UFC anuncia acordo com a Reebok e promete repassar valor aos lutadores
Atletas e córneres terão de usar uniformes padronizados
nas semanas de eventos e não poderão mais usar banners com
patrocinadores no octógono
Por Marcelo Russio
Rio de Janeiro
Fertitta revelou detalhes do acordo entre o UFC e Reebok,
que entra em vigor em julho de 2015 (Foto: Getty Images)
O UFC anunciou nesta terça-feira um acordo que, segundo a própria
organização, revolucionará a forma como os esportes de combate são
geridos. A Reebok, uma das maiores empresas de material esportivo do
mundo, será a fornecedora exclusiva de todo tipo de roupa e aparelhos de
treinos para os lutadores e seus córneres. O contrato, que não teve os
valores divulgados, tem duração de seis anos e será válido a partir do
dia 6 de julho, quando acontece o evento da Indepedência americana e a
tradicional Fan Expo, na International Fight Week, em Las Vegas. Segundo
Lorenzo Fertitta, um dos donos do UFC e que conversou com a imprensa
por meio de teleconferência, boa parte do valor pago pela Reebok, senão
todo, será distribuído entre os próprios lutadores, que serão divididos
por faixas de ganhos baseados nas suas posições no ranking oficial da
entidade. Atletas aposentados não serão contemplados.
O UFC e a Reebok anunciaram uma parceria de
seis anos, sem revelar os valores (Foto: Divulgação)
- Esta será a maior parceria que o UFC já fez em sua existência.
Tivemos alguns parceiros e momentos que mudaram para melhor o rumo desta
empresa. O TUF, a Budweiser, a EA Sports, e agora a Reebok, uma das
maiores empresas de material esportivo do mundo. Por este acordo, ela
vai produzir os uniformes e todo o material de treino dos lutadores.
Faremos algo que nunca foi feito em esportes de combate. Estamos muito
orgulhosos de conseguir distribuir a grande maioria, senão todo o valor
que conseguirmos para os atletas. As performances deles durante os
eventos e as suas posições no ranking no dia da pesagem serão
determinantes para que eles ganhem mais dinheiro. Quanto mais bem
sucedidos, mais ganharão. Os campeões receberão um valor mais alto; os
atletas que estão entre o 1º e o 5º lugares receberão o segundo maior
valor; a próxima faixa compreende os atletas ranqueados entre o sexto e o
décimo lugares, seguidos pelos colocados entre a 11ª e a 15ª posições.
Por fim, estarão os não ranqueados. Vale também ressaltar que os
lutadores serão recompensados quando lutarem. Atletas aposentados não
estão incluídos neste raciocínio. Cada lutador tem uma situação própria,
e os lutadores ranqueados ganharão substancialmente mais dinheiro. Os
lutadores também receberão royalties por participação em eventos,
campanhas publicitárias e leilões de luvas, shorts ou camisas que forem
usadas em suas lutas - eles terão de guardar todo o material após cada
luta. Pelo resto de suas vidas os lutadores receberão 20% dos royalties
pelo material que for vendido com suas marcas e nomes.
Os banners dos atletas, que contém marcas de patrocinadores pessoais, serão banidos (Foto: Getty Images)
O acordo tem alguns pontos polêmicos, como a obrigatoriedade de os
córneres dos atletas também usarem apenas as roupas da Reebok na semana
da luta, e o banimento dos banners que os atletas estendem atrás de si
antes das lutas, no octógono. Durante toda a semana, os atletas deverão
usar apenas as roupas fornecidas pelo UFC ou ternos sem marcas ou
logotipos aparentes. Para Fertitta, o modelo utilizado no futebol
europeu é o mais adequado ao UFC.
Johny Hendricks já usa as roupas da Reebok na semana
da luta contra Robbie Lawler (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Os lutadores serão vistos individualmente, mas queremos padronizar as
roupas que eles usam. Vamos criar e inovar junto à Reebok para
conseguirmos atingir o melhor desempenho por parte dos atletas. Estamos
muito felizes com o design do novo material. Não podemos dar muitos
detalhes agora, mas haverá todo tipo de material, cores e tipos de peças
para que os atletas possam escolher os que mais lhes agradem. Os
córneres também terão de usar o material produzido. Quando o lutador
chegar para o evento, ele receberá todo o material necessário, fornecido
pela Reebok. Shorts, calças, camisas, meias, roupas íntimas... tudo.
Essas peças estarão identificadas com o nome de cada lutador. Os banners
sairão do octógono, e os lutadores não poderão usar logotipos de seus
patrocinadores durante os eventos do UFC. O modelo que usamos é
semelhante ao do futebol europeu - com um espaço apenas para
patrocinadores do UFC além da marca da Reebok - e das grandes ligas
esportivas americanas. O MMA se tornou algo grande, imenso mundialmente.
Os jogadores de basquete ou de futebol americano não podem entrar nas
quadras ou campos com seus patrocinadores pessoais. Não é assim que
funciona. Os lutadores podem ter seus patrocinadores pessoais, como
qualquer atleta da NBA ou da NFL, mas durante os eventos do UFC deverão
usar o material fornecido pelo UFC.
Dana White também participou da teleconferência que
anunciou a parceria à imprensa (Foto: Evelyn Rodrigues)
Dana White também participou da teleconferência e revelou ter
conversado com alguns atletas sobre o novo acordo, obtendo uma resposta
muito positiva.
- Eu não posso ligar para 550 lutadores, mas para todos para quem eu
liguei e falei sobre o assunto nos últimos três dias acharam o acordo
muito bom os atletas em geral. Claro que haverá questionamentos, mas
estamos prontos para lidar com eles. A verdade é que todos que lutaram
pelo UFC em algum momento nestes últimos 11 ou 12 anos foram pagos.
Todos. Quem jamais teve o retorno devido pelos investimentos feitos
foram justamente os irmãos Fertitta. Eles investiram muito, muito
dinheiro, e agora o UFC dá um salto para que até mesmo eles possam vir a
recuperar uma parte do que foi investido. Este acordo eleva o MMA e o
UFC, por ter uma parceira deste tamanho junto a nós. A Reebok possui
1500 lojas próprias ao redor do mundo, e isso não inclui as lojas de
material esportivo que revende seus produtos. A partir de agora os
produtos do UFC serão vendidos nessas lojas, e os lutadores receberão
uma porcentagem do que for vendido com suas marcas individuais. É um
avanço difícil de ser medido para o esporte, para o UFC e para os
lutadores como marcas esportivas. Cerca de 20 lutadores do UFC
atualmente são patrocinados por marcas que patrocinam o UFC.
Além dos atletas, os valores do acordo com a Reebok também terá um
destino filantrópico. Segundo Lorenzo Fertitta, o UFC destinará uma
parte do dinheiro pago pela fornecedora de material esportivo a uma
organização chamada "Fight for Peace".
- Há uma grande preocupação com responsabilidade social da nossa parte e
da Reebok. Um percentual de todo o contrato será destinado a
instituições destinadas a melhorar a vida das pessoas. Uma delas é o
"Fight for Peace" ou "Luta pela Paz", que visitamos no Rio de Janeiro,
no Complexo da Maré, e vimos o trabalho incrível que é feito. Eles
também trabalham em Londres, e serão beneficiados por este acordo por
serem agentes que transformam a vida de jovens que estão em contato
constante com o crime, a guerra e as drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário