James Hinchcliffe, Takuma Sato e Marco Andretti no
pódio em SP (Foto: Divulgação/Indy300)
Para os brasileiros, o domingo foi para esquecer. Helio Castroneves
terminou apenas na 13ª posição após se envolver em três acidentes,
Tony Kanaan
foi o 21º colocado e Bia Figueiredo abandonou na sexta volta com
problemas no câmbio. Em uma prova marcada por acidentes e bandeiras
amarelas e por diversos azares para os brasileiros, James Hinchcliffe
venceu a quarta etapa da temporada 2013 da Fórmula Indy, disputada neste
domingo nas ruas de São Paulo. A conquista do canadense foi em grande
estilo, com direito a uma ultrapassagem na última curva sobre o japonês
Takuma Sato, que também sofria a pressão do norte-americano Josef
Newgarden. O final emocionante contou ainda com a ultrapassagem de Marco
Andretti sobre Newgarden também nos metros finais. Apesar da terceira
vitória da equipe Andretti no campeonato, a liderança agora está nas
mãos de Sato. Apesar da prova emocionante, o público que compareceu ao
Anhembi sentiu uma ponta de frustração pelo resultado de Kanaan. O
piloto da KV ignorou a mão lesionada, chegou a liderar a prova duas
vezes, mas ficou sem combustível por uma falha na estratégia de sua
equipe e foi às lágrimas ao fim da corrida.
Segunda vitória no ano fez Hinchcliffe vibrar muito em São Paulo (Foto: FotoArena)
Na largada, o pole Ryan Hunter-Reay se manteve na ponta, mas viu o
tetracamppeão Dario Franchitti pular para segundo. Ainda na primeira
volta, Kanaan iniciou seu show: ultrapassou o venezuelano Ernesto Viso e
assumiu a terceira posição, passando a atacar Franchitti. A liderança
veio na décima volta, levantando a torcida. Um pit stop apenas razoável o
devolveu á pista em terceiro, mas mesmo assim Tony ainda voltaria à
primeira posição antes de seu time cometer um erro na estratégia.
Confiando na telemetria, a equipe interpretou que ainda havia
combustível suficiente para uma volta. Mas não foi o que aconteceu. Com
pane seca, o baiano teve que ser rebocado aos boxes e perdeu voltas em
relação aos líderes, dando adeus a um pódio praticamente certo.
- Quando dei um "xis" no Hunter-Reay e ganhei a liderança, não tive
como não olhar para a arquibancada. Foi demais. Agora nem é a dor na mão
que incomoda, dói mesmo é o coração. Mas esse é um momento de apoiar o
time. Nós ganhamos juntos, perdemos juntos, e esse estrategista já
venceu comigo 12 vezes. Fico triste, mas faz parte - disse Tony, que
chorou ao sair do carro, e foi consolado pelo engenheiro responsável
pelo cálculo do combustível, também bastante triste pelo erro.
Tony Kanaan chora após corrida da Indy em São Paulo (Foto: Alexander Grünwald / GLOBOESPORTE.COM)
Castroneves e Power tentaram prova de recuperação
Antes da prova,
Emerson Fittipaldi, que é bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis e campeão da Indy, não perdeu a oportunidade de visitar sua antiga categoria.
O
ex-piloto disse, em tom de brincadeira, que a receita para deter Will
Power, vencedor das três primeiras edições da São Paulo Indy 300, era
“trancá-lo no banheiro”. Entretanto, o plano do banheiro não foi
necessário: Power, que partiu em 22º, vinha se destacando com algumas
ultrapassagens que o levaram ao 11º lugar na volta 18. Mas a sua corrida
chegou ao fim na volta seguinte, com um princípio de incêndio .
Power fazia uma boa corrida, mas abandonou a prova após um princípio de incêndio (Foto: FotoArena)
Já Helinho, apeesar do bom ritmo de prova, sofreu com uma série de
incidentes durante a corrida. Precisando ganhar posições depois de
largar em 18º, ele passou reto no S do Samba em uma das relargadas,
quando estava em terceiro lugar. Na relargada seguinte, ele foi desviar
do carro de Graham Rahal, que tocou um adversário, e acabou atingido
pelo neozelandês Scott Dixon, caindo para as últimas posições. No fim, o
13º lugar foi até lucro, mas custou ao piloto da Penske a liderança do
campeonato, que agora pertence a Takuma Sato. Com 11 pontos, Helinho
está agora a 20 do japonês e a sete do norte-americano Marco Andretti.
Com Kanaan fora da briga, veio uma nova bandeira amarela, a sexta da
prova. Assim, a luta pela primeira posição ganhou novo tempero. No mesmo
pelotão do líder Takuma Sato, que dava pinta de precisar de uma parada a
mais, apareceram também como postulantes à ponta o novato Josef
Newgarden, que havia largado na 23ª e antepenúltima posição, e James
Hichcliffe, vencedor da primeira corrida do ano. Marco Andretti,
companheiro de Hinchcliffe na equipe comandada por seu pai, também se
aproximava.
Público que compareceu ao sambódromo paulistano viu muitas disputas neste domingo (Foto: AP)
As últimas voltas foram de tirar o fôlego. Guardando algumas cargas do
botão de ultrapassagem, que dá um ganho de potência por um período de 20
segundos, Newgarden bem que tentou, mas foi fechado por Sato de maneira
agressiva na reta da Marginal Tietê, que tem mais de um quilômetro de
extensão, gastando seus "push to pass". Enquanto isso, Hinchcliffe
reservou seus acionamentos para os últimos momentos da prova. Em duas
voltas, superou Newgarden e partiu para cima do japonês, que se defendia
da mesma maneira. Só que, desta vez, ele só conseguiu segurar a posição
até a última curva, quando o canadense enfim ganhou a primeira posição.
Disputa entre Sato, Hichcliffe e Newgarden esquentou as voltas finais (Foto: Claudio Capucho / FotoArena)
A próxima etapa da temporada 2013 da Fórmula Indy será no mais
tradicional circuito do automobilismo norte-americano, na 97ª edição de
uma das provas mais famosas do mundo. As 500 Milhas de Indianápolis
serão disputadas no dia 26, último domingo de maio.
Veja o resultado da etapa de São Paulo da Fórmula Indy:
1. James Hinchcliffe (CAN), Andretti - 75 voltas
2. Takuma Sato (JAP), AJ Foyt - a 0s3463
3. Marco Andretti (EUA), Andretti - a 1s1376
4. Oriol Servià (ESP), Panther - a 1s1745
5. Josef Newgarden (EUA), Sarah Fisher - a 1s6516
6. Ernesto Viso (VEN), Andretti - a 2s8119
7. Dario Franchitti (ESC), Ganassi - a 3s5961
8. Simona de Silvestro (SUI), KV Racing - a 4s2772
9. Simon Pagenaud (FRA), Sam Schmidt - a 7s6331
10. Charlie Kimball (EUA), Ganassi - a 9s0265
11. Ryan Hunter-Reay (EUA), Andretti - a 9s5135
12. Alex Tagliani (CAN), Brian Herta Autosport - a 10s4393
13. Helio Castroneves (BRA), Penske - a 13s6406
15. J. R. Hildebrand (EUA), Panther - a 13s7377
16. Tristan Vautier (FRA), Sam Schmidt - a 14s3517
17. James Jakes (ING), Rahal Letterman - a 19s8585
18. Scott Dixon (NZL), Ganassi - a 29s4261
19. Sebastian Saavedra (COL), Dragon - a 54s7223
20. Justin Wilson (ING), Dale Coyne - a 2 voltas
21. Tony Kanaan (BRA), KV Racing - a 3 voltas
22. Graham Rahal (EUA), Rahal Letterman - a 4 voltas
23. Ed Carpenter (EUA), Ed Carpenter Racing - a 4 voltas
Abandonaram:
Will Power (AUS), Penske - na volta 18
Bia Figueiredo (BRA), Dale Coyne - na volta 6
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