Em 'Duelo de Titãs', C. Ronaldo e Ibra polarizam o clássico Portugal x Suécia
Em melhor ano da carreira, craque do Real Madrid soma 62 gols em 53 jogos e é a esperança dos lusos diante do também goleador sueco, autor de pinturas em 2013
64 comentários
As estatísticas explicam porque só se fala de Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic. Em todo o ano de 2013, o craque do Real Madrid marcou 62 gols nas 53 partidas que entrou em campo com a camisa merengue e de sua seleção. A média sobe ainda mais se computado somente o desempenho na temporada 2013/2014, ou seja, a partir de agosto: 28 gols em 20 jogos (o equivalente a 1,4 gol a cada 90 minutos, descontado ainda a participação em assistências).
Se marcar mais uma vez, o atacante igualará a marca de 2012. A tendência, porém, é que dispare e talvez supere a barreira dos 70 até o fim do ano, já que entrará em campo ao menos mais oito meses pelo Real, além, é claro, das duas partidas decisivas pela seleção. A efeito de comparação, Messi terminará 2013 com 45 gols (em 47 jogos), enquanto Franck Ribéry soma os mesmos 47 jogos, mas apenas 20 gols pelo Bayern de Munique e seleção francesa.
um que vale por dois
Há ainda outros dados surpreendentes. Desde agosto, Cristiano foi às redes em 24 oportunidades pelo Real Madrid. É o mesmo número de gols marcados pela dupla Cavani e Ibrahimovic no PSG. Três a mais do que Falcao García, do Monaco, e Robert Lewandowski, do Borussia Dortmund, somados. E seis a mais do que Messi e Neymar pelo Barcelona. No que diz respeito ao objetivo máximo do futebol, não há ninguém mais eficiente na atualidade. Mas até mesmo antes desta fase extra-classe ele já usufruía dos prós e contras da fama.
- Eu nunca conheci um jogador mais profissional do que ele. Estar num clube onde pude treinar o Ronaldo foi a melhor coisa que me aconteceu na carreira porque eu o deixava sair na minha frente, ele era imediatamente abordado e em seguida eu podia sair com toda a calma e tranquilidade - disse à "France Football" o luso José Mourinho, treinador do atacante no Real Madrid entre 2010 e 2013.
saiba mais
Com
Ibrahimovic não é lá tão diferente. Antes apontado como vilão, o
adversário que se amava odiar, tornou-se referência. Talvez tarde
demais, já que alcançou a casa dos 32 anos e, possivelmente, não terá
mais uma Copa do Mundo para se despedir caso a Suécia fracesse diante de
Portugal. O sueco, dono de 37 gols em 49 jogos no ano, sabe que a
classificação passa por suas atuações mais do que Portugal com
Cristiano.- Ele sempre mostrou frustração com a seleção, com o ambiente e com a sua hierarquia também. Eu acho que ele já interiorizou o fato de não poder ter companheiros de time tão bons na seleção quanto tem nos clubes - contou Patrik Andersson, ex-capitão da Suécia.
cr7 2 x 1 ibra
No pré-jogo, o retrospecto é equilibrado. Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic se enfrentaram em sete oportunidades, com duas vitórias para o luso, uma para o sueco e quatro empates. O camisa 7 marcou duas vezes nos confrontos: uma pelo Manchester United contra o Inter de Milão, e outra pelo Real Madrid diante do Milan. Ibra teve o seu momento de glória diante de CR7 no superclássico entre Barça e Real, em 2009, ao anotar o gol da vitória por 1 a 0.
A artilharia histórica das respectivas seleções também está em jogo. Tanto Cristiano Ronaldo quanto Ibrahimovic estão em segundo na lista, bem próximos dos líderes. Em Portugal, Pauleta aparece com 47 gols (88 jogos), contra 43 do astro do Real Madrid (em 107 jogos). Na Suécia, a distância é ainda menor: Sven Rydell lidera com 49 tentos (em 43 partidas). Ibra soma 46 em 94.
Além de Portugal x Suécia, outros três jogos definirão os últimos europeus participantes da Copa em 2014: França x Ucrânia, Grécia x Romênia e Islândia x Croácia. O GloboEsporte.com acompanhará em Tempo Real os dois primeiros, com informações dos dois últimos a partir das 17h15m (de Brasília).
Nenhum comentário:
Postar um comentário