia sua sexta defesa de cinturão consecutiva, numa das maiores zebras da história do UFC. Citando uma falta de desafios para ele na organização, o havaiano deixou a companhia e rumou para o Japão, onde assinou com o K-1 e enfrentou Duane Ludwig e Lyoto Machida. No interim, venceu Rodrigo Gracie e Renzo Gracie.
O lutador voltou em definitivo para o UFC em 2006 e, após derrotas para Georges St-Pierre e Matt Hughes, desceu de novo para o peso-leve. BJ Penn dominou a categoria entre 2007 e 2009, com cinco vitórias. Ao bater Joe Stevenson no UFC 80, em janeiro de 2008, tornou-se o segundo lutador da história a conquistar títulos do Ultimate em divisões diferentes - o primeiro foi Randy Couture, campeão peso-pesado em 1997 e peso-meio-pesado em 2003. O havaiano fez três defesas de cinturão bem sucedidas, mas perdeu o título em 2010 para o americano Frankie Edgar e, após ser derrotado numa revanche imediata, subiu para os meio-médios. Penn venceu o "tira-teima" contra Hughes, mas, posteriormente, empatou com Jon Fitch e perdeu consecutivamente para Nick Diaz e Rory MacDonald. No total, ele tem 16 vitórias, nove derrotas e dois empates, e participou de 11 combates valendo títulos do UFC, sendo cinco vitórias, cinco derrotas e um empate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário