sábado, 18 de janeiro de 2014

Renato admite falhas, mas culpa falta de treino por time abaixo do ideal

Treinador aponta pré-temporada curta e estreia sob forte calor como complicadores para o Fluminense: 'É um crime o que se faz com o jogador de futebol'

Por Rio de Janeiro
198 comentários
lancesVeja os melhores momentos de Madureira 3 x 2 Flu
golsEuzébio e Michael marcam para o Flu na derrota
Chapeu'Primeiros três jogos serão difíceis', avisa Rafael Sobis


A entrevista coletiva após a derrota por 3 a 2 para o Madureira teve algumas queixas de Renato Gaúcho. Em sua estreia no retorno ao Fluminense, o treinador fez críticas ao analisar a maratona intensa pela qual seus comandados passaram antes de enfrentar o forte calor em Moça Bonita, na estreia pelo Campeonato Carioca. Renato afirmou que já esperava encontrar uma equipe melhor fisicamente, mas, sem querer justificar o resultado adverso, lamentou entrar em campo com um time que não estava plenamente apto.
- Não adianta querer cobrar o que o jogador não pode colocar em campo devido ao pouco tempo de pré-temporada. Não adianta querer colocar só os garotos e depois outra equipe mais tarde. O importante é colocar todos em campo, dar ritmo. É assim com todos, não só o Fluminense. É pouco tempo de treinos. Os outros times vão sofrer. Mas percebemos os erros que cometemos. Vamos ter agora que treinar.
Renato não contou com vários candidatos à titularidade na estreia, como Bruno, Carlinhos, Valencia, Walter e Fred. Pela segunda rodada do campeonato, que em 2014 tem a primeira fase disputada em pontos corridos, o Tricolor encara o Bonsucesso, no Maracanã. O duelo será na próxima quinta-feira, às 19h30m (horário de Brasília).
Veja os temas abordados na entrevista coletiva de Renato:
As dificuldades da estreia
- A gente já esperava (as dificuldades). É um crime o que se faz com o jogador de futebol. Foram nove dias de treinos físicos, táticos e técnicos. O próprio Madureira, que treina faz um mês e meio, sentiu o jogo. Se fosse à noite... Mas o jogo no sol de 40 graus fica difícil. Não é desculpa. Atropelamos algumas etapas. Se coloca uma equipe que não está pronta, os erros aparecem e complica muito. E é óbvio que o adversário tira proveito.
A volta de Conca
- Não adianta cobrar só o Conca. Todo mundo esteve muito abaixo do que pode produzir e mostrar. Não adianta querer cobrar o que o jogador não pode colocar em campo devido ao pouco tempo de pré-temporada. Não adianta querer colocar só os garotos e depois outra equipe mais tarde. O importante é colocar todos em campo, dar ritmo. É assim com todos, não só o Fluminense. É pouco tempo de treinos. Os outros times vão sofrer. Mas percebemos os erros que cometemos. Vamos ter agora que treinar.
Ele chorou ao saber que poderia voltar a jogar. É um garoto, que estamos dando conselho e força 
Renato Gaúcho, sobre Michael
Michael
- Ele chorou ao saber que poderia voltar a jogar. É um garoto, que estamos dando conselho e força. Tem muita qualidade, mas além da pouca pré-temporada está muito tempo sem jogar. Por isso, na metade do segundo tempo, eu o tirei. Não é fácil. Mesmo assim, ele nos ajudou.
Defesa tricolor e a velocidade do Madureira
- O problema não é a velocidade, o problema é que todos os setores sentem. Não adianta bater na mesma tecla. É todo o time, que teve pouco tempo de treino. Quem tinha de correr eram eles mesmo. Demos espaço pois faltava perna para a gente voltar. Viramos o jogo em um momento que eles estavam melhores. Mas depois falhamos e perdemos
Atuação de William
- Ele esteve bem. É uma promessa. É um grupo, não adianta falar de A ou B. Cometamos falhas que não podem ocorrer. Podemos
Tempo para o time estar pronto
- É difícil estimar. Se tivesse tempo para treinar, seria uma coisa. A parte física não tem tempo. A tática, tem um pouco. O ideal era ter mais tempo. Tropeçamos hoje, mas outras equipes vão tropeçar. Não é normal o que fazem com o jogador de futebol. Ainda mais com esta lua.
Com oito a nove dias, não se tem como colocar uma equipe em condições. É impossível. Nem a 50%. O máximo é a 40%
Renato Gaúcho
O gramado de Moça Bonita
- Não vamos dar desculpa. Não estava nas melhores condições, mas deu para o gasto. Não vamos achar desculpa.
Defesa preocupa?
- Temos de nos preocupar em acertar todos os setores. Concordo que não poderíamos ter tomado o terceiro gol. Não adianta falar da defesa, do meio e do ataque. Com oito a nove dias, não se tem como colocar uma equipe em condições. É impossível. Nem a 50%. O máximo é a 40%. E de outro lado tem um time que entra para a disputa de uma Copa do Mundo. Eles estão certos. Quando os grandes estiverem em condições, o campeonato será outro.
Renato Gaúcho e Conca Fluminense x Madureira (Foto: Photocâmera)Renato Gaúcho e Conca: reestreia de ídolos com derrota para o Madureira (Foto: Photocâmera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário