Mundial de salto de penhasco chega ao Brasil em cenário de 'cartão postal'
Em Niterói, principais atletas da modalidade e convidados disputam o título da sétima etapa da temporada. Trampolim sofre avaria e atrasa cronograma
Comente agora
A instalação da nova plataforma, no entanto, sofreu com as intempéries. A equipe do engenheiro Nelson Fiedler, também responsável pelas coberturas de estádios como Maracanã, Beira-Rio e Arena Dunas, deveria ter concluído a montagem da estrutura em Icaraí na quarta-feira à noite. Os fortes ventos causaram avarias na plataforma, e o cronograma de treino dos atletas foi alterado.O primeiro round de saltos, que seria na sexta-feira, foi adiado para sábado para que todos os reparos fossem feitos.
vão representar o Brasil (Foto: Helena Rebello)
- O esporte é muito novo e está crescendo rápido, mas a gente aqui no Brasil não sabe o que é o cliff diving. A partir desta competição a gente vai poder ver o esporte com a grandeza que tem realmente - disse Wilker, de 24 anos.
No round da disputa é exigido de todos os competidores um salto com grau de dificuldade 3.8. Os jurados avaliam as manobras, a posição no ar e a entrada na água. As notas vão formar um ranking que determinará os confrontos da segunda rodada, na qual o primeiro enfrentará o 14º colocado, o segundo duelará com o 13º, e assim sucessivamente.
Cada concorrente dará mais um salto de dificuldade 3.8 e outro opcional. Os sete vencedores da primeira rodada e o perdedor de maior nota avançam para a final, fase em que farão sua última apresentação. A ordem será definida pela soma da pontuação das três primeiras rodadas, com o atleta com menos pontos abrindo a série. O atleta com o maior número de pontos nos quatro saltos será o campeão.
De ritual de lealdade no Havaí ao programa de provas da Fina
Havaí e hoje é esporte (Foto: Reprodução Red Bull)
As medições de altura dos saltos começaram a ser feitas apenas no século 19. O recorde mundial é de 1987 e pertence ao suíço Olivier Favre, que saltou 53.9m em Villers-le-Lac, na França. O maior nome da modalidade em atividade é o colombiano Orlando Duque, nove vezes campeão mundial – vencedor, inclusive, da primeira edição chancelada pela Fina, em Barcelona 2013 -, primeiro a receber nota 10 dos sete juízes e dono de dois recordes no Guiness Book. Seu maior rival é o britânico Gary Hunt, dez anos mais jovem, atual campeão e líder do Circuito Mundial.
Neste ano, em Barcelona, o salto de penhasco foi disputado pela primeira vez em um Mundial de Esportes Aquáticos com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina). Duque conquistou o ouro, Hunt levou a prata, e o mexicano Jonathan Paredes completou o pódio. A modalidade, no entanto, ainda não tem qualquer previsão de inclusão no programa olímpico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário